domingo, 3 de maio de 2009

Adilson, Cuca, Mano e Tite

Quando a derrota começa a fazer parte da rotina de um clube, a culpa cai exatamente sobre eles, os técnicos! Mas nas vitórias eles devem ser lembrados.
Os clubes campeões dos maiores estaduais do Brasil têm em seus elencos grandes craques, como Ronaldo, Kléber, Bruno, Nilmar e vários outros. Mas no banco de reservas, mesmo que não muito reconhecido, é que estão os grandes responsáveis pela importante conquista estadual.

Em Minas Gerais, o técnico Adilson Batista, do campeão invicto Cruzeiro, não é unanimidade entre os torcedores. Muitos reclamam do seu jeito de armar a equipe, das suas substituições, e quando a maré não está para peixe, ele é o primeiro a ser questionado. Quando chegou para a disputa da Libertadores ano passado, Adilson foi criticado por não ser o nome esperado pelos cruzeirenses. Quando vieram as suas primeiras indicações de contratações para a competição, a revolta foi ainda maior. O grande espanto foi o nome do até então desconhecido Marquinhos Paraná.
Quase um ano e meio após sua chegada, o Cruzeiro continua sempre entre os favoritos aos títulos. Garantiu a vaga para a Libertadores 2009 no Campeonato Brasileiro, venceu nos dois anos a decisão sobre o rival Atlético com goleadas por 5x0 no Campeonato Mineiro, sendo que nunca perdeu para a equipe alvinegra. Venceu em Janeiro o Torneo Verano no Uruguai e caminha com tranqüilidade na Libertadores deste ano. Em 2008 figurava entre os favoritos até encontrar precocemente com o Boca Juniors, nas oitava de final. Vale lembrar que um dos principais jogadores do elenco hoje é Marquinhos Paraná. O que era espanto dos cruzeirenses, virou imense admiração e respeito.

No Rio de Janeiro, um título fantástico conquistado na base da pura emoção. O Flamengo cresceu de tal forma nos últimos três jogos (1x0 na Taça Rio e duplo 2x2 na decisão do Estadual) contra o Botafogo e garantiu o tricampeonato. Méritos para todo o elenco e principalmente para Cuca, que envolvido em tamanha pressão por nunca ter conquistado um título em sua carreira, acabou equilibrando bastante o elenco do Flamengo, que no início da temporada se encontrava em um turbilhão de problemas financeiros, acabou rompendo com o antigo patrocinador e perdeu peça importante como Marcelinho Paraíba. Para o Campeonato Brasileiro, o treinador poderá contar com o Imperador Adriano.

São Paulo...
Mano Menezes mostrou total controle diante da Ronaldo Mania! Depois da excelente campanha na Série B 2008, o Corinthians trouxe o Fenômeno, contratou algumas peças para se encaixarem no elenco do Mano e não deu outra. O Corinthians passeou no Paulistão! Venceu clássicos sem contestação, uma campanha onde o Timão não soube o que foi perder e sempre mostrando um futebol capaz de empolgar a fiel torcida. Citei a situação de Ronaldo, pois não é qualquer técnico que se sai bem em ocasiões como esta. Um exemplo foi Renato Gaúcho, no episódio do milésimo gol do Romário. A equipe perdeu o rumo enquanto o baixinho não chegava à marca histórica. Eliminação precoce na Copa do Brasil e no Carioca de 2007 acabou resultado em sua demissão. O momento do 1000º só veio no dia 20/05/2007, contra o Sport, no comando de Celso Roth, já pelo Brasileirão daquele ano.

Tite não pode ser esquecido pelo grande trabalho no Internacional. Literalmente brincou no Campeonato Gaúcho, no ano mais importante da história do Inter, o 100º de sua história de glórias. A grande campanha foi selada com a vitória esmagadora sobre o Caxias, por 8x1!

Por essas e outras que estes treinadores não podem ser esquecidos. Talvez a figura mais importante do título e que acaba não aparecendo no pôster de campeão. Mas se os torcedores derem o devido mérito aos treinadores dos clubes, talvez eles ganhem cada vez mais respeito no cenário do futebol brasileiro.


Na semana que vem começa o Campeonato Brasileiro 2009! E já na primeira rodada, os quatro grandes campeões se enfrentarão...

Domingo (10/05) As 16:00:
Cruzeiro x Flamengo – Mineirão
Corinthians x Internacional - Pacaembu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!