terça-feira, 9 de junho de 2009

Conheça a Copa das Confederações

A Copa das Confederações 2009 terá início no dia 14 de junho, com a partida entre África do Sul e Iraque, pelo Grupo A, no estádio Ellis Park.

O Blog Rola a Bola! traz hoje o histórico da competição e nos próximos dias curiosidades desta temporada, destaques de cada seleção, os estádios e as cidades do torneio que serve de preparação para a Copa do Mundo de 2010.

EDIÇÕES ANTERIORES:

1992 – A primeira edição foi diputada na Arábia Saudita, com o nome de Copa do Rei Fahd. Apenas quatro clubes disputaram (Argentina, Arábia, Costa do Marfim e Estados Unidos) e a seleção campeã foi a Argentina, que derrotou os donos da casa na decisão por 3x1.

1995 – Novamente na Arábia Saudita, desta vez com seis competidores. Naquela oportunidade os europeus participaram pela primeira vez, e o representante do Velho Continente, a Dinamarca, ergueu a taça ao derrotar a Argentina e evitar o bicampeonato dos sul-americanos.

1997 – A copa passou a ser organizada pela FIFA e recebeu o nome atual, Copa das Confederações. O formato foi alterado, para oito seleções participantes e de dois em dois anos aconteceria o torneio. Pela terceira vez consecutiva aconteceu na Arábia Saudita e o Brasil, em sua primeira participação sagrou-se campeão ao derrotar a Austrália por 6x0.

1999 – Disputada pela primeira vez fora da Arábia, o local escolhido foi o México. Na terra da tequila e dos nachos, não deu outra, e os donos da casa (México) conquistaram o título ao derrotarem o Brasil na decisão.

2001 – Antecedendo a Copa do Mundo de 2002, o local da Copa das Confederações foi Japão e Coréia do Sul. O objetivo desta edição foi testar a estrutura dos países sedes para o Mundial que aconteceu no ano seguinte. A França foi campeã derrotando o Japão na decisão.

2003 –
Um ano após o pentacampeonato brasileiro na Ásia, a Copa das Confederações aconteceu na França. O título ficou com a seleção anfitriã (França), que teve pífia campanha na Copa do Mundo de 2002. Os franceses venceram o Camarões na final. Mas o torneio ficou marcado de maneira lamentável, com a morte do camaronês Marc-Vivien Foé, durante a semifinal contra a Colômbia, após sofrer um infarto fulminante no gramado.

2005 – Novamente no país sede da Copa do Mundo, desta vez na Alemanha, a Copa das Confederações 2005 foi a ultima edição realizada. O Brasil conquistou o segundo título do torneio ao derrotar os rivais argentinos por 4x1.

(Azul – País sede / Vermelho – Seleção campeã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!