domingo, 5 de julho de 2009

O torcedor de final!

Chegamos bem próximos das datas da decisão da Copa Libertadores. Com campanhas fantásticas, Cruzeiro e Estudiantes decidirão o título mais importante da América.

Logicamente o Estádio Ciudad de La Plata e o Mineirão terão públicos enormes e capacidade máxima para o jogão nas próximas quartas-feiras.

Infelizmente é aí que mora o problema ...

No caso do Cruzeiro, existe o Sócio do Futebol, lançado há poucos meses para beneficiar aquele torcedor que está sempre apoiando o time no estádio. Pagando uma mensalidade fixa, o cruzeirense terá direito de ir a todos os jogos do time em Belo Horizonte. E a final da Libertadores não será exceção!

Já os torcedores que não tem a mesma oportunidade terão que desembolsar no mínimo 80 reais para o ingresso mais barato, segundo a diretoria do Cruzeiro. Acredito que seja uma alternativa bastante válida, já que será um jogo histórico, independente do resultado. A importância da partida fica evidenciada devido à última decisão em Minas Gerais que já faz bastante tempo, em 1997, exatamente doze anos atrás quando o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal...

O torcedor cruzeirense logicamente estará lá, lotando o Mineirão! Independente de ser “Sócio do Futebol” ou de ter que passar dias e noites na fila para adquirir o tão sonhado ingresso.

Mas infelizmente são nas finais que aparecem aqueles torcedores momentâneos! Aqueles que mal sabem a escalação, que não foram sequer a um jogo, mas não querem deixar de participar da festa final. Aquele torcedor que não sabe além do craque do time, mas que quer contar aos outros que esteve no grande momento do clube. O LEGÍTIMO ARROZ DE FESTA!

Provavelmente teremos os convidados... Como acontece nos jogos da Seleção Brasileira. Enquanto o torcedor fica horas na fila ou paga em dia se sócio-torcedor, os convidados e aproveitadores surgem no momento decisivo.

E são situações como estas, que tiram dos verdadeiros apaixonados pelos finalistas, no caso Cruzeiro e Estudiantes, a chance de presenciarem este momento histórico. Se você torcedor fanático, deixou de assistir aquele jogo épico porque acabaram os ingressos, pode ter certeza que outras pessoas que estiveram lá, apareceram apenas pelo momento, e não pela paixão...

Se você assistiu a toda a competição pela TV... Se não sabe muito bem o que fazer no Mineirão, deixe quem esteve assentado na arquibancada durante toda a brilhante campanha cruzeirense repetir a dose no Mineirão no dia 15. Não tire o direito de quem participou ativamente desta trajetória histórica!

Mas são coisas do futebol... Difíceis de acabar, difíceis de entender...

(Quando digo o torcedor que não foi a nenhum jogo e irá à decisão, não incluo aqueles que moram longe ou ficaram impossibilitados por algum motivo... Vocês entenderam o que eu falei neste post...)

5 comentários:

  1. Muito cuidado com esse tipo de generalização! Seu post seria um absurdo se não fosse esse último parágrafo! Eu moro a 700km de BH, vou ao Mineirão sempre que posso, não fui em nenhum jogo dessa Libertadores porque todos aconteceram em meio de semana e não tinha nem como ir. Não assisti os jogos pela TV, porque nem todos foram transmitidos; assisti pela internet, brigando com os caras que moram comigo quando eles entravam no MSN ou baixavam alguma coisa em hora de jogo e travavam a transmissão. Tô economizando pra caralho pra conseguir ir pra essa final e não vou aceitar ninguém me menosprezar por nao ter ido em nenhum jogo. De novo, foi esse último parágrafo que salvou seu post. Te encontro no Mineirão... ou em Abu Dhabi! =D

    ResponderExcluir
  2. Justamente por isso que ele coloco o ultimo paragrafo ae rapaz...mas se vc é torcedor mesmo,aposto q mesmo nao indo ao mineirao devido a distancia sabe ae musicas e etc...

    ResponderExcluir
  3. A Politica de sempre, em detrimento daqueles que realmente amam o futebol.

    ResponderExcluir
  4. Cézinha,o problema nesse tipo de jogo são os bicão.Não digo torcedores que vão só em final,porque em muito casos os cara não vão antes por alguns compromisos ou mra longe,ou trabalho não deixa o cara ir,mas os bicão,como você disse vai de convite,muitas as vezes nem gostam de futebol,vai lá só para aparecer,esse tipo de torcedor não dá não,porque não são nem torcedores.

    ResponderExcluir
  5. Cézar,o direito de ir e vir é de todos.Arroz de festa ou não.Parabéns ao Cruzeiro pelo sucesso da promoção Sócio do Futebol. Abs!!!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!