segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Isso que é amor

No futebol brasileiro, atrasar o salário dos jogadores é normal não é mesmo?! Basta abrir as páginas dos jornais ou assistirmos a televisão para verificamos a inadimplência dos clubes com os atletas. Muitas vezes não é questionado se o salário está atrasado, e sim há quantos meses os profissionais não recebem as suas remunerações.
Independente do valor, muitas vezes absurdos de tão alto, o salário dos jogadores é direito dos mesmos e deve ser pago rigorosamente.

Na Argentina, não existe o atraso de salários. Ou melhor, existe! Mas na terra de Maradona, ou os clubes pagam ou não jogam! Isso mesmo... Quando os clubes estão em débito com seus jogadores, a federação local é acionada, e caso o pagamento não seja efetuado, os clubes são punidos.

Diante da crise financeira no país, cerca de 30 clubes das três divisões do campeonato nacional estão em dividas com os atletas, que chegam a 20 milhões de reais. Com isso a decisão da Federação Argentina foi única e absoluta: O campeonato nacional da temporada 09/10 foi adiado até o pagamento. Entre os devedores estão os gigantes River Plate, San Lorenzo, Independiente...

Para diminuir a folha salarial do clube e ajudar as categorias de base com o dinheiro economizado, Juan Sebástian Verón, o capitão do Estudiantes de La Plata na conquista da Libertadores 2009, aceitou reduzir seu salário em 40%. O meio campista recebeu diversas propostas para deixar o clube em que foi campeão recentemente, mas optou pela renovação, abrindo mão de uma boa quantia.
A sua atitude foi mais uma prova de amor ao time que o projetou ao futebol mundial. O camisa onze além de cumprir a promessa de ser campeão da Libertadores pelo clube que tanto ama, disputará o Mundial de Clubes em Abu Dhabi em dezembro.

E no Brasil? Você já viu algo parecido? Alguns jogadores chegam a reduzir o salário, mas nem sempre em um valor tão expressivo. A maioria, para retornar ao país, pede rios de dinheiro e o futebol apresentado nem sempre é merecedor do alto salário. Como se fosse um sacrifício jogar no país que os revelaram...

Além de receber os altos salários, quando não tem seus ordenados depositados em suas contas, alguns jogadores fazem o famoso “corpo mole”. A torcida do Coritiba, vivendo uma grande crise no ano do seu centenário, acusa os atletas do clube de agirem desta maneira, como ficou provado na revolta dos presentes no Estádio Couto Pereira na partida contra o Cruzeiro.

Vágner Love tem seu nome envolvido em suposta negociação com Palmeiras e Corinthians. O Verdão o revelou e o Timão sonha com um super time para o centenário. Será que teremos mais um leilão para levar o jogador ou ele optará por jogar em seu time formador, mesmo que o salário seja menor...

Já imaginou Robinho tendo uma atitude desta? Fica difícil sonhar com esta atitude, do jogador considerado o maior mercenário do futebol mundial.

4 comentários:

  1. É difícil imaginar isso aqui no Brasil viu, Cezar.

    Quem sabe um Rogério Ceni, Marcos ou, quem sabe o Marques para fazer isso. Mesmo assim, tenho minhas dúvidas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Infelismente,acho muito dificil isso acontecer aqui,pode até ser,em um caso ou outro,mas acho isso, muito dificil! Agora se o Robinho tiver uma atitude dessa,ai sim o mundo tá fim!rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu bolg cara. Para quem quer saber sobre futebol é ótimo.
    Se quiser, de uma olhada no meu:

    www.jogodocraque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cezar, acho que o único caso recente é o do Adriano Imperador no Flamengo... Eu, que tenho um salário menor que o seguro de um dos carros de qualquer atleta do Brasil, penso muito na minha qualidade de vida e na de minha família. Morei 10 anos na capital paulista onde fiz o ensimo fundamental e mudei com minha família para o interior do PR, onde estou até agora, abrindo mão de receber muito mais dinheiro numa capital. Aqui eu e minha esposa nos formamos, fizemos especialização, temos um bom emprego, uma casa nova e confortável em bom bairro, temos nossos carros, pagamos seguros, planos de saúde, odontológico e previdência, escola de primeira linha para minha filha, clube de campo, tudo quitadinho, sem dívidas para o mês que vem... e tudo isso a 15 minutos de carro para me deslocar a qualquer ponto da cidade. Tenho tudo o que quero, minha família é feliz, vou atrás de ganhar mais dinheiro pra quê?!

    Mas jogador é insaciável, sua fortuna nunca é o bastante, sempre quer mais... Abs!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!