quinta-feira, 2 de abril de 2009

O fim do casamento Flamengo e Petrobrás

Um simples fim de contrato, mas que entra na história. Pela primeira vez em 24 anos o Flamengo usará a camisa Rubro-Negra sem qualquer tipo de patrocinador. O casamento com a Petrobrás de muito sucesso e questionamentos chegou ao fim!

O contrato com a estatal petrolífera se encerrou no dia 31 de Janeiro deste ano. De lá pra cá as negociações se arrastavam e o Flamengo estava utilizando o patrocinador sem receber nenhum centavo. Na tarde desta quinta-feira o anúncio oficial informou que o contrato não será renovado, pois o Flamengo não tem intenção de buscar no Governo Federal as diversas certidões necessárias para receber os 14,2 milhões anuais do patrocínio máster. O patrocínio em 2008 foi de cerca de 16 milhões.

Durante o ano passado diversas crises ameaçaram o casamento que se encerrou hoje. Problemas pendentes com o governo e multas de descumprimento do contrato (Situações como o jogador marcar o gol e levantar a camisa ou retirando a do corpo e o Flamengo não utilizar o patrocínio no uniforme dos esportes olímpicos) fizeram o Fla questionar as atitudes do patrocinador. A proposta do clube de patrocínio para 2009 chegava a 20 milhões (alguns afirmam 25) de reais por ano, e diante da crise a Petrobrás recusou. A diretoria não ficou satisfeita e acusou a empresa de fazer pouco caso.

A Petrobrás completaria 25 anos de contrato com o Flamengo em 2009. Esteve presente em grandes conquistas do clube e é o grande exemplo de parceria entre patrocinador e time de futebol. Muito questionada por se tratar de uma empresa estatal, a Petrobrás marcou época e se despede do Flamengo, vendo o clube em grande crise financeira. O contrato consistia em o patrocinador só pagar ao clube caso ele estivesse com as contas em dias com o Governo. Já que o clube estava em débito no valor de 11 milhões, ficaria impossível receber o patrocínio.

A primeira partida foi no dia 08/04/1984, contra o América pelo Campeonato Brasileiro. No uniforme, a marca LUBRAX da BR Distribuidora. O Flamengo foi o primeiro clube a estampar no uniforme um patrocinador. Foram 16 títulos da parceria, sendo dois Brasileiros e duas Copa do Brasil.

O combustível do relacionamento acabou e o Flamengo já se movimenta para não deixar a fonte secar. Já existe contato com outras empresas para patrocínio e o novo fornecedor de material esportivo será a Olimpikus, que entrará em Julho, desenhando o novo uniforme do Mengão.

PS: Como colecionador, esta camisa sem patrocínio do Flamengo será uma relíquia fantástica. O clube já preparou uma promoção para presentear 11 torcedores com as camisas que os atletas usarem no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!