quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O desprezo com a Sul-Americana

Esta é a minha coluna no Portal Clube do Esporte (Clique), divulgada nesta quarta-feira, 26. Um assunto que tem gerado polêmica no futebol brasileiro...

Como os nossos clubes devem disputar a Copa Sul-Americana? No texto abaixo a minha opinião!

O desprezo com a Sul-Americana

Os técnicos brasileiros se orgulham em dizer que irão disputar a Copa Sul-Americana com o time reserva para priorizar o Brasileirão. Meses depois, quando não conquistam a vaga para a Copa Libertadores ou fazem uma campanha razoável no campeonato nacional, terminando na zona intermediária da classificação, eles se satisfazem e tentam ludibriar os torcedores dizendo que a vaga na Sul-Americana foi conquistada com méritos e que deve ser comemorada. E da mesma maneira o ciclo continua no ano seguinte.

Nesta temporada, os times que estão na ponta da tabela do Brasileirão optaram por mesclar titulares, reservas e até mesmo juniores. E os que estão lá embaixo também! Sendo assim dificilmente veremos bons jogos entre os clubes brasileiros na competição continental.

O torneio é chamado por muitos de esmola para os clubes que não chegaram a Libertadores. Logicamente não traz os mesmos lucros e glórias da maior competição da América, mas é uma esmola valiosa para os clubes brasileiros, já que a cada fase a Conmebol paga boa quantia em dinheiro. Não consigo entender o porquê de tanto desprezo.

O atual campeão é o Internacional. Não foi a maior conquista do clube, que já ergueu o Mundial de Clubes, mas foi comemorado como mais um título importante. Além da premiação em dólares, o campeonato serviu como vitrine e experiência para vários jogadores, que travaram duelos interessantes contra equipes sul-americanas. A marca do clube ficou mais reconhecida e respeitada pelo continente e também fez da equipe colorada o primeiro time brasileiro campeão da copa. Sem contar os diversos patrocinadores e investidores que bateram na porta da diretoria gaúcha afim de novos empreendimentos. Soma-se a isso tudo a oportunidade de disputar mais duas competições internacionais, como a Recopa e Copa Suruga, estas sim, sem muito apelo, porém com alto valor financeiro.

Depois de tantas oportunidades de divulgação e lucros, será mesmo que a Copa Sul-Americana merece tanto desprezo? Poupar alguns jogadores é de se entender, agora deixar de lado a disputa acho totalmente incompreensível. A Conmebol já está irritada com a falta de interesse dos clubes, principalmente dos brasileiros, e está estudando medidas para puni-los.

Se continuar assim, é melhor a CBF informar a entidade máxima do futebol latino que os brasileiros não têm interesse em disputar o torneio. Aí ficaremos aqui, acompanhando a conquista dos “hermanos” e nossos clubes chorando a falta de dinheiro, oportunidade e o principal... A ausência do espírito esportivo e a vontade de vencer!

10 comentários:

  1. Cézar,já tinha lido sua coluna lá no site Portal clube do esporte,alias ficou muito bom,Parabéns! Comentando ele eu particularmente penso que essa competição deveria ser jogada na mesma época da Libertadores,claro por aqueles que não estivesse na competição mais importante da América,isso daria um sabor especial na competição,alem do mais os clubes se dedicariam mais para ganhala,como é hoje a Liga da UEFA.

    ResponderExcluir
  2. Dificilmente vemos um time entrar no campeonato para disputar vaga na Sul-Americana, se é que isso existiu algum dia.
    Atualmente a Sulamericana funciona mais como punição para quem não foi para a Libertadores e prêmio para quem escapou do rebaixamento do que qualquer coisa, o que é uma pena, uma vez que, tomando de exemplo a Europa, os times realm,ente se preocupam com a competição. Já no nosso caso, aqui mesmo na América do Sul, ficamos cada vez mais sendo ultrapassados pelos times da Argentina.
    Espero que um dia, e que seja bem rápido, os times possam abrir os olhos para o grande erro que cometem.

    ResponderExcluir
  3. Cézar,
    A Sul-Americana não vale nada, é um competição que não dá nenhum animo disputar. O brasileiro é mais importante, o Atlético mg por exemplo, já faz alguns anos que não disputa a libertadores. Eu acho que os times que tem chance de vaga na libertadores devem sim poupar jogadores. Se os times quando disputam libertadores poupam jogadores nos campeonatos estaduais e Brasileiro, porque os times que disputam a Sul Americana não podem priorizar o Brasileiro?
    Parabéns pelo blog, muito bom, ta afim de fazer parceria?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente colocação, os clubes brasileiros tinham que serem punidos por não colocar por não dar credibilidade a Copa Sul Americana. Acontece aqule giro que você disse:Um ano os clubes lutam pela Libertadores ou lutam contra o rabaixamento, quando não conseguem uma vaga na Libertadores e se safam de rebaixamento e conquistam uma vaga para a Sul Americana louvam e no ano seguinte quando tem que disputar não dão valor..
    Obrigado... E continue visitando.
    http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Cézar,
    A Sul-Americana não vale nada, é um competição que não dá nenhum animo disputar. (02)

    ResponderExcluir
  6. Ai amigo Cesar, obrigado pela visita e comentario ao Gremista Fanático, estive dando uma olhada em seu blog e achei muito maneiro, parabens.
    Quanto a sulamericana, enquanto ela não der uma vaga na libertadores nunca será prestigiada pelos clubes no começo, valeu. abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  7. Corcordo com o gremista fanático. Também acho que os clubes brasileiros irão priorizar a copa sul-americana apenas quando o campeão ganhar uma vaga na libertadores

    Na minha opinião, a copa mercosul tinha que continuar. Essa sim era uma competição divertida

    ResponderExcluir
  8. Particularmente, gosto da Sul-Americana. Acho bacana a formula de disputa, pena que é feita no momento errado.

    Se ela começasse ao mesmo tempo que a Libertadores, ai sim, seria muito mais interessante. Só que infelizmente a rede globo não deixa isso acontecer.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  9. Falta insentivo, e o melhor seria a classificação pra Libertadores no ano seguinte pra quem for campeão...
    Até lá, os brasileiros vão ficar lutando pelo nacional.

    http://ale-gremista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Seria mais valorizada se não fosse disputada paralela à reta final do Brasileiro.

    A Libertadores, há algum tempo, tb. era desprezada pelos clubes brasileiros.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!