sábado, 28 de fevereiro de 2009

Não perca o fim da novela Fred!

Recorde de audiência e de capítulos, não perca o último episódio da novela: “Voltando para casa”.

Assim foi a chamada que passou na TV, que movimentou toda a população que curte novelas com enredos futebolísticos. Mas quem não acompanha este tipo de programa, vou fazer um rápido resumo para que você possa acompanhar também os últimos momentos desta novela com ar de longa metragem.

O personagem principal, Frederico, mais conhecido como Fred, depois de certo sucesso no Brasil, teve que largar um amor antigo, o Cruzeiro para ter oportunidade melhor na França. Em sua companhia, sempre a bola e muitos gols.
Na França, muito sucesso, dinheiro e logicamente títulos, pois a nova parceria com o Lyon fez do atacante, campeão francês em três anos consecutivos.
A parceria parecia ser eterna. O casamento não demorou a acontecer. Aqui no Brasil, a Raposa ainda guardava um porta retrato com a foto do goleador... A saudade batia forte no peito cinco estrelas. A seleção virou realidade jogando na França, mas Fred queria mais...
Se o casamento com a França, não poderia render melhores chances na seleção, Fred teve que optar em pedir o divórcio. Mas esta separação conjugal deixaria marcas... Para recuperar e buscar novos ares, o jeito era retornar para o Brasil. Com a passagem de volta na mão, mas sem destino confirmado nas terras brasileiras, ilusões surgiram por toda a parte.
O amor antigo Cruzeiro, logo demonstrou estar de portas abertas para retomarem o relacionamento, e para isso, a lua-de-mel estava marcada em países da América. Mas como Fred estava bem mais famoso que quando vestiu a camisa cruzeirense anos anteriores, outros interessados surgiram.
Como mulher largada e traída pelo marido, Lyon não aceitou a separação. Assinar os papéis para liberar Fred para outro casamento estava fora de cogitação! Então, advogados e papeladas entraram em cena, para confirmar o divórcio.
O Cruzeiro cansou de esperar o antigo amor e seguiu sua vida. Dizem que já tem um novo ídolo na Toca... Kléber é o nome dele, que também estrelou uma longa novela. Sendo assim, caminho livre para o Fluminense, quem mais atraiu o atacante. Foram idas e vindas. Meses a espera do melhor momento de confirmar o noivado. O namoro surgiu e rapidamente o interesse foi confirmado de ambas as partes.
E neste penúltimo capítulo, depois de vários episódios, declarações de amor, revolta dos franceses, expectativa de tricolores, Fred disse sim ao pedido de casamento, e assinou um acordo com o Flu.
No último capítulo, como de costume, final feliz para ambos os lados, e como sempre, o casamento acontecerá. Será nas Laranjeiras, diante de fiéis seguidores tricolores, muitos jornalistas e flashes de fotógrafos. A lua-de-mel ocorrerá logo após... Será entre quatro linhas e sob olhares de todo o Brasil.

Acompanhem os momentos finais desta novela que mexeu com o país e com o coração tricolor!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

KEIRRISHOW! A esperança de gols brasileiros...

A luta foi grande e muito aguardada pelos palmeirenses. Ouvi jornalistas dizerem que o esforço feito pela diretoria do alviverde na contratação do atacante seria em vão ou no mínimo desnecessária, pois não se tratava de um grande jogador. E para completar, falaram que dos grandes paulistas, o Palmeiras foi o clube que pior contratou!
Não foi necessário meses... Apenas alguns jogos, e é hora de refletir e dizer:
Parabéns Palmeiras! O melhor atacante do Brasil é do Verdão!

Keirrison chegou, mostrou seu cartão de visita logo na estréia com a camisa do Palmeiras e jogos depois confirma porque o Palmeiras batalhou tanto pela sua aquisição. Já foram doze gols na temporada, sendo nove pelo Paulistão, competição que o atacante já é o artilheiro. (Os outro três pela Libertadores). E vale ressaltar. Keirrison atuou apenas em nove partidas desde que chegou ao clube.

Quem hesitar em dizer... "CALMA! Pode ser fogo de palha...", estará bastante enganado! Não é de hoje que Keirrison vem balançando as redes.
O sul mato-grossense se firmou no futebol brasileiro atuando pelo Coritiba, onde marcou 65 gols, em 122 jogos. Desta excelente marca, 21 foram no Brasileirão e 18 no Campeonato Paranaense, onde o jogador foi artilheiro de ambas as competições em 2008.

O K-9 do Palmeiras vai comendo a bola nos gramados e tornando-se um fenômeno no Campeonato Paulista. Enquanto isso, o outro Fenômeno vai ficando longe de comer algo, muito menos a bola. No tira-teima com rivais diretos, como Washington (São Paulo) e Kléber Pereira (Santos), Keirrison vai deitando e rolando, e mostrando porque é a sensação do Brasil!

Com apenas 20 anos de idade, Keirrison já enche de esperança não só a torcida palmeirense, mas toda a nação brasileira que já pede sua convocação para a Seleção Brasileira. O “matador” é o principal goleador da temporada nacional e já é alvo das investidas européias pelo seu futebol. A camisa nove verde e amarela, que anda passando por um rodízio onde ninguém consegue se firmar, talvez esteja esperando o primeiro encontro com o goleador do Palestra.
Espero que nas próximas convocações da seleção brasileira, o estranho nome que se tornou comum para os amantes do futebol, figure na lista de convocados. Se até o Imperador da noite e Afonso Alves já vestiram a amarelinha no comando do Dunga, o verdadeiro artilheiro que mostra sua força em campo merece uma oportunidade!


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O sonho da América – CAPÍTULO 02

O sonho da América continua...

A Raposa Mineira partiu para a altitude de Quito, para enfrentar o Deportivo da cidade equatoriana. Mas se a torcida azul esperava um jogo de futebol, acabou encontrando uma verdadeira batalha campal. Uma partida com lances violentíssimos e três expulsões, sendo duas da equipe brasileira, o futebol ficou em segundo plano. A esperteza da Raposa parecia se confirmar até os acréscimos da partida, pois com gol de Ramires a vitória estava praticamente assegurada. Mas em um momento de dispersão, um gol dos equatorianos tirou da bagagem celeste mais três pontos na competição. Jogo encerrado, 1x1.

O Mosqueteiro Tricolor Gaúcho teve o apoio de seus fiéis torcedores. Com a espada afiada ele partiu pra cima dos chilenos do Universidad. Mas se parecia dia de alegria no Olímpico para os gremistas, ao apito final do árbitro, o motivo de festa não foi encontrado. Depois de um massacre de ataques, o Universidad do Chile parecia ter um escudo para se esquivar dos golpes gaúchos. Sem se lançar ao ataque, os chilenos apenas receberam as ofensivas tricolores. Invulneráveis, eles arrancaram da equipe brasileira um pontinho importante, que para os gremistas tem sabor de injustiça. Placar final, 0x0.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bola rolando na Liga dos Campeões

Na Liga dos Campeões da Europa, foram oito jogos nestes últimos dias, referentes às oitavas-de-final.
De maneira rápida e objetiva, uma análise das oito partidas da Liga:

VISITANTE INDIGESTO COM A MÃO NA VAGA:
O Bayern de Munique foi a Portugal e aplicou uma sonora goleada no Sporting. A equipe de Lisboa perdeu o rumo de casa, mesmo jogando em seus domínios ao sofrer cinco gols e não ter marcado nenhum.

DEU SONO:
O jogo mais esperado, entre o campeão do mundo, Manchester United e o soberano na Itália, Internaziole de Milão, foi uma legítima pelada, que não empolgou nem os fiéis torcedores. Um empate sem gols, e com o futebol longe do esperado.

QUASE LÁ:
O Liverpool venceu o Real Madrid por 1x0 na Espanha, e esta vitória dá certa tranquilidade aos ingleses. Um empate em casa colocará os Reds na próxima fase da Liga e causará um pesadelo ainda maior para a equipe merengue.

EMPATE COM PESOS DIFERENTES:
O empate nem sempre é um bom placar no futebol. Mas na Liga dos Campeões, quando o visitante empata e de quebra ainda marca gol fora, é um grande resultado!
Para Barcelona e Panathinaikos o gol na casa do adversário dá a vantagem do empate sem gols jogando em casa. Ambas as partidas terminaram 1x1.
Já o Porto marcou dois gols na Espanha, no empate contra o Atlético de Madri. Com isso a equipe portuguesa precisará apenas de um empate sem gols, ou um tento para cada equipe para avançar na competição.
O resultado igual levará os jogos para a prorrogação.

LIÇÃO DE CASA:
Em mais um duelo Inglaterra x Itália, os ingleses, Arsenal e Chelsea jogaram na terra da rainha e venceram pelo simples placar de 1x0 o Roma e Juventus, respectivamente. Com isso, o jogo de volta no país da bota, caso termine empatado colocará os ingleses na próxima fase. Mas arrancar um empate no Olímpico e Delle Alpi não é tarefa das mais fáceis.

RESULTADOS:
* Arsenal 1x0 Roma
* Internazionale de Milão 0x0 Manchester United
* Lyon 1x1 Barcelona
* Atlético de Madri 2x2 Porto
* Sporting 0x5 Bayern de Munique
* Chelsea 1x0 Juventus
* Real Madrid 0x1 Liverpool
* Villareal 1x1 Panathinaikos

HOMENAGEM - Um grande exemplo de vida!







Myrthes Villela de Oliveira












Sempre me disseram que ela foi uma excelente jogadora de vôlei. Infelizmente, nasci vários anos depois, e não pude assistir as atuações da grande atacante do Ginástico de Juiz de Fora.
Mas se não foi possível ir aos ginásios acompanhar os jogos, ouvi várias histórias contadas por ela mesma sobre os jogos. Ri de vários casos engraçados, e mesmo quando o humor não estava presente nos contos, ela tinha uma maneira de inventar uma piada e introduzi-la ao caso. Eram centenas de gargalhadas a cada conversa.
A cada ano da minha vida, aquela tia-avó, que preferi chamá-la apenas de vovó, se tornava como uma avó legitima. Mas quando o sentimento permite, quem vai dizer que avós são apenas os pais dos nossos pais?
Foram vários anos de convivência, dezenove na verdade... Neste tempo, não ouvi apenas histórias do vôlei, e sim várias peraltices que ela aprontou em seus tempos de colégio. Além de histórias, vieram aprendizados... Vieram vários exemplos.
Ela sempre foi uma grande guerreira da vida. Se a vida lhe deu vários motivos para chorar, ela com o seu humor e perseverança, levantava a cabeça, com um sorriso no rosto, bloqueava os problemas. E caso eles retornassem, ela dava logo uma cortada certeira e comemorava mais um ponto em sua vida.
Nestes últimos anos, o fôlego foi acabando... Mas a sua força ela nunca abandonou. Este lindo exemplo, esta mulher de peito. Sim... De muito peito! Há quem diga que a medicina os tirou, mas eu nunca vi alguém ter tanto peito para viver.
O vôlei ficou na lembrança. Ultimamente, o seu esporte mesmo era apenas o levantamento de controle remoto. A televisão e a cama viraram sua companhia predileta.
Em nossa última conversa em sua casa, ela me perguntou se eu estava pronto para o curso de jornalismo. Ao responder que sim, ela disse...
- Daqui alguns anos vou te ver na TV né!? Pois assisto todos os programas...
Disse que logicamente ela iria me acompanhar na TV. Que leria os meus textos em jornais no futuro... Mas ela encerrou a conversa, levantou-se do sofá, reclamou estar cansada e voltou para sua cama. Fiquei ouvindo o jogo do Galo pelo rádio, e ela disse... - Se for gol me avise! – Então voltou para sua cama.
Um mês depois, o cansaço foi parecendo cada vez maior. Ela tentava demonstrar sua força, mas talvez fosse à hora de descansar. Sem se entregar, aos poucos a dor foi tomando conta de seu corpo. Rapidamente, a garra de sempre se tornou vulnerável.
Deitada na cama do hospital, tivemos o último contato. E como não poderia deixar de ser, ela contou para sua companheira de quarto que foi jogadora de vôlei, e com a enfermeira, mesmo com a voz ofegante, contou uma piada, e ali deu seu último sorriso. Logo depois ela dormiu...
Com um beijo na testa, e as lágrimas escapando pelos olhos, disse a ela que tudo ficaria bem. E no dia seguinte, ela foi para o céu... Lá de cima, sei que ela está me acompanhando, e não foi preciso esperar a oportunidade para me ver na televisão... Agora ela me acompanha em todos os passos que dou.

Obrigado Vovó Myrthes... Este dia do seu aniversário, continuará sendo comemorado por todos que te amam, pois sabemos que você está a todo momento em nosso lado!
Você faz parte de todas as minhas conquistas, e dedico a você o Troféu Fino da Bola!

Myrthes pronta para mais um jogo de vôlei!
Myrthes Villela de Oliveira
25/02/1933 - 03/11/2008

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

É carnaval! E futebol também...

Caros amantes... O carnaval está aí... Hoje, segunda-feira, espero que todos tenham descansado bastante neste fim de semana. E para muitos, ainda faltam alguns dias de folia. Mas quem imaginou que o futebol ficaria de lado nesta época festiva do nosso calendário nacional, se enganou! Não há nada melhor que juntar dois motivos de alegria e festa para nós brasileiros. O carnaval e o futebol!

No sábado e domingo alguns jogos esquentaram o fim de semana.
O Fla dançou em pleno Maraca, e o Resende botou seu folião na avenida. O carnaval do modesto Resende nunca foi tão alegre! O Cruzeiro e o Palmeiras, acabaram perdendo alguns décimos na apuração, mas nem por isso perderam o respeitado posto de líderes dos seus respectivos estaduais. As baterias do Galo, do Corinthians, do São Paulo e do Santos tocaram no ritmo certo, e empolgaram ainda mais seus torcedores. E na comissão de frente gaúcha, não podia ser diferente. Dez, nota dez para o Inter e o Grêmio, que garantiram vaga na semi-final do Gáuchão!

Teve jogador na avenida!
Richarlysson e Washington mostraram o samba no pé, no desfile das escolas de samba em São Paulo. No Rio, o presidente da nau vascaína, Roberto Dinamite também sambou na Sapucaí. Em Portugal, também teve desfile, e o melhor jogador do mundo foi homenageado com um carro alegórico.

E como não poderia faltar... ESPECULAÇÕES!
Especula daqui, especula dali... e o carnaval também é data para isso. No Corinthians, duas possíveis novidades movimentam os torcedores. Carlitos Tevez pode deixar de ser sonho e virar realidade, e Ronaldo está cada vez mais próximo de estrear! Só resta esperar para ver... E a maior novela em andamento é a do Fred com o Flu. Cada dia um novo capítulo. Essa novela que já passou por natal, réveillon, agora atravessa o carnaval e parece não ter fim.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Mundial de 1958 traz boas histórias!

Em 2008, o primeiro título mundial conquistado pela seleção brasileira completou 50 anos. A equipe histórica, que lançou Pelé ao mundo, deu a nação verde e amarela o grande momento de gritar “Campeão Mundial!”
Mas toda conquista é repleta de histórias, dentro e fora dos gramados. Dentro de campo, vários torcedores conhecem muito bem os fatos que surgiram e ficaram em nossa memória. Foram belos gols, jogadas mágicas, jogadores excelentes!
Mas em 1958, o futebol era bastante diferente que os dias atuais, e casos pitorescos ocorreram na passagem da seleção pela cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
O Blog Rola a Bola! traz alguns dos momentos que antecederam a conquista mundial .

* A seleção chegou a cidade do Sul de Minas em dois aviões. No trajeto do aeroporto até o hotel, a seleção encontrou dificuldades na estreita estrada, devido à manobra que um caminhão estava realizando. O motorista parecia não estar com pressa, e deixou a seleção esperando um bocado de tempo.

* A prefeitura da cidade passava por problemas financeiros, e cinquenta anos depois da passagem da seleção, o Palace Hotel, que hospedou a delegação não recebeu o pagamento pelas estadias.

* O material de ponta (bolas e chuteiras), que vieram da Dinamarca, chegou ao hotel para os treinos dos jogadores. O jogador Didi, esnobou o material e preferiu treinar com as chuteiras antigas.

* Um dos torcedores, Sérgio Lira, pediu autografo aos jogadores em um local inusitado. Uma nota de Cr$ 1,00. Apenas um atleta se recusou a assinar, Zagallo. O “Velho Lobo” tomou uma bronca de Mauro, e acabou autografando a nota.

* Depois do título conquistado, alguns jogadores retornaram a cidade para agradecer a população local. Uma grande festa foi montada, mas ela acabou em tragédia.
O palanque armado não suportou o peso, e desabou. Um garoto de doze anos morreu, pois estava embaixo da estrutura. Várias garrafas de vinho estavam no palanque, e na queda elas quebraram. A impressão era de que uma grande tragédia tinha ocorrido no local, pois o vinho escorreu e parecia ser sangue. O banquete que seria servido foi cancelado e a noite terminou com um simples jantar.

Estas são algumas histórias, que marcaram a passagem da seleção pela cidade de Poços de Caldas. Realmente, o futebol além de caixinha de surpresa, é uma caixinha de recordações!

Texto escrito com a colaboração do amigo Armando Gomes, que cedeu material de pesquisa para a produção do post.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O sonho da América – CAPÍTULO 01

Depois de muito trabalho ano passado, para garantirem o passaporte para a competição mais importante do continente, foi dada a largada para a disputa do título da Libertadores 2009.
Os brasileiros fizeram uma preparação forte, arrumaram as malas, e partiram em busca deste campeonato importantíssimo. Na bagagem, experiência mesclada com juventude, muita disposição e vontade e um guia para desbravarem toda a América.

O Super Porco acabou não voando tão alto, como em Potosí. Em um jogo de vários gols, o Porco alviverde acabou caindo diante dos equatorianos da LDU, que jogaram com a faixa de atual campeão da competição. Três pontos que poderão fazer falta neste grupo tão equilibrado e o mais forte do torneio. Placar final, 3x2 LDU.

O Leão de Recife mostrou suas garras em solo internacional. Depois de 21 anos sem embarcar para jogos pela Libertadores, o voo de volta do Chile foi repleto de comemorações. A vitória por 2x1 sobre o Colo Colo em Santiago, enche de entusiasmo os torcedores pernambucanos. Mas calma Leão! Você é o Rei da Selva, e para ser coroado na América ainda falta um longo caminho...

O São Paulo estreou em casa, no Morumbi, mas os colombianos do Independiente Medellín não respeitaram a santidade brasileira e arrancaram um empate em 1x1. Na verdade, o empate foi conquistado pelo Tricolor, nos minutos finais. Parece que a alta confiança pesou para o São Paulo. Para o “velhinho” faltou perna, então o jeito foi buscar o pontinho suado pela bicicleta do Borges.

A Raposa Mineira passou por momentos de dificuldades no jogo contra os rivais argentinos. Se todo jogo Brasil x Argentina precisa realmente de guerreiros, foi preciso à entrada do Gladiador Azul para sacramentar a vitória cruzeirense. O Gladiador, que atende pelo nome Kléber, em quinze minutos deu dois golpes fatais e definiu o resultado da partida, 3x0 Cruzeiro. Mas na arena da batalha, o Gladiador resolveu ir embora mais cedo, após entrada violenta. Talvez o trabalho da noite estivesse executado com perfeição, e sua permanência em campo poderia não deixar rastros dos “hermanos”.

Enquanto isso, com a TV ligada e o chimarrão na mão, o Mosqueteiro Tricolor Gaúcho apenas acompanhou a rodada e espera a sua estréia.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

APOSTA: Copa do Brasil 2009

Caros amigos... Começa a 21ª edição da Copa do Brasil.
Uma competição bem complicada de apontar um favorito, pois um erro na competição, pode ser fatal.
Este ano temos vários candidatos ao título, e ao mesmo tempo, surpresas podem aparecer. São 64 clubes e apenas um se consagrará no dia 1º de Julho.
Vou apontar os oito clubes que na minha visão poderão chegar às quartas-de-final, mas como no primeiro dia do ano, eu continuo com minha aposta. O campeão da Copa do Brasil será o Corinthians.


Porque aposto no Corinthians? Bem... Onde o Corinthians for jogar, a torcida estará em grande número, exceto nas fases decisivas, onde seus adversários terão a maioria dos torcedores. Se em casa o Timão é fortíssimo, com o apoio de vários torcedores pelos estádios por todo o Brasil, o Corinthians poderá realizar bons jogos, e dar passos fundamentais em busca do título. Sem contar a presença do elemento R9. Ronaldo deverá estrear nos próximos dias. Ele movimentará grande parte da mídia e torcedores aos estádios por onde passar. O elenco corinthiano é forte e bem organizado por Mano Menezes. Além disso, uma vaga na Libertadores pela Copa do Brasil é mais fácil que no Brasileirão, e disputar a Libertadores em 2010, ano do centenário do clube, seria um sonho para qualquer torcedor do Timão!

Irei dizer os confrontos que ocorrerão nas quartas, vamos ver qual será meu aproveitamento. Quando os duelos desta fase estiverem decididos, retornarei para analisarmos o restante da competição.

Vasco x Atlético Mineiro
Corinthians x Fluminense
Botafogo x Santos
Flamengo x Internacional

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pedacinhos do Brasil em cada partida

Está na hora! Começa a Copa do Brasil, em sua 21ª edição.
Um torneio bem diferente do nosso grande campeonato nacional, onde 64 clubes disputarão em sistema de mata-mata o título, que dá ao vencedor, a vaga na Copa Libertadores da América no próximo ano.
Mas isto, todos os torcedores do futebol brasileiro estão cansados de saber, pois cada ano que passa, a Copa do Brasil se torna mais popular e importante em nosso calendário futebolístico. Ao mesmo tempo em que nos trás muita emoção em jogos de 180 minutos, ela torna-se imprevisível, devido à grande chance de clubes de menor expressão chegarem às fases decisivas, ou até mesmo ao título, como foi com o Santo André, Paulista, Criciúma e Juventude.

Esta competição que contem times de todas as regiões do Brasil nos dá a oportunidade de acompanhar duelos inéditos entre clubes gigantes do nosso futebol, com clubes de pouca tradição no nosso país.

Além destas peculiaridades do torneio, temos também uma característica marcante. A presença de clubes com nomes no mínimo engraçados! Veja alguns dos "esquisitos" da Copa do Brasil 2009.

* Barras - PI
* Fast Clube - AM
* Moto Club - MA
* Vilhena - RO
* Cristal - AP
* Icasa - CE
* Itabaiana - SE
* Dom Pedro - DF
* Mixto - MT
* Misto - MS
* Ivinhema - MS
* Holanda - AM


Alguns dos pitorescos da Copa do Brasil terão estréias complicadas diante de Flamengo, Náutico, Coritiba, Atlético Mineiro...

E aí? O que pensar sobre a Copa do Brasil 2009? Favoritos têm de sobra... Corinthians, Internacional, Atlético Mineiro, Flamengo e Fluminense.
Mas o título poderá ficar também com o Botafogo, Atlético Paranaense, Vasco ou Coritiba mesmo que não sejam os principais candidatos.
Será que podemos ter grandes zebras? Apostar em quem? Apenas no dia 1º de Julho, teremos a resposta.
Então... começa a disputa da Copa por "La Copa".

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Clássicos manchados

Mais um fim de semana de clássicos pelo Brasil. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a bola rolou para o confronto entre clubes tradicionais do estado. Tivemos apenas um vencedor nos três jogos. Em Minas o Cruzeiro venceu mais uma vez o Atlético, pelo placar de 2x1. Já no Rio e São Paulo, o empate foi o resultado final entre São Paulo e Corinthians e Botafogo e Flamengo. O placar foi de 1x1.
Mas infelizmente, independente dos resultados, o futebol saiu perdendo, diante de vários episódios de violência nas partidas.

Em Minas, um torcedor do Atlético, de apenas 20 anos foi baleado no ponto de ônibus por torcedores rivais, que trajavam o uniforme da torcida organizada do Cruzeiro, segundo testemunhas. Ele aguardava o coletivo para ir para o estádio. Mas este não foi o único ato de violência neste domingo. Vários confrontos entre torcedores foram registrados.
Em São Paulo, torcedores ficaram feridos em confronto com a polícia. Mais uma vez, uns acusam os outros pelo incidente e com justificativas opostas. O Morumbi foi depredado por torcedores corinthianos e cerca de vinte ficaram feridos.

Até quando, o futebol será palco de cenas como está? O que leva torcedores dispararem tiros contra pessoas que simplesmente não torcem pelo mesmo time do agressor? Qual o intuito de depredar o estádio do clube adversário, se no próximo jogo os visitantes serão as vítimas deste domingo?
Lembro também, que o clima quente dentro de campo, com socos, empurrões e xingamentos acaba servindo de exemplo para os torcedores que acompanham a partida.
Vale ressaltar mais uma vez...

PAZ NO FUTEBOL!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Tricolor passou dos limites...

O maior clube do Brasil, logicamente tem que ser muito respeitado pelos adversários. O São Paulo sempre trabalhou com muita seriedade e competência para chegar ao posto que hoje ocupa. Mas todo clube para ser respeitado, deve respeitar o rival, e isso o Tricolor do Morumbi parece ter esquecido.
Uma tremenda falta de respeito da diretoria do São Paulo com o Corinthians. Quem acompanhou estes dias, viu as atitudes que o hexacampeão brasileiro tomou para o clássico.
Primeiramente, uma carga minúscula de ingressos para a torcida corinthiana. Apenas 10% dos bilhetes que foram liberados para o jogo no Morumbi.
E agora os ingressos foram mandados para o Parque São Jorge grudados, em formato de rolo, sendo assim, cada ingresso terá que ser cortado a mão para poder ser comercializado. Com isso, a venda foi que começaria hoje, foi adiada.
Para piorar a situação, centenas de fiéis do Timão já formavam fila no posto de venda para garantir a entrada para o clássico. Quando foram informados do adiamento da venda, eles se revoltaram.

Diante deste lamentável acontecimento, só resta a nós, apreciadores do futebol brasileiro, confirmar que ainda estamos longe de ter um futebol mais ?profissional?. Uma legítima falta de respeito não só com a instituição Corinthians, mas com todos os torcedores que passaram a madrugada na fila e voltaram para casa sem o ingresso.
Nos bastidores, estes mesmos dirigentes que fizeram esta palhaçada, pedem paz nas torcidas e mais respeito com os rivais. Mas você acredita que o torcedor do Corinthians vai ter alguma consideração com o São Paulo?
Quando acontecem as brigas, os confrontos entre torcedores, estes dirigentes que atiçam ainda mais a rivalidade não sadia, se escondem e pedem punição para os envolvidos nas confusões. Aí fica fácil, jogando a culpa para os torcedores e repetindo a célebre frase:
"- São marginais infiltrados na nossa torcida!"

Espero que o Corinthians não cometa o mesmo erro, quando tiver o mando de campo. Mas não me surpreenderei caso isso aconteça novamente. E aí, teremos uma guerra de dirigentes, onde o nosso bom futebol e os principais envolvidos que são os torcedores, serão os únicos prejudicados.

Lembrem-se dirigentes do Tricolor. Respeito é bom, e todos gostam!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

APOSTA: Libertadores 2009

Esta Libertadores vem com os mesmos favoritos de sempre. Brasileiros e Argentinos mais uma vez são os clubes mais fortes, e que provavelmente irão brigar pela conquista. Se não tivermos nenhuma surpresa como em 2008, um dos dois países terá um representante no Mundial em Dezembro.
Mas em minha aposta, não tive outra escolha que não fosse o Boca Juniors.
Sim... Pensei com muito carinho nos clubes brasileiros, mas o São Paulo e o Grêmio, mesmo que me passem certeza de que chegarão às fases finais, não posso dizer que são mais favoritos que o Boca.
A equipe argentina, vem sem pressão alguma, diferente dos dois clubes brasileiros, que além de apostar todas as fichas na competição continental, terão uma certa pressão a cada jogo, pois a expectativa em cima de ambos é imensa pelo título. O Boca acabou de se tornar campeão argentino, e sua experiência e chegada nos últimos anos, o tranqüiliza para a disputa. Tem a seu favor o caldeirão chamado La Bombonera, e terá Riquelme no meio de campo. O técnico Ischia já declarou: “Libertadores é o objetivo do Boca em 2009!”

Em uma aposta mais detalhada, vou tentar apontar no meu modo de vista, os classificados em cada grupo:

Grupo 01: Palmeiras e Sport
Grupo 02: Boca e Deportivo Táchira
Grupo 03: River Plate e Nacional (URU)
Grupo 04: São Paulo e América de Cali
Grupo 05: Cruzeiro e Estudiantes
Grupo 06: Lanús e Chivas
Grupo 07: Grêmio e Universidad do Chile
Grupo 08: San Lorenzo e Libertad


Veja o Guia da Libertadores 2009, no Goal Keeper:

No Brasil de "italianos", os "ingleses" do City resolveram!

Uma vitória convincente sobre a Itália deu um fôlego a mais para o trabalho do técnico Dunga. Incrivelmente, este jogo não deve ter contado com a torcida dos 180 milhões de brasileiros, já que alguns preferiam a derrota para a "Azurra" para que Felipão, recém demitido do Chelsea, assumisse a seleção brasileira caso Dunga fosse demitido.
Dunga não tem grande apoio dos torcedores, basta observar os resultados de pesquisas feitas em sites esportivos, inclusive no Lancenet, onde a reprovação do seu trabalho é enorme. Nos estádios, o eterno coro de "Burro, Burro" já foi entoado várias vezes, e até mesmo uma possível despedida já aconteceu, com os dizeres... "Adeus, Dunga... Adeus Dunga..."
Mas não venho criticar o trabalho deste iniciante técnico que não conta com grandes títulos em sua carreira como comandante, apenas como jogador, onde não existe discussão sobre o seu trabalho.
Deste amistoso, destaco apenas que nessa seleção globalizada, onde infelizmente não temos mais jogadores que atuam em nosso campeonato nacional, a maioria dos jogadores que iniciaram a partida como titulares, seis atletas, (Júlio César, Maicon, Juan, Felipe Melo, Ronaldinho Gaúcho e Adriano) atuam na Itália.
Esperava-se que eles pudessem resolver o amigável entre as duas seleções, já que atuam no país da seleção adversária. Mas quem decidiu mesmo foram os jogadores do clube de menor porte entre os convocados, os atletas do Manchester City, da Inglaterra.
Robinho e Elano jogaram um futebol que empolgou. Robinho com seus dribles desconcertantes e Elano com sua objetividade, fizeram além dos gols, uma partida excepcional. E olha que ambos não passam por uma boa fase. O atacante é acusado de estupro, e o meio campista é reserva na equipe do Manchester City.
Outro destaque é a invencibilidade da seleção, que não perde a sete partidas!
É Brasil... Agora é esperar para ver até quando Dunga será o comandante canarinho. Será que ele conseguirá alçar voo até a África no ano que vem?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Oh my God! Bye Bye Big Phill...

Mais um brasileiro não conseguiu comandar um clube milionário da Europa. O nosso querido Felipão, que trouxe de volta o orgulho de torcer pela Seleção Brasileira ao conquistar o pentacampeonato mundial acabou sendo demitido do Chelsea.
Por quê nossos treinadores, que reclamam tanto de como são tratados no Brasil, não conseguem sucesso em clubes europeus?
Além de Felipão, nos últimos anos, tivemos outro exemplo, o de Luxemburgo.
Vanderlei assumiu o Real Madrid, após excelente passagem pelo Santos em 2004, e chegou ao clube espanhol no final do mesmo ano. No elenco, os galácticos de Madri, não renderam o esperado, nem antes, nem durante e nem depois da passagem do técnico brasileiro.
Estas são algumas dúvidas e afirmações minhas, que também podem ser motivos para o fracasso dos comandantes brasileiros no velho continente.

Estilo diferente:
Logicamente que os estilos do futebol brasileiro, com o futebol europeu são diferentes. Um mais técnico e outro mais pegado, que exige muito contato e força física.
Até qual ponto, isto pode interferir na campanha dos técnicos brasileiros que se arriscam na Europa?

Jogadores "Galácticos":

Nem Felipão, nem Luxemburgo podem reclamar da ausência de estrelas em suas equipes que dirigiram. Ambos contaram com jogadores de nível espetacular e conhecidos mundialmente.
Será mesmo que trabalhar com um elenco recheado de craques é um problema?

"Bagagem" curricular:

Para chegarem ao comando técnico de equipes como estas, não faltaram conquistas para ambos. Os dois técnicos passaram pela Seleção Brasileira. Luxa, é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro e Felipão já venceu a Libertadores e treinou também outra seleção, a de Portugal. Sendo assim, já passaram por situações mais "complicadas" do que treinar um clube tão famoso e cheio de dinheiro em caixa... E por passarem em seleções, conhecem bem o contato com jogadores de altíssimo nível.
Mas por que quando assumiram essas duas potencias, não obtiveram sucesso?

Idioma e costumes:

Luxa arranhou um "portuñol" e Felipão arriscou o inglês. Mas sempre com tradutores dispostos a auxiliarem. Acredito que para Felipão, a mudança não tenha sido tão radical em relação aos costumes, pois o gaúcho já estava na Europa por alguns anos, devido o trabalho em Portugal. Já Luxa foi transferido imediatamente do Santos para o Real.
Teria algum deles, sido prejudicado por um desses fatores?

Boicote:

A maneira de trabalho dos treinadores brasileiros é bastante diferente dos treinadores europeus, e isso irrita os jogadores do Velho Continente. O treino em dois turnos, sempre causa irritação entre os atletas e o comandante brasileiro.
Não descarto a possibilidade, mas será que este poderia ser um dos motivos para o mal desempenho de ambos na Europa?

Campanha e elenco:
Luxemburgo - Real Madrid (2004/2005)
No elenco espanhol, jogadores como Ronaldo, Roberto Carlos, Beckham, Figo, Raúl.
Foram 44 jogos, 27 vitórias, 06 empates e 11 derrotas.

Felipão - Chelsea (2008/2009)
No elenco inglês, jogadores como Terry, Chech, Ballack, Drogba, Anelka, Deco.
Foram 36 jogos, 20 vitórias, 11 empates e 05 derrotas


Campanhas longe de serem excelentes, mas para um time de ponta do cenário mundial, realmente é sempre esperado mais. Mas e a velha história do trabalho em longo prazo? Parece que não é só no Brasil que os técnicos brasileiros dançam. Uma campanha com estes números no Brasil levaria o técnico a ser despedido, ou uma renovação de contrato?

PS: Sem me esquecer... Ao nosso querido anão Dunga, que ele trate de vencer! Pois tem um fantasma do Felipão sob o jogo de amanhã...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Em São Paulo, não é só São Pedro que faz chover

Quem acompanhou o fim de semana do Campeonato Paulista, viu como choveu no estado. Além da água que caiu em São Paulo, que paralisou partidas como o clássico entre Portuguesa e Corinthians e Santo André e Marília, os artilheiros fizeram o favor de balançar as redes e encher de alegria seus torcedores. Além de água, choveu gols!
Mas não é de se assustar, pois o Paulistão 2009 conta com os três artilheiros do Campeonato Brasileiro do ano passado, e cada goleador atuando por um clube.
Kléber Pereira, Keirrison e Washington além de empatarem na disputa nacional em 2008, até a 6ª rodada do estadual deste ano também estão com o mesmo número de gols marcados, quatro cada um. Os atacantes marcaram neste Domingo. Washington fez o gol da vitória do Tricolor. Kerrison marcou dois na goleada do Porco por 4x1 no Peixe, que teve o seu gol marcado por Kléber Pereira.
Kléber se manteve no Peixe após a janela de transferência do final da temporada. Já Keirrison e Washington se transferiram. O K9 do Palmeiras foi contratado após ser revelado no Coritiba, e o W9 do São Paulo, veio do Fluminense, após o retorno ao Brasil. Veja o balanço de cada jogador, no Brasileiro de 2008 e Paulistão de 2009.

Kléber Pereira:
Gols do Santos no Brasileirão 2008: 44 Gols
Gols do Kléber: 21 Gols

Gols do Santos no Paulistão 2009: 08 Gols
Gols do Kléber: 04 Gols

Keirrison:
Gols do Coritiba no Brasileirão 2008: 55 Gols
Gols do Keirrison: 21 Gols

Gols do Palmeiras no Paulistão 2009: 14 Gols
Gols do Keirrison: 04 Gols

Washington:
Gols do Fluminense no Brasileirão 2008: 49 Gols
Gols do Washington: 21 Gols

Gols do São Paulo no Paulistão 2009: 09 Gols
Gols do Washington: 04 Gols


Eles ainda não estão na ponta da artilharia do Paulistão. Mas ambos já demonstram que mais uma vez, vão lutar pelo prêmio no final da competição. E além da artilharia, podem ser peças fundamentais do título para suas equipes.
Mas lembrem-se... Ronaldo do Corinthians ainda não estreou, e o Fenômeno conhece bem o caminho das redes!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Interior Fenomenal... O grande clássico ganha tempero extra!

Ronaldo chegou, foi recebido com uma imensa festa e depois das comemorações do final do ano, foi realizar a pré-temporada com o Timão em Itu. Após as atividades no interior, retornou a capital.
E todos os passos da contratação mais badalada dos últimos anos do futebol brasileiro, foram acompanhados de perto pelos repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e paparazzi's de plantão. Mas o Brasil vai parar pra ver a estréia do Fenômeno pelo Corinthians. E esta data está cada vez mais próxima, mesmo que indefinida.
Mas se Ronaldo está acostumado com metrópoles como Milão, Madri, Rio de Janeiro e São Paulo, caso ele estréie no clássico contra o Palmeiras, uma cidade do interior paulista será o palco deste jogo que promete movimentar não só os paulistanos, mas todos os brasileiros.
A estréia ainda não tem data marcada, mas se o novo camisa nove do Corinthians, estrear no clássico, Presidente Prudente, o local do jogo, receberá a atenção de todos os torcedores do futebol brasileiro, que além de assistirem o clássico de muitas emoções como Palmeiras e Corinthians, acompanhará esta estréia tão aguardada.
A Federação Paulista, confirmou o duelo para o estádio Eduardo José Farah, há 587 quilômetros da capital paulista. O estádio tem capacidade para 38 mil pessoas. Mas Ronaldo não está muito interessado em estrear no interior. O Fenômeno anunciou que está louco para jogar, mas que prefere que este jogo inaugural seja em casa, próximo de sua torcida, mas ao mesmo tempo não descartou a hipótese de que ele estréie no clássico contra o Porco.
Vários jornalistas criticaram a possibilidade de ver o Ronaldo pela primeira vez em campo, justamente no grande clássico contra o Palmeiras. Talvez a falta de ritmo o prejudique em um jogo tão "pegado"? e de clima quente. Mas quando se trata do Fenômeno, tudo pode acontecer!

E você corinthiano? Quer ver Ronaldo pela primeira vez contra o Palmeiras longe de casa ou esperar um pouco mais para vê-lo de perto no Pacaembu?

E os Palmeirenses? Ronaldo põe medo caso jogue o clássico ou pode vir que o Verdão é maior que o Fenômeno?

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Guerreiros Xavantes!






Grêmio Esportivo Brasil
Pelotas - RS


Cláudio Milar
Régis
Giovani Guimarães







Guerreiros. Assim denominamos os Xavantes, estes que não são apenas índios, pois o tradicional Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas no Rio Grande do Sul, escolheu a figura do índio Xavante para representar nos gramados do futebol brasileiro.
A figura dos índios Xavantes passou a se relacionar com os torcedores, com as cores, com o clube do sul a partir do ano de 1946. Esta tribo de apaixonados torcedores é conhecida como a mais fiel do estado e a maior do interior gaúcho.
Esta força que vem da arquibancada levou o clube a conquistar o primeiro Campeonato Gaúcho, em 1919, oito anos após a fundação do clube.
O Xavante fez história ao ultrapassar as fronteiras do estado e duelar com a Seleção Uruguaia, em 1950. Na histórica partida, a vitória por 2x1 encheu de orgulho a torcida do Brasil, pois esta mesma seleção celeste, veio ao nosso país vencer a Copa do Mundo disputada naquele ano, exatamente contra a Seleção Brasileira no Maracanã.
Mas os uruguaios resolveram presentear o vencedor daquele duelo de 1950, vários anos após a derrota dos bi-campeões mundiais. Este presente veio em forma de goleador, em 2002, quando o eterno camisa sete, vestiu pela primeira vez o manto do Brasil. O nome do presente, é Claudio Milar.
O uruguaio Milar, atacante, fez história no Xavante, ao fazer a torcida vibrar 110 vezes, comemorando seus gols como se estivesse atirando flechas como os indígenas.
Aquelas flechas, lançadas a torcida aos gritos de gol, era repleta de alegria e amor. Um amor sincero, um amor verdadeiro, provado dentro de campo sob os olhares dos fiéis torcedores.
Sua dedicação foi tanta, que o ilustre Xavante se despediu do clube marcando o gol da vitória sobre o Santa Cruz e horas mais tarde foi para o céu em um trágico acidente. Junto com ele, foram também o zagueiro Régis e o preparador de goleiros, Giovani Guimarães. O artilheiro do rubro-negro do sul partiu no dia 15/01/2009, e virou lenda, que será lembrado sempre no estádio Bento Freitas.
Seu nome continuara sendo entoado pela guerreira torcida Xavante, que jamais se esquecerá do seu afeto pelo clube. A dor que ficará só não será maior que os vários momentos de alegria que Milar proporcionou para o Grêmio Esportivo Brasil.
O céu passará a ter estrelas rubro-negras. Lá de cima, Régis, Giovani e Milar não deixarão de acompanhar os guerreiros Xavantes!
O Troféu Fino da Bola!, homenageia os guerreiros do Brasil pela bravura e força ao tentarem se reerguer e pela escolha de disputar o Campeonato Gaúcho de 2009, poucos dias após o fatídico acidente.
O certificado será enviado nos próximos dias, e contará com o nome das três vítimas fatais do acidente.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Classificação da Série A 2009, pelos estaduais brasileiros

O Blog Rola a Bola! traz a classificação dos vinte clubes da Primeira Divisão Brasileira, através do aproveitamento em seus respectivos estaduais.

Todos os clubes da Série A já estrearam em seus estaduais. Devido o número de jogos realizados não serem uniformes em todo o Brasil, esta classificação que fiz está consiste no aproveitamento dos times nas primeiras rodadas dos campeonatos estaduais.
Não existe critério de desempate.

Sport: 100% (7 Jogos – 7 Vitórias)
Vitória: 100% (5 Jogos – 5 Vitórias)
Palmeiras: 100% (4 Jogos – 4 Vitórias)
Flamengo: 100% (3 Jogos – 3 Vitórias)
Botafogo: 100% (3 Jogos – 3 Vitórias)
Cruzeiro: 100% (2 Jogos - 2 Vitórias)
Inter: 83% (4 Jogos – 3 Vitórias e 1 Empate)
Corinthians: 83% (4 Jogos – 3 Vitórias e 1 Empate)
Grêmio: 77% (3 Jogos – 2 Vitórias e 1 Empate)
Goiás: 77% (3 Jogos – 2 Vitórias e 1 Empate)
Atlético Paranaense: 77% (3 Jogos – 2 Vitórias e 1 Empate)
12° Barueri: 66% (4 Jogos – 2 Vitórias e 2 Empates)
13° Náutico: 61% (7 Jogos – 3 Vitórias e 4 Empates)
14º São Paulo: 58% (4 Jogos – 2 Vitórias, 1 Empate e 1 Derrota)
Santos: 58% (4 Jogos – 2 Vitórias, 1 Empate e 1 Derrota)
16° Coritiba: 55% (3 Jogos – 1 Vitória e 2 Empates)
17° Avaí: 53% (5 Jogos – 2 Vitórias, 2 Empates e 1 Derrota)
18° Santo André: 50% (4 Jogos – 2 Vitórias e 2 Derrotas)
19° Fluminense: 44% - (3 Jogos – 1 Vitória, 1 Empate, 1 Derrota)
20° Atlético Mineiro: 33% - (2 Jogos – 2 Empates)

Observando estes números, destaco:

* Dos clubes que irão disputar a Libertadores, três estão com 100% de aproveitamento, (Cruzeiro, Palmeiras e Sport), o Grêmio ainda não perdeu e o São Paulo apresenta apenas uma derrota.
* Apenas o Santo André apresenta DUAS derrotas.
* O Atlético Mineiro é o único clube que ainda não venceu. Mas também não foi derrotado.
* Os pernambucanos, (Sport e Náutico) já tiveram o maior número de jogos entre os clubes, SETE partidas. Enquanto o Sport venceu TODAS, o Náutico não perdeu, mas empatou QUATRO delas.
* Dos quatro recém promovidos, Corinthians e Barueri ainda não perderam.


Mas muita coisa ainda vai rolar. Nós torcedores, só temos que esperar e conferir!

100 Jardas e o nome na história!

Hoje o Blog Rola a Bola! Abre espaço para outro futebol. O Futebol Americano. Sei que a maioria dos brasileiros não gosta do esporte praticado com a bola oval, mas ele é repleto de emoções tanto quanto o nosso querido futebol da bola redonda, o Soccer para os americanos.
Neste domingo, tivemos a decisão do Super Bowl XLIII, um incrível evento transmitido para centenas de países e que gera milhões de dólares. Os números são realmente espantosos. Veja:

*Ingresso mínimo: R$3.409,00. Ingresso camarote: R$193.000,00.
*Estacionamento comum: R$136,00. O do camarote, R$365.
*Retorno financeiro de cerca de R$ 800 milhões!
*É o segundo dia que mais se consome alimentos, atrás apenas do Dia de Ação de Graças.
*Comercial de 30 segundos: R$ 6 milhões.
*Programa mais visto da TV americana.
*223 países, 30 idiomas.
*Durante o intervalo da partida, um mega show anima os espectadores, em 2009 o show foi de Bruce Springsteen.


Deixando os números de lado, a decisão foi entre o Arizona Cardinals e Pittsburgh Steelers. Não vou negar que tenho várias dúvidas quanto às regras do jogo, mas o básico que sei foi o bastante para me deixar das 21 horas até pouco mais de 01:15 da madrugada acompanhando a partida.
Um jogo extremamente emocionante, repleto de ?Touchdowns?, o momento máximo do jogo. O placar foi 27x23 a favor do Pittsburgh, que levou o sexto título e tornou-se o maior vencedor do evento.

Uma jogada que valeu o título!

Um lance marcará a grande vitória dos Steelers. Um touchdown inrcível e histórico marcado por James Harrison.
James do Pittsburgh, interceptou um passe da equipe adversária praticamente dentro da área onde seria marcado o touchdown que daria a vantagem para o Arizona. Em uma jogada mágica, James com a bola nas mãos, percorreu TODO o campo, exatamente 100 jardas de uma extremidade a outra. Durante sua fantástica corrida, contou com os empurrões comuns entre os jogadores para se esquivar de golpes adversários. Menos de duas jardas para a conclusão, foi 'atacado' por dois adversários e não largou a bola, caindo com ela na end zone onde escreveu seu nome na história com o touchdown mais longo da história do Super Bowl.


Só pela minha descrição do lance, dá para imaginar como foi este jogo repleto de reviravoltas no placar. Mas no final deu o favorito, com o touchdown decisivo no último minuto.

Agora levanto uma questão. Imaginem a decisão do Campeonato Brasileiro de futebol, o esporte mais popular do Brasil, nos mesmos moldes do Super Bowl. Repleto de investimentos e muito luxo... Daria certo?