segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Alegria americana!

Fotos: Cézar Vouguinha
Foram 16 minutos de nervosismo. Dos oito aos 24 minutos do 2º tempo, um filme passou pela cabeça dos torcedores americanos. Na mente da torcida alviverde apenas uma frase... “De novo não!” Os únicos que faziam festa no Independência, após o gol de João Rodrigo eram os gaúchos . Vestidos de vermelho e preto, os guerreiro Xavantes, que vieram de Pelotas para acompanhar a partida, comemoravam neste curto período em que a vaga para a Série B estava na mão deles. Naquele momento a partida estava 1x1.

Depois de realizar meu trabalho no gramado antes da partida, me misturei com a família americana nas arquibancadas totalmente lotadas. Comemorei ao lado deles o primeiro gol de Luciano e vi o empate do Brasil já no segundo tempo. Com a camisa do Coelho que comprei no intervalo da partida, lamentei a falha grotesca da zaga, que quase colocou tudo a perder.

Enquanto o coração batia cada vez mais acelerado, os olhos ficaram estagnados, olhando fixamente para os jogadores dando o máximo dentro de campo. A enorme festa que tomou conta do Independência desde o início da tarde de ontem, voltou a ter sentido quando Leandro Ferreira colocou o América novamente em vantagem. Acompanhado dos meus pais, disse para eles quando Irênio ajeitou a bola para a cobrança da falta. “Este será o gol do acesso!”. Errei apenas em uma circunstancia, já que acreditava que o camisa dez do América cobraria a falta diretamente para o gol. Mas o experiente armador ergueu a bola para a área e praticamente em cima da linha e totalmente livre da marcação, Leandro Ferreira colocou ordem na casa. A partir daí, o estádio do Coelho ficou pequeno para tamanha festa.

O terceiro gol veio logo depois... Mal acompanhei, já que a maioria dos torcedores em minha frente ainda pulava festejando o gol de Leandro, que aconteceu dois minutos antes. Os gaúchos foram traídos por uma gaúcha! É isso mesmo... Bruno Mineiro fez linda jogada driblando o zagueiro com o famoso lance em que toca para um lado e corre para o outro, encontrando com a bola mais a frente enquanto o adversário ficou para trás. Após o drible, ele ficou frente a frente com o goleiro do Brasil, que nada pôde fazer quando o artilheiro americano tocou no canto, decretando o acesso alviverde.

Extremamente feliz, vibrei ao lado dos torcedores que estavam no estádio e com os milhares espalhados pelo Brasil, que acompanharam pelo radinho o triunfo. Aos gritos de agradecimento e motivação, os jogadores do América esperaram o apito final de Wilson Mendonça para se abraçarem e coroarem não só o trabalho de toda a equipe, como principalmente o reinado de Givanildo Oliveira, o “Rei dos Acessos!”

Entre lágrimas e sorrisos os americanos se abraçaram e agradeceram a todos os santos que os acompanharam pelos piores estádios e que os acolheram nas piores campanhas durante os cinco anos disputando a Série C. A fé alviverde que nunca faltou, ontem foi recompensada. E o grito que estava entalado na garganta pode ser gritado por cada torcedor, “ADEUS SÉRIE C!”

6 comentários:

  1. Parabéns ao América, o Coelho está voltando!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao América.

    Acesso mais do que merecido!!

    É um dos grande de minas e tem muito mais história do que os Barueris e Santo Andrés da vida.

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fala Cézar,tambem deixo aqui meus parabéns ao América de tanta historia e tradição, que volta pra um lugar de destaque em nosso futebol!
    Já deixei meu voto na sua eleição!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que esse América sirva de exemplo parao América do RJ e que os dois voltem a série A! O mequinha carioca foi expulsode lá em 1986 injustamente, mas tb depois nada fez para merecer a volta, já o mineiro deu a volta por cima e tomara que em 2010 tenhamos mais times mineiros e cariocas na série A! abs...show de bola o blog meu camarada j´alinkei!

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em ver o América voltando a ser um bom time, reconstruindo sua história. Ele deve voltar para o lugar de onde nunca devia ter saído, e vai ser campeão da Série C!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!