quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Guerreiros Xavantes!






Grêmio Esportivo Brasil
Pelotas - RS


Cláudio Milar
Régis
Giovani Guimarães







Guerreiros. Assim denominamos os Xavantes, estes que não são apenas índios, pois o tradicional Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas no Rio Grande do Sul, escolheu a figura do índio Xavante para representar nos gramados do futebol brasileiro.
A figura dos índios Xavantes passou a se relacionar com os torcedores, com as cores, com o clube do sul a partir do ano de 1946. Esta tribo de apaixonados torcedores é conhecida como a mais fiel do estado e a maior do interior gaúcho.
Esta força que vem da arquibancada levou o clube a conquistar o primeiro Campeonato Gaúcho, em 1919, oito anos após a fundação do clube.
O Xavante fez história ao ultrapassar as fronteiras do estado e duelar com a Seleção Uruguaia, em 1950. Na histórica partida, a vitória por 2x1 encheu de orgulho a torcida do Brasil, pois esta mesma seleção celeste, veio ao nosso país vencer a Copa do Mundo disputada naquele ano, exatamente contra a Seleção Brasileira no Maracanã.
Mas os uruguaios resolveram presentear o vencedor daquele duelo de 1950, vários anos após a derrota dos bi-campeões mundiais. Este presente veio em forma de goleador, em 2002, quando o eterno camisa sete, vestiu pela primeira vez o manto do Brasil. O nome do presente, é Claudio Milar.
O uruguaio Milar, atacante, fez história no Xavante, ao fazer a torcida vibrar 110 vezes, comemorando seus gols como se estivesse atirando flechas como os indígenas.
Aquelas flechas, lançadas a torcida aos gritos de gol, era repleta de alegria e amor. Um amor sincero, um amor verdadeiro, provado dentro de campo sob os olhares dos fiéis torcedores.
Sua dedicação foi tanta, que o ilustre Xavante se despediu do clube marcando o gol da vitória sobre o Santa Cruz e horas mais tarde foi para o céu em um trágico acidente. Junto com ele, foram também o zagueiro Régis e o preparador de goleiros, Giovani Guimarães. O artilheiro do rubro-negro do sul partiu no dia 15/01/2009, e virou lenda, que será lembrado sempre no estádio Bento Freitas.
Seu nome continuara sendo entoado pela guerreira torcida Xavante, que jamais se esquecerá do seu afeto pelo clube. A dor que ficará só não será maior que os vários momentos de alegria que Milar proporcionou para o Grêmio Esportivo Brasil.
O céu passará a ter estrelas rubro-negras. Lá de cima, Régis, Giovani e Milar não deixarão de acompanhar os guerreiros Xavantes!
O Troféu Fino da Bola!, homenageia os guerreiros do Brasil pela bravura e força ao tentarem se reerguer e pela escolha de disputar o Campeonato Gaúcho de 2009, poucos dias após o fatídico acidente.
O certificado será enviado nos próximos dias, e contará com o nome das três vítimas fatais do acidente.

2 comentários:

  1. Fica o meu agradecimento pela lembrança ao nosso clube. O momento está sendo difícil, mas vamos recuperar o nosso clube! Abraços

    ResponderExcluir
  2. pode cre

    Milar, Regis e Giovani
    obrigado por tudo guerreiros

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!