quarta-feira, 29 de julho de 2009

Idas e vindas

O futebol mineiro viveu nesta terça-feira, dia 28/07, duas importantes notícias para os ídolos de Atlético e Cruzeiro.

No lado alvinegro de Belo Horizonte, Diego Tardelli foi convocado por Dunga para o amistoso contra a Estônia, no dia 12/08. O artilheiro da temporada brasileira desfalcará o clube mineiro justamente contra o Palmeiras, que será o duelo de até então líderes de Campeonato Brasileiro.
Quem imaginou que seu substituto seria Rentería, recém contratado pelo clube, se equivocou. O atacante colombiano, que será apresentado pelo Galo nos próximos dias, também foi convocado para a sua seleção.

A convocação de Tardelli gerou certa polêmica entre atleticanos e cruzeirenses e fui prova disto!

Ontem estive com alguns amigos em um dos milhares botecos de Belo Horizonte e o clima pacífico acabou quando o assunto futebolístico tomou conta da mesa.
Mais precisamente, o motivo da imensa discussão foi a grande dúvida:

Quem é melhor...
Diego Tardelli ou Kléber, o “Gladiador”?


Diante de diversas opiniões entre os rivais, eu optei por ficar em cima do muro e dizer que os jogadores têm características diferentes. Vejo Tardelli como um grande matador, aquele verdadeiro homem gol. Já o Kléber, um atacante fundamental para servir como pivô e armação de jogadas, além de marcar os seus gols também...

Sendo assim, trago a discussão para o blog. Dê a sua opinião!

Já no Cruzeiro, o argentino Juan Pablo Sorín, símbolo de raça para os cruzeirenses, anunciou sua aposentadoria e pegou jornalistas e jogadores de surpresa. Alegando falta de oportunidade e lamentando as diversas contusões em um curto período de tempo, o camisa 6 da Toca da Raposa se despediu do clube e dos gramados, rescindo o contrato imediatamente

* Ficarei ausente do blog nos próximos dias. Amanhã, dia 30 de Julho, comemorarei meu aniversário de 20 anos. Viajarei e retorno no próximo domingo.
Para quem não conhece, clique veja o novo Ranking do Blog Rola a Bola!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ranking do Blog Rola a Bola!

O Blog Rola a Bola!, para comemorar seus oito meses no ar, está lançando o novo ranking da temporada, com os 60 clubes que estão disputando as três principais divisões do futebol brasileiro.
Com um sistema de pontuação diferenciado dos demais, o Blog Rola a Bola! tem uma pontuação específica para cada competição.

O objetivo deste novo ranking é mostrar a campanha destes clubes nos principais campeonatos da temporada, pontuados por vitória, empate e bonificações. Ao final de cada ano, conheceremos a equipe de melhor aproveitamento dentro do sistema de pontuação.

O ranking será atualizado mensalmente.

Com a palavra, Cezinha:


Desenvolvi este ranking através de todos os resultados dos clubes. Fui atrás de cada partida (e deu muito trabalho), para trazer ao blog uma nova disputa e logicamente a oportunidade de dar aos leitores o conhecimento da campanha dos times em toda a temporada.
Qualquer erro encontrado, favor informar, pois atualizei manualmente a cada rodada.

Logicamente, espero que os visitantes gostem, e gostaria da opinião, caso vocês discordem de algo. O que for possível mudar estarei realizando já nesta edição ou para a próxima temporada!

Concordo com os que dizem que rankings normalmente são muito confusos e que as pontuações são polêmicas e não mostram muito a realidade, mas espero neste, ter uma boa disputa entre os clubes.

O símbolo do “Ranking do Blog Rola a Bola!” é este, e estará ao menu ao lado!
Clique nele, leia o sistema de pontuação, a classificação geral e o desempenho em cada campeonato.

Abraços!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novamente o Goiás

O Goiás é mesmo uma pedra no sapato dos clubes que estão lutando pelo título. Ontem o time esmeraldino estragou a festa dos mais de 50 mil torcedores presentes no Mineirão, que viram o Atlético Mineiro perder por 1x0, gol de Iarley, e deixaram o Palmeiras encostar na liderança.

Em cinco dias, os goianos impediram que os líderes Atlético e Palmeiras obtivessem uma vantagem maior sobre os demais. Com duas vitórias diante dos dois primeiros colocados, o Goiás chegou aos 23 pontos, e está na 6ª posição. Vale lembrar que na última quarta-feira, no Serra Dourada, o time de Hélio dos Anjos venceu de virada o Palmeiras, por 2x1.

Quem pensa que este feito de complicar a vida dos líderes é inédito para o Goiás, se engana. Desde a era dos pontos corridos, o time goiano tem atrapalhado bastante o caminho de vários clubes e também dos últimos campeões.

Veja as façanhas do Goiás:

Em 2003, o Cruzeiro venceu o campeonato com exatos 100 pontos. Com apenas oito derrotas em 46 jogos. Uma destas derrotas foi para o Goiás, por 1x0 no Serra Dourada.
No ano seguinte, o Santos, de Vanderlei Luxemburgo e Robinho, não teve vida fácil atuando em Goiânia. Um empate em 3x3 resultou em apenas um dos 89 pontos do time da Vila Belmiro naquela temporada.
Em 2005, o Corinthians foi ao Serra Dourada para vencer e confirmar o seu título. Quem pensou que teria vida fácil, errou feio. O time liderado por Carlitos Tevez encontrou imensas dificuldades e acabaram derrotados por 3x2. Com a derrota do Internacional para o Coritiba, o Timão foi campeão com três pontos de vantagem sobre os gaúchos. No primeiro turno, o Goiás arrancou um empate em São Paulo, por 1x1 e foi um dos poucos times que não foi derrotado pelo Corinthians naquele campeonato.
O tricampeão São Paulo em 2006, 2007 e 2008 teve mais competência diante dos goianos. Apenas em 2007, perdeu pontos. Em um jogo sem gols, o Tricolor conseguiu o empate jogando fora de casa. Vale ressaltar que os paulistas decidiram seu último título nacional justamente contra o Goiás, na última rodada, e graças à vitória no Bezerrão, o São Paulo superou o Grêmio na classificação, com uma diferença de três pontos.

AMANHÃ:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A rodada do Galo

A 13ª rodada do Campeonato Brasileiro foi perfeita para um clube. E justamente para o líder Atlético Mineiro. O Galo recebeu o Fluminense no Mineirão, venceu por 2x1 e se distanciou na liderança. Além da vitória, os outros resultados da rodada colaboraram, e muito, para que o time comandado por Celso Roth abrisse três pontos para o vice.
Nos primeiros jogos do meio de semana, os dois times que poderiam passar o Galo tropeçaram e deram a oportunidade ao time mineiro de se isolar na liderança.

O Internacional e o Palmeiras saíram na frente de seus adversários, mas não triunfaram.

Os gaúchos receberam o São Paulo no Beira-Rio, que passa por dificuldades na competição. O Colorado abriu 2x0 com dois gols irregulares de Alecssandro. A vitória parecia fácil, principalmente após Washington ter perdido um pênalti ao final do primeiro tempo. Após o intervalo, o time de Ricardo Gomes reagiu e empatou. Com o resultado em 2x2, o Internacional acabou perdendo dois pontos, e somando apenas um na classificação, ficando com 24 e quatro atrás do líder, permanecendo na 3ª posição.

O Palmeiras fez 1x0 com o golaço de Diego Souza, mas sofreu a virada do Goiás, no Serra Dourada, aos 43 minutos. Com a derrota, o time de Muricy, porém ainda não comandado por ele, estacionou nos 25 pontos e ficou na 2ª colocação.

O outro jogo importante para os primeiros colocados foi entre Corinthians e Vitória. O Timão venceu pelo mesmo placar do Galo, e entrou no G-4, impedindo o Vitória de se aproximar da liderança e acabaram empurrando os baianos para a 6ª posição.

O Barueri, que pontuou fora da casa, ao empatar com o Flamengo no Maracanã, só pode lamentar o fato de ter saído na frente e acabou permitindo a igualdade no marcador. A equipe paulista ultrapassou o Vitória, chegou aos 22 pontos e nesse momento estaria na Libertadores, pois o Corinthians já tem a vaga e está entre os quatro primeiros.

Com estes resultados, a festa no Mineirão foi enorme, após o apito final do PÉSSIMO árbitro Wilson Seneme. Mais uma vez a arbitragem do nosso futebol complicando as partidas... Mais de 56 mil pessoas acompanharam no estádio a oitava vitória do Galo, e agora líder isolado, com 28 pontos. A festa foi maravilhosa no terreiro do Galo, que ainda não perdeu em seus domínios.

O tal “Galo Paraguaio”, como afirma alguns (ME INCLUO FORA DESSA), já vai mostrando que é mesmo o Galo Forte e Vingador!

- Na próxima terça-feira, dia 28/07, o novo RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Uma leitura sobre o Brasileirão

Mais uma vez, o Brasileirão começa com uma cara e terminará com outra... O que quero dizer com isso? Basta olhar o antes e depois da janela de transferência. Pode não ser como nos primeiros anos, onde qualquer atleta deixava o país, mas o número continua alto, e principalmente as revelações pouco ficam no Brasil.

Essa semana foi movimentada em alguns clubes e surgem especulações por todo lado. O vai-e-vem já faz parte do nosso campeonato.

Além do êxodo, a bola ta rolando e surpresas aparecem na tabela. Com todos os vinte clubes focados no Brasileirão, a disputa ficará ainda mais emocionante.

Na liderança do Campeonato, o Atlético Mineiro vai suportando a pressão muito bem. Conquistou pontos importantes fora de casa, como o resultado de domingo (0x0 contra o Vitória no Barradão) e em casa faz do Mineirão um verdadeiro inferno para os adversários. No meu olhar, é candidato a vaga na Libertadores e pode sim pensar no título. Alguns jornalistas não admitem, talvez para eles, só fique claro na penúltima rodada... Aí fica muito fácil apontar quem levará o caneco...
O Palmeiras anunciou Muricy Ramalho. Excelente treinador! Mas será que no Verdão terá tanto sucesso? Após longa novela o técnico chega ao Palestra. Ao mesmo tempo, os jogadores pediam Jorginho no cargo. O salário será altíssimo, também pudera, Muricy não é qualquer um... O Internacional, eleito por muitos o melhor elenco do país vai ao mesmo tempo bem e mal. Na 3ª colocação, o técnico Tite é bastante questionado por perder a Copa do Brasil e a Recopa. A derrota no Gre-Nal também balançou o treinador na corda bamba. O atacante Nilmar está nas manchetes como próximo jogador a deixar o clube. Será uma perda enorme para o Colorado.
Mais uma das surpresas, o Vitória. Com excelente campanha em casa, e contando com um centroavante matador, Roger, os baianos ocupam a 4ª posição ao lado do inesperado Barueri, recém promovido. Os treinadores Carpegiani e Estevam Soares fazem excelente trabalho, porém os paulistas perderam peça importante, o atacante Pedrão, que deixou o time como o principal artilheiro.

Na zona da Sul-Americana, vem o Corinthians, em uma crescente, porém sofrendo bastante com o assédio europeu. Perdeu para o futebol turco André Santos e Cristian e anunciou a saída de Douglas. Três jogadores importantes que farão falta ao Timão, tanto no Brasileirão quanto na Libertadores. Grêmio, Flamengo e São Paulo também se encontram nesta faixa intermediária da tabela. Os tricolores vão levantando a cabeça após a participação na Libertadores. O São Paulo tenta aliviar uma crise, já os gaúchos busca um novo fôlego após vencer o clássico. O que preocupa no Olímpico é a possível saída de Douglas Costa e no Morumbi, Miranda e Hernanes podem buscar novos ares. O Fla conta com o Imperador, mas perdeu Ibson, que era fundamental no esquema de jogo.

Na parte debaixo, gigantes em situação complicada. O Fluminense trocou mais uma vez de técnico, e trouxe o velho conhecido Renato Gaúcho. O Santos anunciou também Vanderlei Luxemburgo. O Botafogo mantém Ney Franco, mas não se sabe até quando, apesar de uma melhora nos resultados. O Sport, que esteve na Libertadores, vai sofrendo com Leão no comando e perdeu o atacante Weldon para o Benfica, mesmo destino de Ramires, a jovem revelação do Cruzeiro, da Seleção Brasileira e que fará muita falta para o time mineiro, que mesmo na zona de rebaixamento não deverá permanecer muito tempo por lá. Mas terá forças para buscar novamente a Libertadores?

------------------------------------------------------------------------------------------------- Vem aí...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vem aí...

Ando bastante ocupado, organizando o "Ranking do Blog Rola a Bola!"
Nos próximos dias ele estará no ar!

O objetivo deste novo ranking é mostrar a campanha dos 60 clubes (Séries A, B, C) nos principais campeonatos da temporada, pontuados por vitórias, empates e bonificações. Ao final de cada ano, conheceremos a equipe de melhor aproveitamento dentro do sistema de pontuação.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Apenas 180 minutos

No final de 2004, uma tragédia aconteceu. O tão querido e tradicional América de Minas Gerais foi rebaixado para a 3ª divisão nacional, que naquela época poderíamos chamar também de verdadeiro inferno!

A Série C contava com 64 clubes, uma tabela complicada e desorganizada. Os adversários na maioria sem expressão e gramados que pareciam mais um mangue. Disputar a Terceirona não era e nunca será tarefa fácil, mesmo que os moldes de 2009 sejam bem melhores que dos anos passados.

Para ganhar a Série C, exige-se muito mais que organização tática e excelentes jogadores. É preciso muita garra, vontade e dedicação!

Depois de cinco anos vivenciando este pesadelo, o Coelho nunca esteve tão perto de se livrar deste marasmo. Faltam apenas duas partidas, 180 minutos, para que o América consiga o acesso para a Série B do futebol brasileiro.

Ontem estive no Independência, para cobrir mais uma partida do time muito bem treinado por Givanildo Oliveira. Foi de arrepiar e aplaudir a atuação dos jogadores e da fiel e apaixonada torcida americana. Com o placar adverso, pois o Mixto saiu na frente logo aos quatro minutos de jogo, os torcedores apoiaram, cantaram o hino, deram força aos jogadores ao lado do alambrado e não se calaram um minuto sequer. A recompensa disto tudo veio no segundo tempo com a chuva de gols.

Enganam-se quem acredita que na torcida americana só existem os velhos, como escuto por aí. São verdadeiros ignorantes quem fala isto. São diversos jovens, crianças, mulheres e também os diversos senhores, que assistiram Tostão, Jair Bala, Éder e outros e que mesmo presenciando o pior momento da história americana não deixaram de apoiar e ter orgulho de estampar no peito o distintivo do América.

Com a goleada americana por 5x1, o Mixto está em situação bastante complicada e caminha para a 4ª divisão. E a torcida do Coelho também não perdoou, cantando “Ão, ão, ão, quarta divisão!”

Mas a festa foi toda alviverde! O bandeirão e as bandeiras de bambu deixaram a grande festa da classificação mais bonita! O América enfrentará o Gama, no Bezerrão, no dia 02/08, mas apenas para lutar pela primeira posição do Grupo C. Depois, as quartas-de-final, onde os quatro que avançarem para as semifinais, garantirão o acesso para a sonhada Série B. Por isso, restam apenas 180 minutos, para acordar de vez do pesadelo da Terceirona!

VAMOS SUBIR COELHO!

(Leia o resumo do jogo que fiz para o Lance! Clique aqui)


domingo, 19 de julho de 2009

Imprensa Esportiva

Inacreditável! Equipe de esportes está fora do ar por falta de patrocínio!

O jornalismo esportivo na região do ABCD paulista está enfraquecido. Essa dura realidade é confirmada pela interrupção nas transmissões da tradicional Equipe ABC de Esportes, de Santo André.

A trupe que realiza suas transmissões pela Rádio ABC, também da cidade de Santo André, e pelo Portal Clube do Esporte (www.clubedoesporteweb.com.br), acompanhou as principais conquistas do Ramalhão, como a Copa do Brasil de 2004, a campanha na Copa Libertadores de 2005, a conquista do Campeonato Paulista da A2 e do acesso a Série A do Brasileirão após 25 anos.

O trabalho da Equipe ABC de Esportes se estende ao Litoral Paulista com informações e transmissões dos jogos do Santos. A equipe é composta por Airton Marques, Anderson Marques, Antônio Eustáquio, Guina Moreira, Janete Ogawa e Miguel Fagundes.

De segunda á sexta das 21h ás 22h, a Rádio ABC transmitia o programa ABC nos Esportes que atinge aproximadamente 8 milhões de pessoas em toda região do ABC paulista, Baixada Santista, Indaiatuba e regiões de São Paulo.

Para voltar a jornada esportiva, a Equipe pede a colaboração através de depósito bancário, e aquele que contribuir irá concorrer a uma camisa oficial do clube que torce. A doação deve ser feita no Banco Itaú, agência: 0020, através da conta corrente: 89401-0.
Antônio Boaventura
Jornalista - São Paulo

O sonho da América – CAPÍTULO 18

E a Raposa Mineira... Também morreu! Dentro de casa, diante de milhares de torcedores fiéis e prontos para consagrar toda essa fantástica campanha pela América, o sonho se desfez. O culpado foi o argentino Verón, que dominou o jogo e ao final da partida ergueu a taça da Copa Libertadores.
Incrivelmente os argentinos viraram o jogo, após a Raposa sair na frente com belo gol de Henrique. Estava tudo pronto para a festa, mas não foi festa vez...
Os detalhes da decisão, todos já leram nos jornais, assistiram pela TV e acompanharam neste mesmo blog. Cruzeiro 1x2 Estudiantes.

Palmas para a Raposa, que mesmo sem o triunfo final, foi o clube brasileiro que avançou até a decisão e só não trouxe o título, pois errou justamente no momento em que não poderia errar.

O SONHO DA AMÉRICA VOLTARÁ EM 2010! Até o momento, apenas o Fiel Mosqueteiro Paulista confirmou sua presença carimbando seu passaporte. Os demais, apenas no final da temporada... Até lá!

RESULTADO: Libertadores e Recopa

A Copa Libertadores chegou ao fim e quem levou foi o Estudiantes de La Plata.
Minha aposta foi no Boca Juniors, pois quem acompanha o time sabe que o objetivo principal da equipe era vencer novamente a Libertadores, após terem sido eliminados pelo Fluminense em 2008.

Em 2009, o Boca decepcionou. Após uma primeira fase sem problemas, pois o grupo era muito fácil para os xeneizes, o Boca enfrentou o Defensor do Uruguai e foi eliminado dentro da própria La Bombonera. Um grande vexame!

Se passasse, teríamos o confronto argentinos Boca x Estudiantes nas quartas-de-final. Seria de tirar o fôlego!

Pela Recopa, incrivelmente o Internacional foi derrotado nas duas partidas contra a fraca LDU, eliminada na primeira fase da Libertadores da América e sem diversos jogadores que foram campeões em 2008. Outra aposta minha que fracassou... Incrivelmente!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sonhos de uma noite de Verón

O que era sonho tornou-se realidade... Para os argentinos! E para o Cruzeiro, o título que parecia muito mais real, virou um grande pesadelo.
Quem também aproveitou foi o Galo e seus torcedores, que tiveram às 24 horas mais felizes dos últimos tempos.


Aqui em BH, a Libertadores será assunto por longo tempo. Questionamentos e certezas ficarão na cabeça dos torcedores e estampados nos jornais por diversos dias. Cruzeiro e Estudiantes escreveram em suas histórias páginas importantes, mesmo com a derrota brasileira.

O que aconteceu com o Cruzeiro, que chegou a decisão com o favoritismo e acabou perdendo o título dentro de seu estádio? Difícil buscar explicação...
São coisas do futebol! De fato, o que realmente NÃO existe, são culpados.
Logicamente alguns jogadores não apareceram com o mesmo brilho de sempre, como Wagner e Ramires. Kléber jogou sozinho, pois seu companheiro Wellington Paulista se preocupava em fazer cenas dentro de campo para chamar atenção do juiz e tenta intimidar os argentinos, que diferentemente dele, já estão bem acostumados com essas provocações. Gérson Magrão foi o péssimo dos péssimos. Escorregou no lance que originou o escanteio que resultou no gol do título de Boselli. Acredito também que Adilson não teve tanta sorte em suas modificações.


A festa do Estudiantes começou no Mineirão e não tem hora para acabar. Com a colaboração dos atleticanos em Belo Horizonte, os argentinos festejaram durante toda a madrugada no hotel e no embarque de volta para La Plata. Os jornais argentinos exaltaram a grande conquista e aplaudiram o craque Verón. Na festa da chegada em seu país, os jogadores exibiram a bandeira do Atlético Mineiro no carro em que desfilavam. O carrasco dos cruzeirenses, Verón, tornou-se o novo ídolo do Galo.


O Atlético Mineiro tem motivos de sobra para comemorar... Além de aproveitar a festa dos argentinos, no Brasileirão o Galo confirma sua excelente campanha e retomou a liderança do torneio. Cerca de 54000 torcedores acompanharam no Mineirão a boa vitória alvinegra sobre o atual tri-campeão brasileiro, São Paulo. Com gols de Tardelli e Serginho o Atlético ultrapassou o Internacional. Como em todas as rodadas, a pergunta se o Atlético permanecerá na liderança e buscará o título continua sendo feita, porém, o que realmente é fato, é que o time de Celso Roth permanece entre os líderes e mais de ¼ do Campeonato Brasileiro já foi disputado.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

La Brujita está solta!

A Libertadores chegou ao seu final... E mais uma vez de maneira surpreendente.

Em 2007, o Boca Juniors venceu com tranqüilidade o Grêmio, nos dois jogos.
Em 2008, a “incrível” LDU derrotou, nos pênaltis, o Fluminense no Maracanã.
Em 2009, o Cruzeiro perdeu em casa, diante de 65 mil pessoas e com todo o favoritismo para o Estudiantes de La Plata de virada.

A BRUXA ESTÁ SOLTA PARA O FUTEBOL BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS EM DECISÕES...

Neste caso específico não é a bruxa, e sim LA BRUJITA!


Juan Sebástian Verón é o nome do capitão que ergueu na noite passada a taça da Copa Libertadores da América em pleno Mineirão.
O argentino, que não havia atuado bem na primeira partida e voltava de contusão, foi o nome desta conquista fantástica para os argentinos do Estudiantes de La Plata. O camisa onze reforça ainda mais o nome VERÓN na história do clube.

O OBJETIVO
O craque no início do ano foi sondado por diversos clubes, até mesmo pelo Atlético Mineiro, o rival do Cruzeiro que foi derrotado na decisão. O argentino nesta noite é o grande ídolo dos atleticanos.
O motivo do “não” para os clubes foi apenas um. “Quero ganhar a Libertadores pelo clube que meu pai fez história.” Está aí... Nesta noite do dia 15/07/2009, Verón cumpriu seu objetivo e faz do Estudiantes o melhor time da América.

O RETORNO AO CLUBE

Com 34 anos, filho de Juan Ramón Verón, o volante retornou ao Estudiantes em 2006, onde levou o clube ao título nacional no mesmo ano, que o time de La Plata não conquistava desde 1983.
Em 2008, o Estudiantes perdeu o titulo da Copa Sul-Americana para o Internacional no Beira-Rio.
Ontem, La Brujita escreveu mais uma página histórica do Estudiantes com o título da Libertadores.

A PARTICIPAÇÃO NA FINAL

Na partida decisiva, a bola dos gols saiu dos pés de Verón.
No primeiro gol argentino, Verón, em uma jogada de craque, inverteu o lance para a direita. Cellay cruzou e Fernandéz finalizou.
No segundo, Verón cobrou o escanteio na cabeça de Boselli, que cabeceou sem chance para Fábio.
A consagração veio depois do apito final. Debaixo de uma chuva de papel picado, o eterno capitão do Estudiantes ergueu diante dos jornalistas e do bom número de pinchas (torcedores do Estudiantes), a taça da 50ª edição da Copa Libertadores da América!
Clique aqui e leia a cobertura que fiz para da grande decisão para o Portal Clube do Esporte


Nos próximos dias o capítulo final da sessão especial “O SONHO DA AMÉRICA”, comentários sobre a partida e a vaga argentina para o Mundial de Clubes.

Agradecimentos ao jornalista Antônio Boaventura, que me deu a oportunidade de cobrir para o Portal Clube do Esporte, a finalíssima da Copa Libertadores.
Para um jornalista iniciante, fazer parte da equipe e ter esta oportunidade foi fantástico! Obrigado Antônio...

terça-feira, 14 de julho de 2009

A 50ª festa chega ao fim

No final do ano passado, já conhecíamos os 36 convidados para a grande festa da América. Este ano, esta festa teve um gostinho especial, já que era a comemoração dos 50 anos. Quem acompanha esta festa sabe de suas peculiaridades...
Esta foi mais uma daquelas festas onde aconteceu de tudo e mais um pouco. É aquela festa onde todos queriam estar, mas poucos participaram. Só restou aos que ficaram de fora, acompanhar.

Nesta grande festa de nome Libertadores da América, quatro convidados, que na verdade lutaram e muito por esse convite, acabam ficando de fora antes mesmo de a música começar a tocar. Foram eles que tiveram o nome na lista, mas esqueceram de confirmar.

Decidido os 32 presentes na festividade, o clima de alegria se transforma em angústia. Será que permanecerei até o final? Tem alguns que entram, cumprimentam e vão embora sem serem percebidos. Tem os que ficam no clima de oba-oba e quando percebem, não dá mais para ficar. Toda festa tem aquele vexame, e aqui não é diferente... O mais esperado chega, diante dos olhares de todos, mas bem antes do fim, falta ânimo para continuar e já é hora de ir para casa. Tem os que não conseguem se socializar com os mais respeitados. Tem os que participam da festa ativamente... Comem, dançam, brincam e de repente acabam dançando de vez. E quando percebemos, só restaram 16... E destes, é fácil concluir que não só os VIPS permanecem. É necessário muito mais que status para continuar nesta batalha.

Este ano foi assim que tudo caminhou. Dos 36 que viraram 32, restaram os 16 convidados guerreiros lutando pelo melhor, que é aproveitar ao máximo e chegar ao fim. Em 2009 tivemos um penetra nem um pouco aceitável. A Gripe Suína chegou ao recinto e assustou a todos. Logo os mexicanos pagaram o pato e foram embora da comemoração. Caminho livre para alguns, enquanto os ânimos se exaltavam em algumas rivalidades. Os brasileiros duelavam entre si, pois não dava para continuar por muito tempo com os cinco representantes. Os argentinos, diante do samba verde e amarelo, foram dançar o tango em Buenos Aires e deixaram apenas um convidado até o final. Teve uruguaio que chegou perto do fim, mas acompanhou o brasileiro que partiu um pouco mais cedo.

Enfim dois convidados. Um brasileiro de Minas Gerais e um argentino de La Plata. Convidados que fizeram por merecer este momento. Faltam cerca de noventa minutos para a festa acabar. Para um deles um final trágico, para o outro, outra festa está só começando e o final promete ser de gala em Abu Dhabi.

Esta foi mais uma Libertadores da América. A 50ª da história! Uma festa completa, com todos os ingredientes possíveis... Mais uma festa que termina com apenas um sorrindo e que a foto final jamais será esquecida. Uma festa para ficar na memória!
Este convite é para poucos...

ABU DHABI é o destino!

Releia o texto publicado no dia 27 DE JANEIRO, onde o Blog Rola a Bola! traz todas as informações sobre o MUNDIAL DA CLUBES DA FIFA 2009.

Neste ano, a competição será disputada em ABU DHABI!

CLIQUE E LEIA! Cruzeiro ou Estudiantes representarão a América do Sul em dezembro, nos Emirados Árabes.

domingo, 12 de julho de 2009

Clássico curioso

O finalista da Copa Libertadores e o líder do Campeonato Brasileiro se enfrentaram neste domingo. Cruzeiro e Atlético fizeram no Mineirão um clássico muito tradicional do futebol brasileiro, porém cheio de situações curiosas.

Logo aos SETE SEGUNDOS... 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7! Exatamente SETE segundos, o atacante Zé Carlos do Cruzeiro recebeu o cartão vermelho do árbitro Paulo César de Oliveira, após agredir o volante Renan com um soco. O Cruzeiro que foi a campo com o time de reservas, por estarem poupando os jogadores para a decisão de quarta-feira, viu a situação se complicar após a expulsão, a mais rápida da história do futebol brasileiro.

Com dez jogadores o Cruzeiro se fechou e buscava apenas os contra-ataques. A pressão do Galo foi tanta, que o time azul não conseguiu segurar o empate. O primeiro gol alvinegro veio em mais um lance estranho.

Após o cruzamento pela direita, o torcedor atleticano viu Tardelli posicionado sozinho dentro da área, de frente para o gol. Daquele local ele não costuma perder. Era chutar e correr para o abraço! Mas em um lance típico das peladas de fim de semana, Tardelli furou o chute. O torcedor do Galo não acreditou e preparou o xingamento. Mas não deu nem tempo de lamentar, pois o furo de Tardelli serviu de passe para Júnior, que chutou forte e fez o gol.

O Galo ampliou em uma jogada trabalhada, que envolveu também o volante Fabrício do Cruzeiro, que acabou errando e tocando nos pés do atacante Alessandro, que tinha entrado na partida aos 29 minutos. Aos 40 e 43 minutos, o Galo definiu a sua vitória.

No início do segundo tempo, a arquibancada cantava olé. Se você pensou que era a torcida do Galo que comemorava, se enganou. Os gritos vinham do lado azul do Mineirão. Empolgados pela campanha na Libertadores, os cruzeirenses faziam festa mesmo perdendo o jogo.

Clássico muitas vezes é sinônimo de emoção, mas o jogo de hoje foi uma excessão... Este realmente foi um clássico bem estranho. Os 45 minutos finais foram de muita troca de passes no meio de campo, e poucos lances perigosos. Nem Atlético, nem Cruzeiro chegaram muito ao ataque.

O placar foi definido após mais uma jogada desastrosa. O goleiro Andrey, saiu de sua área para corta um lançamento com o peito. Em um péssimo domínio, acabou deixando a bola nos pés de Éder Luís, que marcou mais um golaço neste Brasileirão. Qual foi o gol mais bonito de Éder? Contra o Sport onde ele percorreu metade do campo driblando os adversários ou este golaço de cobertura de fora da área?



Após o apito final, muita festa alvinegra pelo excelente placar de 3x0, que poderia ter sido maior, e a liderança da competição. Quem pensou que os cruzeirenses sairiam lamentando, nada disso! Saíram ensaiando a festa para a final contra o Estudiantes...

Além de todas estas situações “estranhas”, o público ficou longe de lembrar os velhos jogos entre Atlético x Cruzeiro. Apenas 22583 pessoas acompanharam no estádio a partida. Um público muito pequeno para o maior clássico de Minas Gerais.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que disseram os argentinos

O Blog Rola a Bola! traz um resumo, com manchetes e notícias dos jornais argentinos após a primeira partida da decisão da Copa Libertadores entre Estudiantes e Cruzeiro.

Diário Esportivo Olé
O Diário Esportivo Olé, traz em sua capa a foto de Verón com o corte no rosto, e a manchete “Se corta pero no se pincha”. Logo ao lado os dizeres: “Sangue, suor e 0x0.” Também comenta a excelente atuação de Fábio e que o título será definido no Brasil.

Em sua edição virtual, o jornal traz as manchetes:
* La batalla continúa – Em um texto interessante, os argentinos comparam o jogo final do dia 15 como uma batalha de guerra, composta de sangue e mártires e heróis. Colocam os jogadores do Estudiantes como soldados e que mesmo jogando em casa, o Cruzeiro não terá vida fácil.
*Las manos largas – O texto exalta a atuação de Fábio, que segundo o jornal foi o responsável pelo resultado e que se não fosse ele, o Estudiantes conseguiria boa vantagem.
*El sueño está vivo – Diz que mesmo com o empate em casa, o Estudiantes não deixou escapar o sonho de sair campeão da Copa Libertadores 2009.

Jornal El Dia
O Jornal El Dia, de La Plata, traz as fotos da decisão e lamenta o empate em casa. Comenta que os argentinos não marcaram o gol e terão que “guerrear” em Belo Horizonte. “No encontró el gol y ahora tendrá que pelear en Brasil.”
Traz também a entrevista com o técnico Alejandro Sabella, que segundo ele, sua equipe teve mais oportunidades de gols. Informam que os primeiros ingressos, cerca de três mil, para o jogo no Mineirão chegam nesta sexta-feira e serão vendidos no sábado.

La Nacíon
Um dos maiores jornais argentinos traz uma nota, com as palavras do goleiro Andújar, de que mesmo com o empate em casa, os argentinos acreditam no título e que não é necessário nada para levantar a confiança.

Clarín
O jornal Clarín traz uma pesquisa se o Estudiantes conseguirá vencer o Cruzeiro no Mineirão. Veja o resultado clicando aqui.
Deixa também um espaço para os torcedores dizerem como o Estudiantes deverá enfrentar os brasileiros e uma entrevista com o zagueiro Desábato, que afirma que o Cruzeiro realizou uma partida perfeita e que a decisão está aberta. O camisa 11, Verón, reconheceu a excelente atuação de Fábio e afirmou que o goleiro foi o homem do jogo.
"La figura fue el arquero de ellos"

Site oficial do Estudiantes de La Plata
O site oficial do clube argentino trouxe um resumo da partida e pede apoio dos torcedores para a decisão que acontecerá no próximo dia 15, no estádio Mineirão.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Muralha da América

Se tudo acabar bem na próxima quarta-feira para o Cruzeiro, a torcida azul agradecerá ao treinador Adilson, aos jogadores Ramires, Kléber, Marquinhos Paraná, ao restante do elenco e principalmente ao seu goleiro Fábio, que já pode ser imortalizado como a Muralha da América.

De maneira heróica, o camisa um do Cruzeiro caminha para escrever seu nome na história não só por ser o responsável por erguer a taça, caso o time seja o campeão, mas por ter sido o principal nome do bom resultado conquistado na Argentina no primeiro confronto da decisão, o empate por 0x0 contra o Estudiantes.

Com defesas milagrosas, Fábio impediu a alegria dos argentinos, que fizeram uma enorme festa antes da partida, com foguetes, sinalizadores, bandeiras e papéis picados. Mas toda a felicidade dos “pinchas”, acabava nas mãos do arqueiro cruzeirense.

Chute a queima roupa, falta de longa distância, falta bem cobrada, cabeçada dentro da área... Não deu outra, Fábio neles! Sua segurança embaixo das traves fez com que o Cruzeiro saísse sem sofrer gols e jogar por simples vitória na próxima quarta-feira, no Mineirão, onde teremos os últimos 90 minutos da 50ª Copa Libertadores. Se Fábio repetir a atuação e o ataque azul brilhar, após a partida o goleiro irá erguer o tricampeonato cruzeirense, diante de um Mineirão lotado. Mas caso aconteça outro empate, os argentinos já podem tratar de treinar bastantes cobranças de pênaltis, pois não será fácil triunfar diante desta muralha.

Além das defesas de Fábio, o time brasileiro contou com a fraca atuação dos atacantes Boselli e Gastón Fernandez, que perdeu boas chances. O craque Verón, mesmo com toda a sua categoria, limitou a buscar os lançamentos e dar passes curtos, algumas vezes mal dados. Apareceu mais quando sofreu um corte no rosto e várias vezes foi receber atendimento médico. A defesa argentina não prejudicou, porém não se sobressaiu.

O Estudiantes termina a Libertadores 2009 sem sofrer gols em casa, mas este feito tem o mérito do atacante Kléber, que perdeu um gol feito, dentro da pequena área. Enquanto Andújar estava no chão após afastar muito mal a bola, Kléber chutou consciente, porém a bola foi para fora. Alguns torcedores cruzeirenses comemoraram o gol, que de maneira inacreditável não aconteceu. Foi a melhor chance do jogo, e que poderá fazer falta.

A decisão fica para o dia 15. Vantagem apenas do Cruzeiro que jogará ao lado de sua torcida. Em 2008, em um duelo memorável, o time de Minas Gerais recebeu outro argentino, o Boca Juniors, no Mineirão. Após a derrota por 2x1 na La Bombonera, o Cruzeiro precisava apenas de venceu por 1x0, mas os “hermanos” estragaram a festa e triunfaram mais uma vez por 2x1.

Será que novamente os argentinos estragarão a festa brasileira em Belo Horizonte? Difícil arriscar, mas comparar o limitado Estudiantes ao poderoso Boca de 2008 com Riquelme, Palácio e Palermo em boa fase já é demais...

O sonho da América – CAPÍTULO 17

Contra o frio, contra a gripe suína e contra o inferno que virou o estádio Ciudad de La Plata com os sinalizadores, foguetes, bandeiras e fumaças, a Raposa Mineira se mostrou assustada com a recepção dos argentinos.
Os primeiros minutos foram de vários erros de passes, muito nervosismo e total domínio dos argentinos... Mas o tempo passou, e com vinte minutos o jogo já estava novamente organizado pelo lado cruzeirense. Fábio foi fundamental! Com excelentes defesas durante os 90 minutos ajudou o Cruzeiro a conseguir um bom resultado para o jogo de volta. O Gladiador perdeu um gol inacreditável, mas quem sabe no Mineirão ele não se redime. Falta apenas um capítulo para esta história ter o seu final... Feliz ou triste, conheceremos na próxima quarta-feira, dia 15/07, onde Estudiantes ou Cruzeiro escreverão neste blog e em suas histórias mais uma página de conquistas! Estudiantes 0x0 Cruzeiro.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

É hoje o dia!

O futebol sul-americano se concentra na decisão da Libertadores da América, que terá seu primeiro jogo hoje, no estádio Ciudad de La Plata. Veja as últimas notícias da grande final entre Estudiantes e Cruzeiro.

Chegada à Argentina
O Cruzeiro chegou à Argentina às 20h30m, (horário de Brasília) e foi recepcionado por enfermeiras do Ministério da Saúde do país. As enfermeiras entregaram a delegação kits para se prevenirem da Influenza H1N1.

Pressão total
Os torcedores do Estudiantes esgotaram os ingressos para a decisão. Os 36.500 ingressos colocados a venda foram vendidos até as 18 horas de ontem. Espera-se 40 mil pessoas presentes no estádio e o preço está longe de ser o mesmo do Mineirão, que a diretoria brasileira pretende vender por no mínimo R$80. Em La Plata, as entradas variam entre R$12 e R$46.

Defesa zero!
O Estudiantes não perdeu em casa, igual o rival Cruzeiro. Além de nenhuma derrota, os argentinos também não tomaram gols em La Plata.


H1N1
A diretoria cruzeirense promoveu três palestras para a delegação que embarcou a caminho da Argentina sobre a gripe que assombra o mundo. Os jogadores garantem que a única preocupação é o rival, e não o vírus.

La Brujita jogará?
Verón ainda não foi confirmado na equipe titular que enfrentará o Cruzeiro. Segundo o treinador Alejandro Sabella, o craque dos argentinos se recupera bem e deverá jogar.

A primeira vez
O técnico Alejandro Sabella, do Estudiantes, jamais havia treinado um clube em sua carreira. Sabella era assistente de Daniel Passarella e já trabalhou no Brasil quando a comissão argentina passou em 2005 pelo Corinthians. O iniciante treinador nunca conquistou um título e poderá estrear sua sala de troféus com uma conquista fantástica.

JORNAIS ARGENTINOS
Os jornais argentinos exaltam a excelente campanha do Estudiantes, principalmente em casa. Reverencia Verón e Andujar, também goleiro da seleção argentina. Comentam também sobre o retrospecto favorável dos argentinos em decisões contra brasileiros, e em sua manchete de capa, o jornal Olé estampa, “La vida por Verón” (Veja a Capa) e virtualmente “Que La historia pese”.

JORNAIS BRASILEIROS
No Brasil, os jornais comentam a boa fase cruzeirense e o favoritismo da equipe, que os jogadores preferem evitar. Relembram as partidas entre os dois clubes na primeira fase e falam das maiores dificuldades que o Cruzeiro enfrentará na Argentina... Gripe, Verón, estádio cheio.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A vez do ‘Gajo’

No mesmo estilo, porém dobrado... Cerca de 85 mil pessoas acompanharam a apresentação de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid, batendo o recorde de terça-feira passada, quando Kaká foi apresentado sob os olhares de 40 mil torcedores.


Relatar a apresentação será cair na mesmice, já que a festa foi praticamente igual a do brasileiro.

Kaká será o número OITO, e Cristiano Ronaldo o NOVE. O jogador, ex-Manchester United, foi contratado pela quantia de R$ 256 milhões, a maior da história do futebol mundial.


Trago apenas as fotos da apresentação e a confirmação de que isto não é um sonho...

É REALMENTE REAL!



domingo, 5 de julho de 2009

O torcedor de final!

Chegamos bem próximos das datas da decisão da Copa Libertadores. Com campanhas fantásticas, Cruzeiro e Estudiantes decidirão o título mais importante da América.

Logicamente o Estádio Ciudad de La Plata e o Mineirão terão públicos enormes e capacidade máxima para o jogão nas próximas quartas-feiras.

Infelizmente é aí que mora o problema ...

No caso do Cruzeiro, existe o Sócio do Futebol, lançado há poucos meses para beneficiar aquele torcedor que está sempre apoiando o time no estádio. Pagando uma mensalidade fixa, o cruzeirense terá direito de ir a todos os jogos do time em Belo Horizonte. E a final da Libertadores não será exceção!

Já os torcedores que não tem a mesma oportunidade terão que desembolsar no mínimo 80 reais para o ingresso mais barato, segundo a diretoria do Cruzeiro. Acredito que seja uma alternativa bastante válida, já que será um jogo histórico, independente do resultado. A importância da partida fica evidenciada devido à última decisão em Minas Gerais que já faz bastante tempo, em 1997, exatamente doze anos atrás quando o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal...

O torcedor cruzeirense logicamente estará lá, lotando o Mineirão! Independente de ser “Sócio do Futebol” ou de ter que passar dias e noites na fila para adquirir o tão sonhado ingresso.

Mas infelizmente são nas finais que aparecem aqueles torcedores momentâneos! Aqueles que mal sabem a escalação, que não foram sequer a um jogo, mas não querem deixar de participar da festa final. Aquele torcedor que não sabe além do craque do time, mas que quer contar aos outros que esteve no grande momento do clube. O LEGÍTIMO ARROZ DE FESTA!

Provavelmente teremos os convidados... Como acontece nos jogos da Seleção Brasileira. Enquanto o torcedor fica horas na fila ou paga em dia se sócio-torcedor, os convidados e aproveitadores surgem no momento decisivo.

E são situações como estas, que tiram dos verdadeiros apaixonados pelos finalistas, no caso Cruzeiro e Estudiantes, a chance de presenciarem este momento histórico. Se você torcedor fanático, deixou de assistir aquele jogo épico porque acabaram os ingressos, pode ter certeza que outras pessoas que estiveram lá, apareceram apenas pelo momento, e não pela paixão...

Se você assistiu a toda a competição pela TV... Se não sabe muito bem o que fazer no Mineirão, deixe quem esteve assentado na arquibancada durante toda a brilhante campanha cruzeirense repetir a dose no Mineirão no dia 15. Não tire o direito de quem participou ativamente desta trajetória histórica!

Mas são coisas do futebol... Difíceis de acabar, difíceis de entender...

(Quando digo o torcedor que não foi a nenhum jogo e irá à decisão, não incluo aqueles que moram longe ou ficaram impossibilitados por algum motivo... Vocês entenderam o que eu falei neste post...)

sábado, 4 de julho de 2009

RESULTADO: Copa do Brasil e Copa das Confederações

No primeiro dia do ano, aqui eu estava apostando no Corinthians campeão e na Itália. Acertei em cheio em um, e errei com força o outro.

O Corinthians fez o que eu imaginei. Jogou muito bem em casa e soube administrar de boa maneira os jogos fora. O elemento r-9 fez a diferença em alguns jogos e fez um importantíssimo gol na decisão. Não deu outra... Em cima do Internacional, outro que fiquei em dúvida ao lado do Timão, o time paulistas sagrou-se campeão.

Na África do Sul, a Itália decepcionou... Sofreu uma goleada do Brasil e acabou perdendo sua vaga na fase de grupos no saldo de gols para os Estados Unidos, que acabou vice-campeão. Só não apostei no Brasil por causa de certo treinador, que acabou sendo grande responsável por mais uma conquista verde e amarela.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O sonho da América – CAPÍTULO 16

Que força Raposa Mineira! De novo os donos da casa sofreram com este visitante indigesto. Não demorou muito para o Cruzeiro abrir 2x0 e acabar de vez com o sonho do Mosqueteiro Tricolor Gaúcho. O melhor time da primeira fase viu os mineiros definirem a partida em cinco minutos, após alguns lances de perigo dos gaúchos. Já com a classficação muito próxima, a Raposa relaxou e o Mosqueteiro, com o espírito guerreiro chegou ao empate, mas não foi o suficiente. Bye Bye Mosqueteiro... Grêmio 2x2 Cruzeiro

Aí América... A Raposa Mineira sobreviveu as guerras, os duelos, as batalhas e ta lá! Decidirá contra os argentinos do Estudiantes de La Plata a 50ª edição da Copa Libertadores da América!

Enfim os finalistas!

Depois de longos meses, a 50ª Libertadores da América conhece os seus dois finalistas, e apenas um sairá vencedor. Nada melhor que um Brasil x Argentina para decidir o título mais importante das Américas.

Da Argentina vem o Estudiantes, de Verón e companhia... E do Brasil, com uma campanha inquestionável, o azul cinco estrelas do Cruzeiro Esporte Clube. Serão dois jogos para o triunfo de um destes dois gigantes da América, que já se enfrentaram na primeira fase desta mesma edição.

Enquanto o Cruzeiro lutará pelo TRICAMPEONATO, o Estudiantes buscará o TETRA.

O time de Adilson Batista, mais uma vez foi fantástico comandado por Kléber e Ramires. O Grêmio não foi páreo nem mesmo no Olímpico, onde o Cruzeiro definiu o confronto ainda no primeiro tempo, quando Wellington Paulista marcou dois gols e deixou os mineiros com a vaga na mão.

O finalista brasileiro tem uma campanha de campeão e é favorito ao título, mas os argentinos não podem ser menosprezados.

Veja as campanhas:

CRUZEIRO:

Após classificar em primeiro no Grupo 05, com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota) o Cruzeiro enfrentou o Universidad do Chile e venceu os dois jogos. 2x1 e 1x0.
Nas quartas-de-final o primeiro confronto brasileiro, contra o São Paulo. Mais uma vez, duas vitórias por 2x1 no Mineirão e 2x0 no Morumbi. O outro clássico nacional foi contra o Grêmio, e com total superioridade os mineiros venceram o primeiro jogo em casa, por 3x1 e empataram no Olímpico por 2x2.

ESTUDIANTES:

Segundo colocado no mesmo grupo que o Cruzeiro, com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) o Estudiantes enfrentou nas oitavas-de-final o Libertad. Logo na primeira partida, o 3x0 para os argentinos deu enorme vantagem e no segundo jogo apenas um 0x0. Na fase seguinte, o Defensor. Duas vitórias por 1x0 no confronto, garantiu a vaga nas semifinais. A última vítima dos argentinos foram o Nacional, também do Uruguai. Mais uma vez, duas vitórias por 1x0 na Argentina e 2x1 no Uruguai, colocaram o Estudiantes na decisão.

CONFRONTO DIRETO:

Cruzeiro e Estudiantes estrearam na Libertadores 2009 se enfrentando no Mineirão. Os mineiros foram superiores e venceram por 3x0, com dois gols de Kléber que acabou expulso. Na partida do returno do Grupo 05, os mineiros sofreram até então a única derrota na competição. Uma goleada histórica, por 4x0 em um jogo conturbado devido o atraso do Cruzeiro para chegar ao estádio.

HISTÓRIA:

O Cruzeiro chegou a três decisões de Libetadores. Foram dois títulos conquistados, em 1976, contra o River Plate e 1997 contra o Sporting Cristal. A derrota aconteceu em 1977 para o Boca Juniors.

O Estudiantes já foi finalista em quatro oportunidades consecutivas. Venceu em 1968, 1969, 1970, onde derrotou o Palmeiras, o Nacional e o Peñarol respectivamente. A hegemonia foi quebrada em 1971, quando foram derrotados pelo mesmo Nacional do Uruguai.

Brasil x Argentina... Cruzeiro x Estudiantes... Nos próximos dias 08/07 em La Plata e 15/07 em Belo Horizonte, a América conhecerá seu novo campeão, que garantirá vaga para o Mundial 2009, em ABU DHABI! (Clique e leia o texto feito antes do início da competição sobre o Mundial 2009)