sábado, 9 de maio de 2009

Adiós México!

Aquela sensação que todos os torcedores tinham, de que existiam estranhos no ninho da Libertadores, e a velha pergunta de “o que os mexicanos estão fazendo disputando a Libertadores?” a partir de agora não existirá mais. O México está fora de qualquer competição da América do Sul.

Devido à gripe suína, (Clique), os mexicanos foram hostilizados dentro de campo e como a situação da doença é crítica no país, a Conmebol acabou tomando medidas para evitar que outros clubes fossem ao país da América Central para disputar a partida. Após adiarem o encontro entre Chivas e São Paulo e San Luis e Nacional, a federação máxima da América do Sul optou por realizar um jogo único na cidade dos clubes adversários dos mexicanos, mas antes deste ultimato, tinha dito que os jogos seriam no modo tradicional, um jogo em cada país. Isto causou revolta nos clubes que iriam ao México.

Sentindo-se discriminados e mal tratados diante do regulamento, a Federação Mexicana de Futebol (FMF), declarou oficialmente que os dois clubes sobreviventes na Copa Libertadores estão fora da competição. Sendo assim, São Paulo e Nacional avançam no torneio sem disputarem as oitavas-de-final. Mas a decisão foi além desta desistência...

A FMF ampliou a decisão, e partir de maio de 2009, não aceitará mais os convites para participarem de qualquer competição organizada pela Conmebol, como Copa Libertadores e Sul-Americana. Esta medida estará vigente até que o país volte a receber o tratamento igualitário aos demais. Além das competições de clube, a seleção do México não participará da Copa América de 2011.

Com a saída dos mexicanos, a Copa Libertadores abrirá três vagas para a próxima temporada. O Cruz Azul foi o único clube do México que disputou uma decisão de Libertadores. Foi em 2001 e acabou derrotado pelo Boca Juniors. Os mexicanos não tinham a oportunidade de vencer a Libertadores e disputar o Mundial. Para eles, o caminho para o campeonato do mundo é pela Liga dos Campeões da CONCACAF. Sendo assim, eles sempre foram coadjuvantes no torneio, e muitas vezes prejudicaram equipes brasileiras no sonho da conquista, como o Flamengo em 2008, que foi derrotado pelo América em pleno Maracanã, ao perder a partida por 3x0.

Os clubes brasileiros podem comemorar por não terem que ir ao local mais distante da competição. Quando enfrentavam equipes mexicanas era um verdadeiro rebuliço por terem que ir tão longe. Mas a rota pela conquista da América perderá os nachos e tequilas que durante longo tempo ajudaram a construir uma Libertadores de pura garra e magia.

Um comentário:

  1. Vouguinha, eu sou um pouco dividido quanto a isso, pois acho que toda a América deveria fazer parte de uma única confederação, ou na pior das hipóteses, toda a América Latina. Nesse caso, o México e demais países da América Central deveriam compor a Copa Libertadores. Também discordo de grande número de times brasileiros que estão disputando. Acho que somente os campeões deveriam participar da disputa, para que seja um torneio mais elitizado, competitivo e cobiçado. Agora com essa epidemia, não resta dúvida que os times mexicanos tenham que entrar em quarentena. Se for pra fazer a coisa justa, o torneio deveria ser todo interrompido, até que se reestabeleça a ordem e a segurança de todos os envolvidos. Só espero que não se encare isso como discriminação, pois é um problema relacionado à saúde das pessoas. Abs!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!