terça-feira, 29 de setembro de 2009

Provocação tem limite?

O futebol é repleto de rivalidade e provocações. Em semana de clássico, desde a diretoria até o momento principal do futebol, o gol, as provocações aos rivais estão presentes. Mas nem sempre é necessário o confronto para que as “brincadeiras”, que muitas vezes deixam os adversários ofendidos, aconteçam.

Foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira, durante o jantar de comemoração dos 99 anos do Corinthians. Um vídeo institucional foi exibido para os convidados em um telão. O desenho animado mostrava um Gavião, representando o Corinthians, com a bola nos pés, dando dribles em um Bambi, vestido com a camisa tricolor do São Paulo e usava uma chuteira rosa.



O presidente André Sanchez se desculpou pela exibição do vídeo, que segundo ele não passou por sua aprovação. Os corinthianos se divertiram ao assistir.

Dentro de campo, várias comemorações de gols irritaram os torcedores rivais dos artilheiros. Este ano tivemos o exemplo de Kléber, que imitou um Galo ao fazer o primeiro gol da goleada de 5x0 a favor do Cruzeiro no clássico mineiro. Viola já imitou porco quando jogava no Corinthians e marcou sobre o Palmeiras. E quando não são referencias as mascotes rivais, gestos simbolizam as provocações.

Já vimos o famoso chorôrô... Comemorações diante dos torcedores adversários... Camisas e bonés de torcidas organizadas...

Não sou muito a favor destes tipos de brincadeira, apesar de achar engraçado!
Isso, infelizmente, incita ainda mais a violência nos estádios e causa a revolta em massa dos torcedores. Surgem ameaças aos profissionais e as entidades, pois muitos apaixonados não conseguem entender que essas provocações, às vezes, não passa de uma simples brincadeira.
É melhor cada um cuidar do seu próprio time e deixar de lado os rivais... Infelizmente o futebol acaba perdendo um pouco a graça, mas ganha no respeito e menos violência.

* Veja o um trecho do vídeo clicando aqui.
** O Corinthians divulgou a logo vencedora para o centenário. O prêmio foi para a imagem que você pode ver aqui.

6 comentários:

  1. Fico imaginando a reação do diretor do SPFC que estava no jantar. Este tipo de provocação, com limites, tem que ficar nas torcidas. Quando passa para as diretorias já é baixaria das grandes. Os diretores do Corinthians pisaram feio na bola.

    ResponderExcluir
  2. O problema, Cezar, não é a brincadeira de mau gosto e a provocação em si. Mas o ilustre presidente precisa medir a repercussão que a brincadeira pode provocar nos dias de clássico... é a rivalidade extra-campo que fará um bando de animais se matarem mutuamente.

    Passa lá no meu blog e aprenda você também a corinthianar, rsrsrs

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Cézar,eles tem que se divertir com esses tipos de video mesmo,que alias,ao invez de passar um video mostrando a bela trajetoria de titulo,fazm um desenho animado com o rival,isso se deve porque eles não tem como se divertir vendo os grandes titulos mundias,libertadores,surpecopas,recopas entre outros que eles nunca sououberam o que é ganhar.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. E os dirigentes vão demonstrando cada vez mais que preferem agir na base de emoção, como um torcedor doente do que fazer o papel de um dirigente de verdade.

    É por atitudes amadoras como essa que o futebol brasileiro está desse jeito.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. é... acho que a provocação faz parte do jogo, mas em tempos de violência exarcebada, acho melhor que as brincadeiras sejam controladas e sempre dentro do bom gosto...

    ResponderExcluir
  6. A provocação faz parte do jogo sim, mais as pessoas tem q ter o minimo de bom senso para não gerar problemas maiores!!


    Abraço!


    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!