terça-feira, 28 de abril de 2009

VERGONHA!

Mais um episódio bizarro do “excelente” árbitro Carlos Eugênio Simon.

Até quando teremos erros como este, que ocorreu no fim de semana, no jogo entre Fortaleza e Ceará, em uma decisão de campeonato. E outra vez o erro vem do árbitro brasileiro que já foi a duas Copas do Mundo, e provavelmente estará em 2010 na África do Sul.

No lance que chega a ser até engraçado, Simon marca um pênalti a favor do Ceará, quando o atacante invade a área e cai SOZINHO, sem nem ao menos ter sido tocado pelo defensor adversário. A distância entre os jogadores era de 03 METROS!

É vergonhoso para o futebol brasileiro cenas como esta.

Todo ser humano comete erros. Mas erros assim não podem acontecer com um profissional como Carlos Eugênio Simon. E o árbitro vem cometendo estes equívocos regularmente. E em jogos decisivos, o que agrava mais ainda a sua situação.

Simon em suas explicações afirmou estar certo na marcação da penalidade. Será que ele acha que nós, torcedores e amantes do futebol, não conseguimos enxergar o que de fato aconteceu? Até quando veremos árbitros errando descaradamente em nossos campos e prejudicando equipes, e não sendo punidos pelos seus atos?

Mas queria mesmo saber qual o problema de Simon... Falta de preparo ou incompetência em sua profissão?

Assista ao lance cômico de Simon


ATENÇÃO:

A CBF anunciou que o árbitro Simon não apitará jogos pela Copa do Brasil, devido o grande número de jogos entre clubes grandes e pequenos, em que normalmente acontece o popular CAI-CAI (Prática em que os jogadores que tem vantagem no placar caem no gramado simulando contusão para diminuírem o tempo de bola rolando).

Imaginem quantos pênaltis Simon não marcaria ao ver os jogadores caindo sem terem tido contato com os adversários??? É duro viu!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Assinado, Ronaldo

Quando escrevi sobre Ronaldo no início do ano... Haja críticas!

Alguns por serem torcedores rivais, outros por não gostarem do jogador e até quem não acreditava.
Depois da decisão do Paulista fica fácil ver que o craque é mesmo diferenciado. Joga bola brincando e com alegria. Sua habilidade destoa entre os jogadores brasileiros.

Seu segundo gol foi uma verdadeira obra de arte. O Blog Rola a Bola! não poderia deixar de comentar o lindo lance. Com isso, veja as fotos, assista ao vídeo (Clique) e bata palmas para Ronaldo e Corinthians, que juntos deram grande passo para conquistar o título paulista.

Veja abaixo a seqüência de fotos do lance magnífico de Ronaldo, como se fossem quadros expostos em uma galeria de arte.








Realmente uma obra de arte!

domingo, 26 de abril de 2009

Show azul vai virando rotina

Não existe contestação! Mérito totalmente do Cruzeiro, que mostra a cada jogo a superioridade em cima do Atlético. NOTA DEZ para a equipe liderada por Adilson Batista.

Atlético x Cruzeiro será sempre um grande CLÁSSICO, porque a história nos mostra isso. Mas esta história vem sendo manchada pelo lado alvinegro e RIVALIDADE ultimamente não existe. A hegemonia é totalmente azul.

O JOGO:
Fazem quatro jogos que o Atlético não joga um bom futebol, cinco com o primeiro clássico da decisão. Enquanto isso, o Cruzeiro voando baixo... Resultado? Vitória fácil do time azul.

Enquanto o Cruzeiro se estabilizava, estudando o adversário, o Atlético com um meio campo formado por quatro volantes não conseguia ligar boas jogadas com o ataque. Em duas bolas paradas, um milagre de Fábio, o Galo quase marcou... Mas no contra-ataque o Cruzeiro mostrou sua força.

Velocidade com Ramires, toque refinado com Wagner e finalização perfeita de Kléber. Cruzeiro 1x0. O jogo esquentou! A comemoração do Gladiador Azul irritou o time alvinegro e as provocações se espalharam pelo campo. Bate boca pra lá, bate boca pra cá, o primeiro tempo terminou...

Na segunda etapa, SÓ CRUZEIRO! Com um time limitado, sem movimentação, e longe de lembrar aquele elenco que empolgava no início do campeonato, o Atlético sofreu com as investidas do rival. E o segundo gol não demorou. Falha de Juninho e gol celeste! O terceiro veio logo depois... No mesmo estilo, bola alçada na área, Leonardo Silva empurrou de cabeça para dentro.

A festa cruzeirense começou... Gritos de campeão e provocações, agora nas arquibancadas. O volante Renan recebeu o vermelho pelo Galo, com isso ficaria impossível uma reação, já que nem vontade o time do Atlético demonstrou.

Ainda teve o quarto gol, o quinto...

Analisando os times é fácil entender o placar elástico e a facilidade azul.

CRUZEIRO:
Garra e vontade o tempo inteiro. Um meio-campo organizado, tanto defensivamente quanto ofensivamente. No ataque a disposição de Kléber em todas as jogadas, que no primeiro tempo teve ao seu lado Thiago Ribeiro, que não atuou bem. Já no segundo, Soares deu maior movimentação. Com as jogadas aéreas sacramentou a vitória, com dois gols de Leonardo Silva. As laterais não comprometeram o time. O goleiro foi fundamental. Com o placar ainda 0x0, Fábio salvou a cabeçada de Leandro Almeida e ligou o contra ataque azul que terminou no primeiro gol. Já no 4x0, outra defesa que impediu o primeiro gol do Atlético. A matemática é fácil:
Melhor elenco + fragilidade do rival = SHOW AZUL!

ATLÉTICO:
Um primeiro tempo regular, apesar de um meio de campo sem grandes armas e jogadas. No ataque Diego Tardelli sozinho, sozinho... Lopes sem se movimentar, lateral direita que não existe e o Júnior tentando jogar sozinho. A zaga, apenas Leandro Almeida, este sim um guerreiro solitário. No gol, mais uma falha de Juninho, que prejudicou bastante a equipe. Depois do 45 minutos iniciais, o time não voltou... Ou melhor, se postou em campo para dar a torcida do Atlético mais um vexame na história recente. A segunda goleada por 5x0, na decisão do estadual, em dois anos seguidos.

Já vou adiantando. Praticamente impossível uma reação.

PS: Não se analisa um time por apenas um jogo. No início do ano, euforia devido as BOAS APRESENTAÇÕES que o Atlético demonstrava. Mas nos últimos jogos (Semifinais contra o Rio Branco e Copa do Brasil contra o Guará) o ritmo é outro e a decadência é visível.
O Cruzeiro sofreu também uma goleada vexatória na Argentina e nem por isso a temporada foi entregue. Se recuperou e manteve as boas atuações.
RESUMINDO: Acidentes de percurso acontecem, mas o Atlético terá que observar que as boas vitórias do início do ano já não se repetem há alguns jogos.

sábado, 25 de abril de 2009

Coração pulsando...

No sábado já começa aquele friozinho na barriga. Torcedores que estarão acompanhando o clube nas decisões dos estaduais já ficam morrendo de ansiedade para que o domingo chegue logo. Mais precisamente o momento para a bola rolar...

Tem torcedor que não dorme e sonha acordado...
Tem torcedor que não utiliza a cor do rival na véspera do jogo...
Tem torcedor que reza...
Tem torcedor que faz promessa...
Tem torcedor repleto de superstições...
Tem torcedor que para... Para tudo o que tem que fazer e pensa apenas nos 90 minutos mais importantes do final de semana...

Isto é decisão de campeonato. Isto é final! Simplesmente porque vale o título, vale a glória, vale a consagração do trabalho. E uma derrota pode causar imensa depressão.

Hoje o coração bate forte no peito. Amanhã ele estará na mão, no aguardo do resultado!

A garganta se prepara para empurrar o time e quem sabe gritar gol! Mas é preciso preparar também os olhos, caso as lágrimas tenham que escorrer ao ver a derrota do amado clube.

Final é isso... E para você? O que é uma final de campeonato?

O sonho da América – CAPÍTULO 09

O Super Porco venceu em seus domínios. Já era hora... Com menos erros e uma fraca equipe como adversário, o Palmeiras garantiu os três pontos que o mantém vivo na Libertadores. A atual campeã LDU, veio para São Paulo disposta atrapalhar os planos do Super Porco e quem sabe arranca algum pontinho. Mas não deu. Muita cera e catimba dos equatorianos e duas falhas dos goleiros, já que o titular Cevallos se contundiu e o reserva entrou em campo, o Palmeiras chega aos 10 pontos e decidirá a vaga no Chile, contra o Colo-Colo que tem o mesmo número de ponto. 2x0 Palmeiras.

AE CRUZEIRO! A Raposa Mineira está lá! Jogo fácil em campo mas com aquele tradicional clima hostil. No Mineirão o Cruzeiro não encontrou dificuldade alguma para passar pelo Deportivo Quito e garantir sua primeira colocação no Grupo 05. Os equatorianos bem que tentaram inervar, mas o futebol não foi páreo para a astuta Raposa, que classifica com um dos melhores times da primeira fase. Cruzeiro 2x0.

O LEÃO RUGIU! O Sport está classificado! Na tão temida Ilha do Retiro, o Leão de Recife sufocou os chilenos do Colo-Colo, que após marcarem o primeiro gol, sofreram a virada rubro-negra. Festa na Ilha! Na última rodada o Leão vai ao Equador para passear e quem sabe engolir a LDU e se firmar na primeira posição do Grupo 01. Sport 2x1...

Já classificado, o São Paulo não precisou de milagre para vencer os colombianos do América de Cali. Mas se não precisou de milagres, a sorte foi fundamental no resultado. Basta ver o segundo gol do atacante Dagoberto, o gol da virada. O time jogava mal, mas já tinha chegado ao empate após sair perdendo. Em bola recuada para o goleiro, o atacante Tricolor se posicionou diante do arqueiro colombiano, que ao chutar, a bola estourou nas costas de Dagoberto, que nem viu o lance e saiu para comemorar. Placar final 2x1!

São Paulo e Cruzeiro já estão com os seis jogos realizados, e esperam a próxima fase. Sport e Grêmio cumprem tabela na última rodada. Apenas o Palmeiras terá o jogo decisivo, contra o Colo-Colo, no Chile, no dia 29/04.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Libertadores... Garra ou guerra?

A Copa Libertadores mexe com qualquer clube e com o coração dos torcedores. Um torneio místico, que devido à tamanha rivalidade entre os clubes sul-americanos acaba recebendo um clima de guerra quando a bola rola.
Sempre escuto os jogadores que disputam a tão tradicional copa dizendo:
“– Libertadores é outra história. É garra, raça, guerra o tempo inteiro...”

Logicamente é impossível discordar que o clima da competição é totalmente diferente dos demais campeonatos.
Os estádios com suas peculiaridades, a tensão a flor da pele, cada jogo uma decisão, diversos adversários em uma mesma partida, como clima, altitude, língua, além dos onze jogadores rivais.

Mas infelizmente, alguns jogadores têm levado a sério demais a frase que diz... LIBERTADORES É GUERRA!

Em vários jogos que tenho acompanhado, jogadas violentíssimas e agressões por todo lado. A rivalidade altíssima acaba se confundido com brigas e expulsões. E a tão charmosa Copa Libertadores acaba saindo prejudicada, pois o bom futebol fica em segundo plano.

Nos jogos dos brasileiros esta semana, ficou claro como a violência está exagerada. Palmeiras e Cruzeiro tiveram lances de bastante brutalidade.

No jogo contra a LDU, o jogador Marquinhos do Palmeiras, atingiu por trás o jogador Bolaños. Logo quando o equatoriano se levantou, eles se estranharam e o brasileiro o atingiu com um soco. Para não deixar por menos, Bolaños agrediu Marquinhos com uma cabeçada e ambos deixaram o campo com o vermelho. Além do cartão as camisas saíram vermelhas de mancha de sangue.

No Mineirão, o atacante do Cruzeiro, Kléber, foi agredido de maneira covarde em um lance que o arbitro da partida não viu. Edwin Tenório deferiu um soco no rosto do atleta brasileiro, que reclamou, mas viu o lance seguir sem ser marcado o pênalti. A partida terminou com três expulsões e a agressão do zagueiro em Kléber ficou barata.

Garra e raça são completamente diferentes de violência. Que a palavra guerra fique apenas na frase, e nada mais que isso!

E por aí vai... Muitos cartões vermelhos, clima hostil e cada vez mais a violência faz a Copa Libertadores parecer um campo de batalha, como nos anos que Simon Bolívar, José de San Martín, Antônio José de Sucre entre outros, conquistaram a América.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ao mestre, com carinho...

Em Itabirito, 1931, nasceu o mestre.

Por que ao falar de Telê muitos preferem lembrar as Copas do Mundo que o Brasil não conquistou em seu comando?

Telê foi mágico. Telê foi mestre!

Eu prefiro mencioná-lo como:
O primeiro campeão brasileiro, com o Atlético Mineiro.
Campeão dos quatro maiores estaduais do país, com Atlético, Fluminense, Grêmio e São Paulo.
Duas vezes campeão da Libertadores com o São Paulo...
Duas vezes campeão do Mundo com o mesmo Tricolor.
Até na Arábia ele venceu com o Al Ahly.
Sem contar outro Brasileiro, Conmebol, Recopa Sul-americana...

Mas não é só de títulos se faz um campeão...
Telê será sempre um mito por sua personalidade, dignidade e respeito com os demais!

Malditos Paolo Rossi e Platini. Se não fossem esses dois craques rivais, aqueles mundiais poderiam ser brasileiros, com o Telê imortalizado. Mas quando se é derrotado, a culpa infelizmente é daquele que fica em pé fora das quatro linhas...

Mas o seu pior adversário não foram os franceses nem italianos. Foi a sua própria saúde que lhe fez abandonar o futebol.

Pior que chorar as derrotas no futebol, foi chorar naquela manhã, do dia 21 de abril de 2006.

No dia que Tiradentes e Tancredo Neves morreram anos antes, Telê também partiu.

Igualmente as outras duas figuras brasileiras, Telê Santana deixou suas conquistas para o povo brasileiro. E mais que isso... Tornou-se um exemplo para todos nós com sua luta pela arte e determinação por um futebol cada vez melhor!


Valeu Telê!

"Se jogador do meu time faz falta por trás, ou entra para quebrar o adversário, o juiz nem precisa expulsar. Eu mesmo tiro de campo."
Telê Santana

domingo, 19 de abril de 2009

"Habemus" finalistas... E CAMPEÕES!

Fim de semana de muita torcida e decisões! Alguns times chegaram às finais estaduais, enquanto outros já estão comemorando o título... Veja um resumo deste fim de semana de muita emoção...

São Paulo:
Uma final alvinegra! Os primeiros colocados na fase inicial deram adeus à disputa. Com isso, Corinthians e Santos decidirão o Campeonato Paulista. O Santos eliminou o Palmeiras (Clique), enquanto o Corinthians derrotou mais uma vez o São Paulo, desta vez no Morumbi... Repito as palavras que usei para descrever Neymar no jogo de sábado, para falar de Ronaldo. Não precisou ser mágico, apenas objetivo. No primeiro tempo o fenômeno foi um peso morto dentro de campo. Atuando fora da área, errando passes e apenas um chute ao gol de Bosco. Já na segunda etapa, ficou na espera das jogadas dos armadores corinthianos. Em um lançamento magistral que resultou no gol de Douglas e em uma arrancada que terminou com sua finalização no fundo das redes, Ronaldo comemorou de maneira irreverente, lembrando o gesto de Cristian no jogo passado. Porém com dedos diferentes para o alto! Timão na final 2x0...

Rio de Janeiro:
Decisão entre Flamengo e Botafogo vai tornando-se comum no estado. Pelo terceiro ano consecutivo, os dois clubes duelarão pelo título. Neste domingo, o Botafogo precisava apenas vencer o Fla para evitar a decisão e já erguer o troféu. Mas o Flamengo tomou conta do jogo, e com excelente atuação de Willians, que barrou Maicossuel, a equipe rubro-negra sagrou-se campeã da Taça Rio. Com a vitória por 1x0, o Fla encomendou mais dois jogos para sabermos quem será o campeão carioca 2009.

Minas Gerais:
Como de costume, Cruzeiro x Atlético na decisão. Nos dois últimos anos, goleadas para cada lado decidiram o torneio logo na primeira partida. (2007, Atlético 4x0. 2008, Cruzeiro 5x0). Em 2009, as equipes estão bem equilibradas, e é difícil apontar um favorito. O Atlético foi o líder na fase de classificação, mas o Cruzeiro não perde para o rival há 10 jogos. Dois empates darão o título ao Galo. Nas semifinais ambos passaram com tranqüilidade sobre Rio Branco e Ituiutaba.

Enfim... CAMPEÕES!
Dois clubes tradicionais do futebol brasileiro já estão comemorando seus títulos, e ambos com campanha invicta!
No Rio Grande do Sul, o Internacional humilhou o Caxias por 8x1 no Beiro Rio. Com esta vitória, venceu o segundo turno e conquistou de maneira adiantada o BICAMPEONATO GAÚCHO! Falar do Saci ta ficando chato hein?! Parabéns Colorados!
Em Pernambuco o Leão é rei! Pela quarta vez o Sport é CAMPEÃO PERNAMBUCANO! No clássico contra o Náutico, o empate em 0x0 deu ao Sport o título do estadual

No vôlei também tem campeão...
Nas quadras o passado se repete. Os clássicos nas decisões da Super Liga parece ter virado regra, tanto na feminina quanto na masculina. E os campeões de 2009 foram os mesmos de 2008... Mas isto não quer dizer que a monotonia tomou conta do vôlei brasileiro.
Os jogos entre Osasco e Rio de Janeiro e Florianópolis e Minas sempre levam muita emoção para os torcedores!
No sábado, um jogo eletrizante deu ao Rio de Janeiro o hexa campeonato no vôlei nacional. No comando do esportista mais vitorioso, Bernardinho, o Rio de Janeiro venceu mais uma vez o Osasco de virada e levou o caneco. Rio 3x2 Osasco!
No domingo, o jogo só teve emoção mesmo no primeiro set, onde o Florianópolis venceu por 29x27. Os outros dois sets foram um massacre da equipe de Bruninho e Cia. Com a vitória no Maracanãzinho, a equipe do sul do país chega ao terceiro título nacional e o maior vencedor do torneio, Minas Tênis Clube, permanece com suas quatro conquistas da Super Liga. Florianópolis 3x0 Minas!

O sonho da América – CAPÍTULO 08

TUCHÊ... Golpe certeiro! O Mosqueteiro Tricolor Gaúcho está garantido na próxima fase. Uma vitória na raça como lhe é peculiar! No gol as defesas de Vitor foram fundamentais no triunfo no Chile. Na frente, o atacante Maxi López fez mais um e garantiu os três pontos que colocam o Grêmio classificado na PRIMEIRA POSIÇÃO do Grupo 07. Resta apenas um jogo para o tricolor... O começo turbulento ficou para trás e o Grêmio está nas oitavas-de-final do torneio! A vitória foi sobre o Universidad do Chile, em Santiago. 2x0 Mosqueteiro!

AMÉM! São Paulo também carimbou seu passaporte para a próxima fase. O Tricolor foi derrotado em Medellín, para o Independiente. Mas os três pontos não fizeram falta ao clube, que está nas oitavas-de-final da competição. Foi a primeira partida sem o capitão Rogério Ceni. Mas o São Paulo atuou com diversos reservas. O placar pouco importou o que valeu foi a classificação. 2x1 Independiente Medellín.

Mais uma vez Super Porco x Leão de Recife. Mais uma guerra declarada. Se no território rubro-negro deu Verdão, no Palestra dificilmente seria diferente. Mas foi... O Leão mostrou suas garras e segurou o Porco diante de sua inflamada torcida. Após o gol de Keirrison, o Sport empatou o clássico com gol de Wilson. O Palmeiras que precisava dos três pontos para respirar um pouco mais aliviado viu a situação se complicar. Mas para o Super Porco nada está perdido. Já para o Leão de Recife, uma vitória deixa os pernambucanos com a mão na vaga! 1x1...

sábado, 18 de abril de 2009

O Peixe, o Porco, o ator e o brigão

Uma partida fantástica. Adrenalina por todos os cantos do gramado, digno de um clássico entre Palmeiras e Santos, um jogo decisivo em um campeonato repleto de polêmicas.

O Peixe, o Porco, o Frango, o pequeno gigante Mádson, o apagado Keirrison, o decisivo Nilmar, o ator Domingos e o valente lutador Diego Souza. Tudo isso em 90 minutos de bola rolando. Ou melhor, 90 não, pois o grande número de faltas e o tempo de paralisação durante a confusão não deixou o jogo fluir naturalmente.

O Mádson jogando fácil, deitando e rolando pra cima da defesa palmeirense que mostrava diversas falhas. O nanico camisa dez estava em todos os lugares do campo, impressionante a disposição do jogador. Neymar não precisou ser fantástico, apenas objetivo. Uma assistência e um pênalti sofrido. Não foram necessárias as jogadas fantásticas para sair aclamado pelos santistas e logicamente vaiado pelos palmeirenses em pleno Palestra.

Quando Fábio Costa abriu as portas da granja e ficou com as penas do frango que sofreu nas mãos, o Palmeiras tentou crescer na partida. O placar já apontava 2x1 e o tempo corria.

Mas como buscar o resultado, jogando com um jogador a menos e vendo a esperança de gols, Keirrison, dormindo em campo? Era praticamente impossível. E o clima de batalha ficou confirmado na entrada de Domingos na equipe do Santos.

O defensor do Peixe entrou, em dois passos se encontrou com Diego Souza, um dos poucos que se sobressaíram no Palmeiras, mostrando muita vontade em campo. Com três segundos trocou a primeira palavra com o rival. Com sete segundos começou o desentendimento. Com doze segundos ele demonstrou suas habilidades teatrais. Nem mesmo novela mexicana contrataria um ator como ele. Com sua encenação, Domingos finalizou sua imensa participação no jogo, sem ter encostado na bola e ser expulso com cerca de vinte segundos em campo. NOTA ZERO honrosa ao jogador. Mas o pior estava por vir...

Se Domingos mostrou seu dom para atuar, Diego Souza quis mostrar que também tem suas qualidades. Revelou-se um tremendo valentão! Partiu pra cima do santista, que ainda no chão, viu diversos jogadores palmeirenses tentar segurar Diego. Quando Marcão o imobilizou e o colocou para fora do campo, diante de muita confusão, ele retornou pulando a placa de publicidade, com o andar de lutador foi para cima de Domingos, ao encontrá-lo aplicou uma rasteira que deixou o zagueiro derrubado no chão. Me lembrou aquelas lutas de Telecath... Uma cena ao mesmo tempo lamentável e bizarra.

Mas depois da confusão, Fábio provocou os torcedores rivais, vaias para Luxemburgo e diretoria, uma furada medonha de Mádson após mais uma linda jogada e o apito final, que colocou o Santos com duplo 2x1 na decisão do Campeonato Paulista. O time com melhor campanha na primeira fase foi eliminado dentro de casa, para um adversário classificado nos minutos finais da última rodada, com um pênalti que rende polêmica até hoje... Mas pelas duas partidas, o Santos foi mais que merecedor!

Assim é o futebol... Uma caixinha de surpresas! E a Federação Paulista terá que punir os atores e brigões do clássico, que mais uma vez deram péssimo exemplo para quem pede paz no futebol. Mas querendo ou não, um jogo daqueles difíceis de sair da memória.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ainda bem que evoluímos!

Sempre que escuto os meus pais, tios, avós falando do futebol de antigamente sinto aquela inveja de não ter tido a chance de ir aos estádios torcer por Garrinha, Pelé, Tostão, Reinaldo, Zico...

O futebol de antigamente, marcado pelos grandes craques que reinavam em nossos gramados... O futebol alegre, de ir aos estádios sabendo que violência não era tão assustadora assim... O futebol arte, onde a maioria dos lances, ficava marcado na memória de cada torcedor.

Mas esse sentimento de inveja fica para trás em dias como o de hoje.

Ainda bem que evoluímos!
Se a Europa é o cenário do futebol mais charmoso e bem jogado do mundo, se a Libertadores da América demonstra a garra e paixão no futebol e o Brasil tem os seus confrontos entre gigantes e pequenos, hoje bastou pegar o controle remoto da televisão para ver os diversos jogos que a quarta feira nos proporcionou pelo mundo. Fui a Europa, viajei pela América e fiz um tour pelo Brasil. Simplesmente fantástico o que vi!
Os meus avós não tiveram a mesma sorte... O rádio era o principal companheiro e nem sempre possibilitava uma volta ao mundo como esta.

Assisti um golaço de Cristiano Ronaldo, pelo torneio mais importante do futebol mundial, a Liga dos Campeões. Com o lindo gol do melhor jogador do mundo, o Manchester eliminou o Porto em pleno Estádio do Dragão, em Portugal. O Arsenal, também da Inglaterra, garantiu sua vaga ao vencer o Villareal. Dois ingleses que se juntam ao Chelsea nas semifinais da Liga, que num clássico memorável contra o Liverpool, garantiu a vaga com o empate em 4x4! O Barcelona se classificou após empatar com o Bayern. Mas a vaga veio mesmo no show do melhor ataque do mundo semana passada, Henry, Messi e Eto’o. Goleada por 4x0!

Na América, vi um grande jogo entre Leão e Porco. Se o Palmeiras tem São Marcos, o Sport canonizou o São Magrão, que fez defesas inacreditáveis. O coração saindo da boca dos torcedores e pulsando na ponta das chuteiras dos jogadores. Uma festa linda da torcida do Palmeiras e a boa postura do time do Sport. O placar? 1x1! Ainda tinha o São Paulo e Grêmio pelos gramados sul-americanos...

No Brasil jogos por todos os cantos. Corinthians x Misto, Vasco x Central, Atlético x Guaratinguetá, entre outros. Um cardápio recheado para qualquer torcedor que tem fome de bola...

Que me desculpem os antigos gênios do futebol... Mas a evolução dos meios de comunicação faz o futebol continuar tão fantástico e apaixonante como antigamente!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A dor de um ídolo

Quando Rogério Ceni entra em campo, não entra apenas um jogador de futebol. Entra em campo uma personalidade admirada, um grande campeão. Uma verdadeira história vestida com uniforme, chuteira e luvas.

Mas essa carreira vitoriosa de amor ao Tricolor Paulista fez de Rogério Ceni uma figura de tanto respeito e idolatria que o capitão do Morumbi tornou um super-herói do clube. Com seus poderes fantásticos e indiscutíveis, Ceni levou o São Paulo a todos os títulos possíveis para o clube. Vieram Brasileiros, Libertadores, Mundial e várias outras conquistas.

Se fosse costume contar as defesas importantes como se fossem gols, Rogério estaria beirando os incríveis números de Romário e Pelé. Sem contar a perfeição para cobrar faltas e pênaltis, que fazem do craque o maior goleiro artilheiro da história do futebol mundial. Além destas habilidades, Rogério anda revolucionando a posição mais sacrificada do futebol. Com ele, o goleiro não só defende como também ataca marcando gols. Como se não bastasse, ele faz do goleiro um novo líbero na equipe do São Paulo. Ele já foi responsável por diversas assistências que se não resultaram em gol são-paulino, levaram perigo aos adversários. E esses passes magistrais partem de sua área normalmente... Ceni é mesmo um goleiro abençoado. Não só nas mãos como nos pés...

Diante de tantos super-poderes, parece impossível vê-lo fracassando. A imagem de herói acabou fazendo os torcedores esquecerem que ele é feito de carne e osso. Pode não ser um simples mortal, mas é humano como todos nós.

Rogério é vulnerável a erros. Rogério também chora. Rogério também machuca... E se alguém não acreditava nisto, nestes últimos dias viu que a fase não é das melhores. Um frango histórico pela Libertadores, erros no clássico contra o Corinthians e hoje uma gravíssima contusão, que o afasta dos gramados por quatro meses. Com isso caso o São Paulo vença a Libertadores e o Campeonato Paulista, quem irá erguer a taça não será o grande capitão Rogério Ceni, pois ele não jogará mais nessas competições.

Já estamos tão acostumados, que como iremos explicar para os pequenos tricolores, grandes fãs do craque, que o grande Rogério não jogará durante tanto tempo? Como ver a escalação do São Paulo e não ver o nome mais comum entre os titulares? Como procurar no campo, a camisa com o número diferente (01) nas costas do goleiro? Além de tudo isso o São Paulo perderá um excelente líbero, um grande artilheiro, um fantástico capitão e um excepcional ídolo nos próximos meses... Ah, já ia me esquecendo... Perderá também o melhor goleiro do Brasil!

domingo, 12 de abril de 2009

Derrotas de Flu e Vasco! Mas situações diferentes...

O Campeonato Carioca pode ser decidido no próximo fim de semana. Basta o Botafogo repetir o feito da Taça Guanabara, conquistando a Taça Rio, e ser campeão antes do esperado. Muitos não acreditavam que o Fogão manteria o ritmo no segundo turno, mas ele chegou, e na decisão da Taça Rio enfrentará o Flamengo em jogo único.

Para chegar à final, os dois clubes enfrentaram clássicos no fim de semana. E as derrotas que acabaram eliminando o Fluminense e o Vasco tiveram sabores amargos, mas situações diferentes.

O chocolate de Páscoa que o Vasco recebeu do Botafogo, ao ser goleado por 4x0 no sábado, acabou com o sonho do título estadual. Mas a participação foi bem mais empolgante do que era esperado antes do campeonato.
O clube que se reestrutura após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, pôde mostrar aos torcedores os novos contratados, que eram desconhecidos de grande parte dos vascaínos. O trabalho de Dorival Júnior foi aplaudido após no início ser questionado se ele deveria ser realmente o técnico de um ano tão importante para o Vasco. Carlos Alberto fez boas atuações assumindo o posto de craque do clube. Rodrigo Pimpão parece ser uma boa surpresa para o ataque do time. Os resultados vieram e o Vasco garantiu a vaga para as semifinais nos dois turnos, classificando em primeiro do grupo. Mas acabou perdendo pontos no tribunal e ficou de fora da disputa na Taça Guanabara.
Mesmo sem a taça, o Vasco pode sair do Campeonato Carioca mais confiante para o resto da temporada. Já o Fluminense...

O ano começou com René Simões. O Flu que se reergueu no final da temporada passada, acertou boas contratações para 2009. Tinha tudo para ser campeão. Mas ficou só na promessa. O Fluminense foi tropeçando e venceu apenas três jogos na fase de grupo da Taça Guanabara. Herdou do Vasco a primeira colocação, e acabou sendo eliminado pelo Botafogo nas semifinais ao perder por 1x0. O verde da esperança ficou resumido a Taça Rio...
Então veio a nova chance. Com ela chegaram às duas maiores contratações do clube para 2009. O técnico Carlos Alberto Parreira e no ataque o repatriado Fred, que na sua estréia balançou as redes duas vezes, deixou a torcida entusiasmada. Na Taça Rio com o novo comando, venceu seis e empatou os dois últimos jogos. Somando 20 pontos no grupo, classificou atrás do Vasco e o duelo nas semifinais seria contra o Flamengo. E quando realmente não podia perder... A derrota veio. Novamente 1x0 nas semifinais e adeus Campeonato Carioca. O clima de êxtase dá lugar a de tristeza e lamentações dos jogadores, que tinham tudo para conquistar o caneco.

Os dois clubes invictos na Taça Rio, Vasco e Fluminense, acabaram perdendo quando não podiam. A goleada do Botafogo e o placar magro do Flamengo colocam os times do Grupo B na decisão da Taça Rio. E caso tenha vitória rubro-negra no próximo domingo, o duelo se repetirá na decisão do Campeonato Carioca.

O goleado Vasco, se satisfaz com a boa participação e com a certeza de que a situação é bem diferente de 2008. O derrotado no detalhe Fluminense, lamenta os erros e acende o sinal de alerta, nem tudo está perfeito no reino das Laranjeiras.

Botafogo e Flamengo tranqüilos caminham para o terceiro ano consecutivo de decisão no Campeonato Carioca.

Nas páginas do Lance!

Nos dias 04/04 e 10/04 o Blog Rola a Bola! teve trechos dos textos "O fim do casamento entre Flamengo e Petrobrás" e "O quarto, o quinto e o sexto..." publicado nas páginas do jornal esportivo Lance!

Divulgo abaixo as imagens dos textos nas páginas do diário de esportes!
Clique no título para ler os posts completos!

"O fim do casamento entre Flamengo e Petrobrás"


Jornal Lance! - 04/04/2009

"O quarto, o quinto e o sexto..."

Jornal Lance! - 10/04/2009

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Campeonato Brasileiro 2009

Clique nas rodadas e veja a classificação e jogos:
(Dados retirados de: wwww.ogol.com.br)
Faça o download da tabela completa em formato ExcelClique aqui!

PRIMEIRO TURNO:
1ª RODADA
2ª RODADA
3ª RODADA

4ª RODADA

Império em ruínas

Como um filme em DVD, Adriano aperta a tecla PAUSE. Chegou à hora de dar um tempo...

Com apenas 27 anos, idade onde jogadores normalmente estão no auge da carreira, o “Imperador” Adriano anuncia que deixará o futebol por tempo indeterminado. A carreira de nove anos, onde tudo aconteceu meteoricamente e foi abalada por vários deslizes do jogador, terá o seu momento de reflexão.

Depois das várias críticas que fiz ao atleta, como no post de segunda feira, 06/04/2009 – “Um Imperador sem rumo...” (Clique), esta atitude mesmo que questionada me parece correta. Bato palmas para a escolha de Adriano, que assumiu não ter mais condições para continuar no futebol. Sua imagem está bastante desgastada pelos problemas pessoais.

Permanecer em um clube, mesmo que com todas as regalias e contratos milionários, mas sabendo que qualquer deslize estampará novamente as manchetes de jornais e sua personalidade será questionada, essa parada poderá ser fundamental na vida do jogador, que terá tempo de repensar nas atitudes e tirar as conclusões sobre o que será melhor para ele.

Os gols, os títulos, as jogadas e vitórias já estão na história do atacante, mas infelizmente divide as páginas da sua carreira com festas e problemas pessoais. Então que este intervalo, que poderá ser definitivo, sirva de momento de reflexão.

Para seus fãs e admiradores, esta atitude serve de exemplo, de quem surgiu de baixo, chegou as alturas regado de prazeres e o futebol, sonho antigo, ficou em segundo plano. A grande lição que ele deixa é que a vida é feita de escolhas, se a chuteira e a coroa não lhe proporcionam tantos momentos de alegria, a hora é de aceitar a vontade pessoal, abdicar os luxos que o Império do futebol lhe proporcionava e fazer do chinelo e bermudão os seus companheiros ao lado do tão querido colo familiar que Adriano tanto precisa.

Com a cabeça mais tranqüila após este intervalo, quem sabe Adriano pegue o controle remoto de sua carreira futebolística e aperte o PLAY para retomar as glórias nos gramados...

O sonho da América – CAPÍTULO 07

Em busca da América, rodada completa para os brasileiros...

Sem técnico e cabisbaixo, o Mosqueteiro Tricolor Gaúcho recebeu em seus domínios o fraco Aurora. O retorno ao Olímpico seria marcante... Ou por bem ou por mal. Mais um festival de ataques e lances perdidos. Mas usando a cabeça, o Mosqueteiro logo abriu vantagem de dois gols. Para fechar o placar em 3x0, a jogada aérea mais uma vez prevaleceu. Só que depois do bate e rebate, foi com o pé que o Mosqueteiro deu o golpe final.

Precisando da vitória para garantir a vaga, a Raposa Mineira viajou para a Argentina. Depois de se perder pela auto-estrada portenha, a astuta Raposa chegou cinco minutos após o horário previsto. Entrou em campo e assistiu ao baile. O desacreditado Verón resolveu mostrar porque é o ídolo do Estudiantes. Marcou o primeiro e fez a festa nos outros três. Estudiantes 4x0! Lá se foi a invencibilidade mineira na temporada, e só restou um bom vinho e um show de tango para animar a equipe azul.

O jogo recebeu status de guerra. Era o primeiro confronto brasileiro na Libertadores. Um Super Porco correndo sérios riscos de dar adeus ao sonho e um Leão de Recife pronto para comemorar a classificação. O local da batalha... A temida Ilha do Retiro.
Utilizando seu super poderes, o Super Porco mostrou que não iria sucumbir no caldeirão rubro negro. Dominou o Leão e fez da noite temida uma grande festa. O Leão dançou diante de seus fiéis, mas se mantém tranqüilo em busca da conquista, apesar de perder a liderança. Palmeiras 2x0!

Os uruguaios não tomaram conhecimento da santidade tricolor. O gol do Defensor assustou o São Paulo. E o principal susto foi a grande falha do idolatrado Rogério Ceni no lance que abriu o placar. Vaias no Morumbi para a equipe. Então a santidade resolveu iluminar o atacante Borges, que em quatro minutos virou o jogo. De revolta a alegria, o estádio ovacionou o herói da noite. Com os três pontos o tricolor fica a um passo da próxima fase. São Paulo 2x1...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O quarto, o quinto e o sexto...

O Mineirão estava cheio. Mas isto não é novidade! A torcida empolgada com o Galo. Muita festa e esperança de mais um grande jogo para os alvinegros. O horário não foi o melhor. As 19:30 um jogo decisivo do Campeonato Mineiro. Mesmo em um horário complicado, isto não prejudicou a presença da massa no estádio, foram 40542 pagantes nesta quarta-feira da semana santa.

O jogo começou tranqüilo. Rapidamente Éder Luis fez as honras da casa, e marcou o primeiro gol. Com o placar inaugurado, a torcida foi junto com o time para mais uma goleada. Veio o segundo com Lopes, que desencantou, e logo no inicio do segundo tempo mais um do camisa dez do Galo. Éder um, Lopes dois, Galo 3x0!

Mesmo com o hino sendo cantado, os cantos da torcida a todo vapor, e as bandeiras tremulando no estádio, faltava alguma coisa. Bastava olhar o semblante de cada torcedor. Parecia que o jogo estava difícil, que o Galo encontrava dificuldades. Alguns roíam as unhas. Outros fechavam os olhos. Tinha torcedor que optou em nem ver o campo. Foram 71 minutos de muita ansiedade...

Aos 26 minutos do segundo tempo ele recebeu a bola. Ele parecia ser carregado pela massa. Deu um pique, um cortinho seco e cara a cara com o goleiro, colocou a bola no fundo das redes com aquela categoria que lhe é normal. Aí sim... O placar apontava o quarto gol do Galo, e o camisa nove como autor. Então o grito de gol foi ofuscado pelos gritos de... TAR-DE-LI... GOL! GOL! TAR-DE-LI... GOL! GOL! A partir daquele momento a festa passou a ter mais sentido, a agonia e ansiedade foram embora. Mas a ela estava longe de acabar.

Veio o quinto gol de pênalti. Dá pra adivinhar de quem? A torcida inflamou novamente... TAR-DE-LI... GOL! GOL! TAR-DE-LI... GOL! GOL! Alguém gritou ao meu lado no Mineirão... “Ei juiz, pode terminar o jogo! A massa já está feliz!” Mas todo show tem que ter o toque de classe...

Com a iluminada perna direita, não acreditei no que vi. Uma falta de educação eu diria. Como o dono da festa, deixa o visitante humilhado diante de 40000 convidados? Um corte para dentro da área, deixando o zagueiro adversário assentado em pleno gramado. Privilégio dele, assistir assentadinho o gol de placa de Tardelli. Enquanto a massa alvinegra se espremia em pé para ver o lance, o zagueiro envergonhado viu Tardelli guardar a bola no ângulo oposto e sair para o abraço. TRÊS VEZES TARDELLI! E mais uma vez aquele grito que se torna comum como o hino em cada jogo do Galo...
TAR-DE-LI... GOL! GOL! TAR-DE-LI... GOL! GOL!

Depois daquele lance, eu assentei, peguei o meu tropeiro, e esperei o apito final. Atlético 6x0!

Mas a noite perfeita para a torcida do Galo estava apenas começando...

Noite alvinegra nota 10!

Em Minas Gerais...
O objetivo era classificar...
Mineirão lotado...
Mais de 40 mil pessoas empurrando o Galo...
Éder Luis UM...
Lopes... DOIS, TRÊS...
E o ídolo da massa... Tardelli... Diego Tardelli... QUATRO, CINCO, SEIS...
Noite de festa, de alegria e muita emoção!
Galo nas semifinais...
Atlético 6x0 Uberaba!

Em La Plata...
O atraso entre Cruzeiro x Estudiantes...
Mas a bola rolou...
Verón... UM...
Fernández... DOIS...
Prette... TRÊS, QUATRO...
Vexame azul...
Adeus invencibilidade em 2009...
Mas a liderança continua...
Estudiantes 4x0 Cruzeiro!

Olé no Mineirão...
Olé em La Plata...

Festa alvinegra no Brasil...
Decepção azul na Argentina...

Ressaca da festa atleticana...
Dor de cabeça cruzeirense...
Saldo da noite...
10 x 0 pro GALO!

As finais do Campeonato Mineiro promete...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cadê a “grana” para o futebol mineiro?

Que o futebol mundial tornou-se um imenso negócio financeiro não é novidade. Contratos milionários, parcerias grandiosas e transações exorbitantes... Essa é a realidade do nosso querido esporte. Ótima solução para o desenvolvimento do mesmo que cada vez mais se transforma em um espetáculo de altíssima grandiosidade.

Mas como todos os setores que envolvem investimentos, o futebol foi afetado pela crise... Sim, algumas pessoas dizem que não, mas basta olhar para a janela de transferências deste ano em relação ao ano passado, e ver que os magnatas espalhados pelo mundo afora se contiveram ao contratar os nossos jogadores.

Com o planeta em recessão, um novo tema foi lançado para as novelas futebolísticas. Se a exclusividade normalmente era para as transações de jogadores, agora os patrocínios dos clubes se transformaram em protagonistas.

No final de 2008 vimos o Vasco anunciar o fechamento com a Eletrobrás. Mas até hoje a camisa do Vasco não tem a marca. O Flamengo encerrou a parceria com a Petrobrás, de 24 anos de união. O Corinthians buscava o patrocínio beirando os 30 milhões de reais. Contentou-se com os 18 milhões oferecidos pela Batavo. (Clique nos clubes e leia mais sobre o assunto)

Diante deste cenário eu me pergunto... E o futebol mineiro? Será que não vai pintar nenhum patrocínio para os gigantes de Minas?
Até o momento, Atlético e Cruzeiro permanecem sem patrocínio para a temporada 2009. Fontes seguras confirmam que a FIAT ofereceu um valor bem abaixo do esperado para ambos os clubes, e para o contrato ser fechado, os dois times deveriam estar de acordo. O Galo foi contra.
O Cruzeiro lançou o novo uniforme antes mesmo de anunciar o patrocinador. Fechou contrato com a Reebok, como novo fornecedor de material esportivo, e adiantou o lançamento para a disputa do Copa Libertadores. Especulações afirmavam que uma empresa chinesa poderia estampar na camisa a sua marca. Mas o acordo não teve o acerto. Nem mesmo a competição continental atraiu os investimentos esperados pelo Cruzeiro.
Já o Atlético retirou os patrocínios do ano passado diante do fim do contrato. Jogou as partidas deste ano com o uniforme sem nenhuma marca e o presidente Alexandre Kalil afirma que se não pagarem o desejado, o Atlético permanecerá sem patrocínio.

O dinheiro logicamente fará falta aos clubes, que terão certa dificuldade para ajustar aos compromissos financeiros. Mas os torcedores estão em festa, ao poderem adquirir nas lojas as camisas tradicionais sem qualquer tipo de patrocínio. O azul e o alvinegro estão cada vez mais em destaque no futebol mineiro!

As camisas sem patrocínio, como antigamente! (Início de 1970 e Campeonto Mineiro 2009)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um Imperador sem rumo...

Adriano... Chamado por muitos de Imperador. Neste mesmo blog já o rotulei como “Imperador da Farra”... Porque para o futebol a situação esta crítica.
O que está acontecendo com o atacante? Alguém pode explicar?

Nunca fui fã do Adriano. O futebol truncado de pura força física não me agrada. Prefiro os mais habilidosos. Mas não nego que seu chute poderosíssimo derruba qualquer goleiro. Que o diga a Argentina, que o “Imperador” destruiu na Copa América... Ajudou na humilhante vitória sobre os “hermanos” na Taça das Confederações em 2006 e marcou seu nome na história dos recentes confrontos. Mas ele optou por escrever seu nome em outras histórias muito menos dignas que as vitórias em campo.

Os fracassos dentro dos gramados são aceitos sem problemas. Ninguém pode cobrar a perfeição para um atleta. Mas no mínimo respeito é esperado! Como pode um atleta profissional, sumir sem dar satisfação para o clube? Problemas pessoais não são desculpa para simplesmente abandonar a equipe e não cumprir as regras. Logicamente que estes problemas até agora não divulgados podem ser gravíssimos, como algumas pessoas afirmam, mas sumir não é a melhor opção. Imagine você, em sua profissão, largar o trabalho sem dar satisfação... Tem jogador que acredita que o futebol é um lindo conto de fadas...

O que se passa com Adriano? O futebol parece fechar as portas para o atacante. Compromisso e seriedade são qualidades obrigatórias para qualquer atleta. Não só com o clube, mas com os admiradores de seu trabalho. Lembram quando ele soltou a celebre frase: “Sou Imperador e tem que me chamar assim!” E agora Adriano... Isto ainda faz sentido? Me poupe...

Na favela, no Palácio do Planalto ou na Disney... Não interessa por onde ele andou. Num mundo tão globalizado o que custaria explicar a situação antes de qualquer atitude? Se o Internazionale estava ciente da situação, porque a preocupação do técnico e a fúria do presidente?

Infelizmente a situação parece ser um gravíssimo problema pessoal, mas é apenas a gota d'água diante de tantos tropeços fora dos campos... Torcemos pela sua recuperação pessoal, mas para o futebol vai ser difícil, porém ele pode conseguir. Isto que eu chamo de dar um chute na carreira. Com a força nos pés e a fraqueza na cabeça, Adriano “Imperador” isolou a sua chance de crescer ainda mais...

Enquanto isso ninguém explica nós vamos brincando...
ONDE ESTÁ ADRIANO!?

*Imagem de "Onde está Wally?"

domingo, 5 de abril de 2009

A cereja no bolo do Inter

Completar cem anos já é fantástico. Poder comemorar repleto de conquistas e ao lado de milhões de torcedores é magnífico. Vencer o maior rival para fechar os festejos da data é incrível! E pode acreditar...
O Internacional pode se orgulhar destes feitos.

A festa foi completa para os Colorados! Na chegada do dia 04/04/2009, muita alegria e esperança para o novo século que estava iniciando. Um lindo show de fogos no gigante do Beiro Rio. No sábado pela manhã, passeata pelas ruas de Porto Alegre, e um mar vermelho de apaixonados festejavam o aniversário do clube. Pela noite um jantar reuniu três mil sócios e várias figuras ilustres do clube. Até o Papa Bento XVI parabenizou o clube com uma benção no vaticano... Mas o fechamento das celebrações veio só no domingo!

O Grêmio ao ser derrotado por 4x0 pelo Caxias garantiu o seu convite para a festa dos rivais. Mas o intruso só tinha planos de manchar as comemorações... Mas dessa vez não deu. No Beira Rio lotado, a alegria ficou ainda maior quando Andrezinho e Índio marcaram os gols da vitória do Saci. E um fato curioso que percebi... Com a benção do Papa Bento ontem, parece que Deus se fez presente no clássico, onde os dois gols colorados foram marcados aos 33 minutos (33, a idade de Cristo). - O de empate no primeiro tempo e o da virada no segundo. - Com o resultado de 2x1, o tricolor penetra foi despachado do Gaúchão 2009 e deixa o Inter com o caminho livre para a conquista do Estadual.

*E o Saci Colorado ainda ganhou mais um presente! A torcida do Inter pediu para que Celso Roth ficasse no comando gremista... E o pedido foi aceito! A diretoria do Grêmio confirmou o técnico para seguir com o seu trabalho no clube, que está disputando a Libertadores. Com isso os Colorados fecham o domingo com a cereja no bolo e o presente que pediram nas mãos! Este é apenas o primeiro fim de semana do centenário... Haja festa!
* Até a publicação do post, Celso ainda era técnico do Grêmio... Mas no futebol a verdade não dura 24 horas...

sábado, 4 de abril de 2009

O centenário do Saci Colorado!

04/04/2009, Sábado de manhã.
Logo no café, o pai vê embaixo de sua xícara um papel dobrado. Rapidamente ele abre a folha e vê uma gigantesca nota ZERO na prova de História do seu filho. Ele se levanta da mesa e vai direto ao quarto onde o filho está. Bravamente o pai diz:
- Não quero saber os motivos! Você está de castigo e não sairá do quarto este fim de semana... O filho tenta argumentar...
- Eu posso explicar pai...
Mas em vão... Rapidamente o pai retornou a sala para ler a avaliação. Com a cara emburrada ele balançava a cabeça não acreditando no aproveitamento do filho.

Ele começa a ler a prova. E se espanta na primeira questão.
“Quem é o grande personagem de vitória do Rio Grande do Sul em toda a sua história?”
Resposta: O Saci Colorado! Enquanto Bento Gonçalves triunfou apenas uma vez, o Saci teve 38 conquistas estaduais, sendo a primeira em 1927! Em Porto Alegre o mesmo Saci triunfou logo em 1913... E olha que ele surgiu no cenário em 1909 hein professora!
Logicamente resposta errada. Mas o pai esboçou um sorriso pela criatividade do garoto.
“Quem descobriu o Brasil?”
Resposta: Novamente o Saci Colorado! Em 1975... Depois ele ganhou mais duas vezes... Em 1976 e 1979!”
O pai não acreditava no que lia...
“Qual foi a principal batalha civil brasileira, que teve vitória gaúcha?”
Resposta: Pergunta fácil professora! Logicamente foi o duelo entre brasileiros na Libertadores 2006, entre o Saci Colorado e a santidade São Paulo! Quem venceu a senhora sabe... Saci ê ô! Saci ê ô!
Depois desta resposta, o pai não conteve... Caiu na gargalhada! Radiante ele chamou sua mulher para ler o que o filho tinha escrito.
“Explique o surgimento do mundo.”
Resposta: O mundo surgiu há bilhões de anos... Mas só passou a ter valor quando o Saci Colorado o conquistou. Novamente em 2006! Depois dizem que o planeta é azul... Desde então ele ta vermelhinho... Bem colorado!
“Qual o principal animal da fauna gaúcha?”
Resposta: Olha professora... Nesta estou em dúvida! Mas sei que antigamente o Falcão era o principal! Mas nos últimos anos acho que o Pato assumiu este posto...
Já em gargalhadas, o pai ainda teve fôlego para ler o bilhetinho que seu filho deixou para a professora.
PS: Querida professora, achei a prova muito fácil! Mas também estudei bastante no livro que a senhora me indicou na biblioteca... Gostaria de dizer que o Saci Colorado teve outras conquistas como a Sul-Americana, a Copa do Brasil... Mas não precisa me dar ponto extra! É só para a senhora ter conhecimento caso não saiba...

- Dario Figueroa Falcão Taffarel! Corra aqui na sala... – Este era o nome completo do filho, que leva a união dos grandes craques colorados. A paixão pelo Inter estava até na certidão de nascimento...
Assustado, Dario chegou à sala, e o pai rindo o pediu para trazer o livro que ele tinha estudado.
Ao entregar o livro, o pai o mandou colocar a camisa do Internacional. Sem entender, o filho obedeceu...
No livro que Dario estudou, muitos rabiscos... As respostas que ele deu na prova estavam escritas a mão nas páginas do material escolar.
- Você que rabiscou e escreveu no livro Dario? – Perguntou o pai.
- Claro que não papai! Também achei estranho, mas na última página estava escrito, ATUALIZADO PELO SACI COLORADO! Tem até a assinatura dele... Então não tive dúvidas... O senhor mesmo sempre disse... “Seja fiel ao Saci Colorado!” Então eu fui!

Depois desta conversa o pai assentou e pensou...
- Mais uma travessura do Saci Colorado... Cada dia que passa este negrinho apronta mais! E olha que já se vão 100 anos nas costas. Mas ele sabe que não precisa invadir bibliotecas, modificar livros e buscar novos seguidores... A história colorada já faz parte do cenário mundial! Dentro ou fora dos gramados, o Saci Colorado sempre estará presente...

O filho com a camisa do Inter, perguntou ao pai...
- Mas e o castigo pai?
- Esqueça meu filho... O que é uma nota zero perto de 100 anos de glórias? Hoje é dia de comemorar...
Após o curioso episódio do livro, o filho com ar de esperteza pensou alto...
- Depois dizem que Saci é apenas lenda... Eu não tenho dúvida que ele está entre nós!

Juntos eles saíram de casa, e mostraram ao mundo junto com a nação colorada que o Internacional completou o seu centenário!

O campeão de TUDO comemora o seu CENTENÁRIO com TODOS!


Parabéns Internacional, 100 anos de glórias!

Leia também: A Lenda do Saci Colorado!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O fim do casamento Flamengo e Petrobrás

Um simples fim de contrato, mas que entra na história. Pela primeira vez em 24 anos o Flamengo usará a camisa Rubro-Negra sem qualquer tipo de patrocinador. O casamento com a Petrobrás de muito sucesso e questionamentos chegou ao fim!

O contrato com a estatal petrolífera se encerrou no dia 31 de Janeiro deste ano. De lá pra cá as negociações se arrastavam e o Flamengo estava utilizando o patrocinador sem receber nenhum centavo. Na tarde desta quinta-feira o anúncio oficial informou que o contrato não será renovado, pois o Flamengo não tem intenção de buscar no Governo Federal as diversas certidões necessárias para receber os 14,2 milhões anuais do patrocínio máster. O patrocínio em 2008 foi de cerca de 16 milhões.

Durante o ano passado diversas crises ameaçaram o casamento que se encerrou hoje. Problemas pendentes com o governo e multas de descumprimento do contrato (Situações como o jogador marcar o gol e levantar a camisa ou retirando a do corpo e o Flamengo não utilizar o patrocínio no uniforme dos esportes olímpicos) fizeram o Fla questionar as atitudes do patrocinador. A proposta do clube de patrocínio para 2009 chegava a 20 milhões (alguns afirmam 25) de reais por ano, e diante da crise a Petrobrás recusou. A diretoria não ficou satisfeita e acusou a empresa de fazer pouco caso.

A Petrobrás completaria 25 anos de contrato com o Flamengo em 2009. Esteve presente em grandes conquistas do clube e é o grande exemplo de parceria entre patrocinador e time de futebol. Muito questionada por se tratar de uma empresa estatal, a Petrobrás marcou época e se despede do Flamengo, vendo o clube em grande crise financeira. O contrato consistia em o patrocinador só pagar ao clube caso ele estivesse com as contas em dias com o Governo. Já que o clube estava em débito no valor de 11 milhões, ficaria impossível receber o patrocínio.

A primeira partida foi no dia 08/04/1984, contra o América pelo Campeonato Brasileiro. No uniforme, a marca LUBRAX da BR Distribuidora. O Flamengo foi o primeiro clube a estampar no uniforme um patrocinador. Foram 16 títulos da parceria, sendo dois Brasileiros e duas Copa do Brasil.

O combustível do relacionamento acabou e o Flamengo já se movimenta para não deixar a fonte secar. Já existe contato com outras empresas para patrocínio e o novo fornecedor de material esportivo será a Olimpikus, que entrará em Julho, desenhando o novo uniforme do Mengão.

PS: Como colecionador, esta camisa sem patrocínio do Flamengo será uma relíquia fantástica. O clube já preparou uma promoção para presentear 11 torcedores com as camisas que os atletas usarem no domingo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Participação no Blog do Rafa

Nesta quarta-feira dia 01/04/2009, no blog do paulista Rafael Guerra, tive uma participação falando sobre o meu sentimento pelo Clube Atlético Mineiro.
Abaixo deixo o link para visitarem! O blog é do Portal Lance Activo!
(Clique no nome do blog)

Blog do Rafa – O Galo por CÉZAR VOUGUINHA

Agradecimentos aos amigos: Nane, Fluminense doente e ao Fiel corinthiano Pelegrim! Muito obrigado pelo apoio e pelas palavras no Blog do Rafa!