sábado, 23 de maio de 2009

Taça Libertadores... DO BRASIL!

Em 2009, a Taça Libertadores da América está parecendo uma copa nacional... E do Brasil!

Os argentinos se vangloriam por ser o país com o maior número de conquistas do torneio. Os brasileiros aparecem em segundo lugar, mas a diferença é grande.
* ARGENTINA: 21 Títulos
* BRASIL: 13 Títulos


O clube com mais conquistas é o Independiente da Argentina, com SETE títulos, sendo a última em 1984. O São Paulo é o brasileiro com mais troféus, TRÊS no total.

Desde 1992, Brasil ou Argentina são representados por um clube na decisão.
(Em 1991, Colo-Colo (Chile) e Olímpia (Paraguai), decidiram o campeonato)

Mesmo soberanos no torneio, os argentinos já podem se sentir ameaçados, pois o Brasil está em uma excelente evolução no campeonato, desde o início da década passada.

Nas 14 edições anteriores, 1992 a 2008, foram OITO títulos brasileiros, e SEIS argentinos...

O Brasil teve por dois anos consecutivos uma final caseira.
Em 2005, São Paulo e Atlético Paranaense, e em 2006, Internacional e São Paulo. Foram as duas primeiras e únicas vezes que o torneio foi decidido por clubes do mesmo país.
Após o acontecimento, a Conmebol tratou de dificultar, e caso dois clubes do mesmo país cheguem às semifinais, automaticamente eles se enfrentarão. Se forem três times, azar da Conmebol, pois a possibilidade volta a existir...

Mas esta temporada, os argentinos estão sendo motivo de piada em todo o continente. A campanha dos clubes hermanos é péssima...
Agora veja a comparação entre BRASIL e ARGENTINA em 2009:

CINCO clubes de cada país
* ARGENTINA: 02 classificados para as oitavas-de-final
* BRASIL: 05 classificados para as oitavas-de-final


Para as quartas-de-final:
* ARGENTINA: 01 classificado (Estudiantes)
* BRASIL: 04 classificados (Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo)


O todo poderoso Boca Juniors, mais uma vez favorito ao título, garantiu sua vaga para as eliminatórias com a segunda melhor campanha, atrás apenas do Grêmio. Mas ao enfrentar o Defensor, do Uruguai, 15ª melhor campanha na primeira fase, os argentinos acabaram eliminados ao serem derrotados em plena La Bombonera, por 1x0, nesta quinta-feira.
Sendo assim, o caminho fica livre para os brasileiros, que tiveram apenas um time eliminado, justamente em confronto direto com outro brasileiro. Dificilmente o título não virá para o Brasil, e a Conmebol poderá assistir a mais uma final brasileira, já que três clubes deverão chegar às semifinais...

A copa continental vai tornando-se de um país só... A Libertadores da América em pouco tempo poderá ser chamada de Libertadores do BRASIL!

Um comentário:

  1. Muito bom o seu post. Concordo com você. Os clubes brasileiros, apesar das dificuldades, estão melhorando quando o assunto é esta competição. Abraços e visite o meu blog: http://www.futebolismo.com.br

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!