segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vivendo de esperanças

“O quê que eu vou dizer lá em casa?” Essa pergunta cabe bem aos atleticanos nesta 37ª rodada, que colocou um ponto final na temporada 2009 do Galo. Foram 24 rodadas entre os quatro primeiros colocados, sendo oito delas na liderança do torneio. E foi vivendo de esperanças que os torcedores do Atlético acompanharam cada jogo, vibraram em cada vitória e mantiveram as expectativas nas derrotas... Mas a de ontem por 3x1 para o Palmeiras acaba de vez com o sonho alvinegro.

Foi um ano de muita esperança! Desde o Campeonato Mineiro até o fim do Brasileirão. No estadual o Atlético empolgou na primeira fase, garantiu a primeira colocação com uma vitória de virada, nos acréscimos contra o Ituiutaba, e a torcida acreditou que seria o ano da mudança! Mas no final deu Cruzeiro, com goleada!

Na Copa do Brasil mais uma vez todos apostaram que seria a chance do Atlético, como é todo ano. Mas bastou um time mediano para o Galo ser eliminado. A esperança esteve no Mineirão, quando o Atlético devolveu o placar de 3x0 sobre o Vitória pelas oitavas-de-final e a decisão foi para os pênaltis. E foi na última cobrança, do ex-zagueiro Leandro Almeida, que o time mineiro se despediu do torneio.

Restou o Brasileirão e a Sul-Americana. Quem imaginava que o Galo fosse figurar entre os líderes? Que seria considerado um dos melhores do campeonato? Simplesmente ninguém! Porém os resultados vieram, a torcida empolgou e o Galo chegou próximo do sonho. Mas antes tinha a Sul-Americana e o time reserva quase eliminou o Goiás, no Serra Dourada! A esperança foi para os pênaltis e acabou que os esmeraldinos levaram a vaga...

Restou o Brasileirão! O objetivo principal de conquistar uma vaga no G-4! Vieram jogadores com nome, como Rentería, Corrêa, Ricardinho, Carini... Tudo caminhava muito bem, e o Galo só dependia dele para conseguir a vaga. Quatro jogos nas últimas cinco rodadas, três confrontos diretos e... QUATRO VEXAMES seguidos!

Adeus títulos, adeus vaga e pode passar Cruzeiro. Até o rival, que estava 15 pontos atrás ultrapassou o Atlético e ainda tem chance de conquistar uma vaga na Libertadores. Pelo lado alvinegro o ano termina de maneira vexatória e lamentável. O jogo contra o Corinthians não valerá nada! Não tem o que falar, apenas refletir e planejar 2010.

Belo Horizonte acordou com o sentimento de que tudo voltou ao normal... E sinceramente, parece que voltou mesmo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Terror em Casablanca

O título parece de filme de terror, mas o roteiro é de um pesadelo real. O Fluminense subiu de produção nos últimos jogos, chegou à decisão da Sul-Americana e lutará até o fim do Brasileirão para evitar o rebaixamento. Foram 13 jogos sem saber ser derrotado, mas foi justamente na altitude de Quito que o Flu perdeu o fôlego. Uma goleada de 5x1 praticamente define o campeão da Copa Sul-Americana, no caso a LDU.

Em clima de revanche, relembrando a dramática final da Libertadores da América de 2008, o time carioca logo abriu o placar contra os equatorianos, com 20 segundos de jogo. Os tricolores acreditavam que o final seria diferente, desta vez feliz jogando em Quito. Mas não foi bem assim...

Com uma excelente partida de Méndez e belos gols, a LDU colocou a mão na taça e virá ao Maracanã para jogar no contra-ataque, e caso marque um gol, a missão ficará bastante delicada para o time de Cuca.

Terá o Fluminense chegado ao seu limite? Foram diversas decisões para evitar o rebaixamento, batalhas pelos gramados da América até chegar a final da competição sul-americana e ontem ficou claro que a altitude, a condição física e o cansaço atrapalharam o rendimento dentro de campo. Tão perto do céu, o Flu parece ter perdido a batalha da competição continental, e agora só resta escapar do descenso.

Discordo dos que dizem que o Fluminense deveria ter focado apenas no Campeonato Brasileiro. O Tricolor fez bonito, incorporou o espírito de decisão e seus jogadores orgulharam seus torcedores ao lutarem até o fim. A decisão contra a LDU tem que ser deixada de lado a partir de agora, pois faltam dois jogos de extrema importância no Brasileirão.

Palmas para a campanha do Fluminense, que caso fique com o vice-campeonato, fez uma campanha exemplar, mostrando que é capaz de lutar pelos objetivos no Campeonato Brasileiro e buscar o título da Sul-Americana. Caso não escape do rebaixamento e fracassem nos dois alvos finais, alguns torcedores irão reclamar da esperança que o Fluminense os deu, mas aí será o momento de reconhecer que o elenco nunca deixou de acreditar.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Incompetência Mineira

2009 parecia ser o ano mineiro no futebol... Os times deram esperanças, os torcedores compraram a idéia de apoiar incondicionalmente, as duas diretorias investiram alto! Tinha tudo para dar certo, mas na hora da decisão, não deu!

O problema foi o arremate final.

Na hora de concluir os objetivos, de fazer valer toda a temporada, Atlético e Cruzeiro jogaram fora as oportunidades e agora só resta lamentar...

Aconteceu na decisão da Libertadores, na briga pelo título do Brasileirão e agora até a vaga para a próxima edição continental está ameaçada. Da maneira que as coisas caminham Galo e Raposa irão unidos morrer na praia e então recomeçar todo o planejamento.

Derrotas inexplicáveis, empates nos minutos finais e com isso os pontos preciosos foram embora. Ainda existe chance, mas para mim só matemática. Com as atuações dos dois últimos jogos de cada, onde os mineiros somaram dois pontos em doze disputados, sendo que estes foram do Cruzeiro, Libertadores vai ficar só no sonho... No sonho de quem realmente acredita até o fim. O ano que parecia ser bom, deve terminar de maneira trágica.

Quem cogitou ver os dois mineiros na Libertadores de 2010, pode ir acostumando com a idéia de vê-los na Copa do Brasil, na Sul-Americana... Com o futebol recente, muito longe do que eles apresentaram em grande parte da temporada, não podemos imaginar outro final que não seja este.

São Paulo, Flamengo, Internacional... Estes merecem a vaga pelo que demonstraram na reta final. A quarta vaga se puder que passem ao Fluminense, o único time que verdadeiramente incorporou o espírito de decisão. Atlético, Cruzeiro e Palmeiras, que me desculpem, mas o que conseguir entrar na Libertadores 2010, que agradeça aos céus, porque com este futebolzinho ta difícil de aceitar!

PS: E muitos acreditaram, inclusive eu, que Palmeiras x Atlético seria a decisão do Campeonato. Nem para a Libertadores deveria ser... Sem comentários!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

1º Fórum Esportivo LANCE!

Caros amigos!
ESTA É UMA GRANDE CHANCE PARA JORNALISTAS, ESTUDANTES E INTERESSADOS!


A faculdade UNISUAM ao lado do Jornal LANCE! está promovendo o 1º Fórum Esportivo para tratar sobre:

- Papel do Jornalismo Esportivo no País sede da Copa do Mundo 2014 e Olimpíada 2016;
- Oportunidades geradas pela Olimpíada 2016 no Brasil;
- O Impacto da Copa no País do Futebol.


O encontro acontecerá no dia 30/11, das 9 às 16 horas, no auditório da UNISUAM Unidade Bonsucesso e reunirá alguns dos principais nomes ligados à área do Jornalismo e dos Negócios Esportivos.

ENTRE no site http://www.lancenet.com.br/concurso_unisuam/ e CONCORRA!

Basta enviar seu nome, email e uma frase de até 50 palavras contendo as palavras “Educação, Esporte e Compromisso”. Os autores dos 200 melhores textos faturam seus ingressos gratuitamente para o evento.

ENTRE TAMBÉM NA COMUNIDADE!
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96270786

domingo, 15 de novembro de 2009

São tantas emoções...

Ontem o Rei Roberto Carlos esteve em Belo Horizonte. No ginásio do Mineirinho, o cantor fez o show de comemoração aos seus 50 anos de carreira. De suas diversas músicas, uma delas se encaixa perfeitamente no Brasileirão 2009.

Emoções... do Brasileirão 2009

Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo...
O G-4 é o lugar que todos os 20 clubes do Brasileirão gostariam de estar. Talvez apenas para o Corinthians uma vaga neste seleto grupo não faça tanta diferença. O momento é lindo para o São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Internacional. Para os tricolores tudo perfeito. Para os palmeirenses poderia estar melhor. O Flamengo vibra com a arrancada no returno e o Internacional comemora a retomada de posição.

E as mesmas emoções sentindo...
Novamente o São Paulo assumi a liderança, abre dois pontos para o vice-líder e depende apenas de si mesmo para erguer a taça de campeão brasileiro. Para os torcedores do Tricolor, as emoções se repetem da mesma forma todo final de ano, desde 2006. Pelo quarto ano consecutivo, o São Paulo é o favorito ao título nacional. Emoções que os são-paulinos não se cansam de sentir...

Amigos eu ganhei, saudades eu senti partindo...
O Brasileirão desta vez não sofreu graves interferências da janela européia. O Corinthians e o Internacional perderam peças importantes que deixaram saudades. O Timão acabou ficando longe da disputa no meio da competição, enquanto o Inter desperdiçou boas oportunidades de encostar no líder, mas ainda sonha com a vaga na Libertadores. Já o Cruzeiro e Flamengo se reforçaram muito bem, e seus novos “amigos” o colocaram muito próximo de seus objetivos, que pareciam distantes ao final do turno.

Em paz com a vida e o que ela me traz...
Barueri e Avaí não têm do que reclamar do Brasileirão. Eram candidatos ao rebaixamento no início do Brasileirão e hoje comemoram a boa campanha. Na zona intermediária da tabela, além de terem chegado próximos do G-4, os dois clubes devem sacramentar a participação neste Brasileirão com uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Em paz com a vida, só restam esperar o fim do campeonato e se planejarem para o ano que vem...

Na fé que me faz otimista demais...
Na zona do rebaixamento, apenas o Sport já planeja a Série B de 2010. Os outros três clubes ainda sonham com a fuga do Z-4. A principal arrancada é do Fluminense, que graças à fé de seus jogadores e torcedores, deixou a lanterna do campeonato e ainda sonha em não cair. Náutico e Santo André terão missões tão complicadas quanto à do Flu, mas o otimismo ainda prevalece no elenco até que os números provem o contrário.

Se chorei ou se sorri...
... o importante é que emoções eu vivi!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coelho e Leão com o mesmo objetivo

Ele escreveu seu nome na história do América Mineiro. Duas vezes campeão nacional com o Coelho, Série B em 1997 e Série C em 2009, o técnico Givanildo Oliveira é sem dúvida um grande ídolo dos americanos. Mas a sua relação com o clube pode ficar estremecida nos próximos dias, caso ele aceite a proposta de treinar o Sport na temporada 2010.

Depois do título, em outubro, o América praticamente entrou de férias e resolveu focar já no próximo ano, deixando a Taça Minas Gerais de lado. O técnico e a diretoria traçaram os planos, buscaram alguns reforços e o principal, renovaram a ligação até dezembro do próximo ano.

Enquanto isso, o Sport Recife foi despencando na classificação da Série A e assumiu a incomoda última posição, e jogará sua permanência na elite brasileira esta noite, contra o Palmeiras. Caso o Porco vença no Palestra, o Leão estará rebaixado para a Segundona. Com a dificílima missão de escapar do descenso, os pernambucanos já escolheram que Givanildo é o treinador ideal. Não é atoa que é conhecido como “Rei dos Acessos!”

Que América e Sport se encontrarão na Série B é praticamente certo. Caberá saber em qual banco Givanildo estará assentado. No início da temporada, o treinador rejeitou melhores propostas financeiras para ficar em BH e acreditou no projeto vitorioso do Coelho. No meio da competição, recebeu convite para deixar o clube e ir para o ABC, mas cumpriu sua palavra e permaneceu.

Agora fica complicado julgar Givanildo, caso ele deixe o América. O problema foi ter renovado o contrato e pouco depois pedir para sair. Mas os clubes não ficam atrás, já que quando o resultado não aparece, não existe contrato assinado que mantenha o emprego do técnico.

Tabela da Copa 2010

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Derrota além das quatro linhas

A festa do Urubu em pleno Mineirão não significou apenas mais três pontos na classificação. Com o placar de 3x1 sobre o Galo, os flamenguistas entram de vez na briga pelo título, ultrapassaram um concorrente direto pela vaga na Libertadores e o principal, ganharam mais ânimo e confiança para os últimos quatro jogos do Brasileiro.

Se no lado rubro-negro a vitória lhes rendeu tudo isso, para os atleticanos foi exatamente o oposto. A alegria que contagiava a Cidade do Galo nas últimas semanas e a expectativa de assumir a liderança do torneio neste fim de semana foi embora no apito final de Leonardo Gaciba. Essa derrota pode causar graves conseqüências até o fim da temporada.

Foi um jogo onde deu tudo errado para os mineiros... O paredão Carini falhou. Thiago Feltri continua jogando o seu futebolzinho, o mesmo que nada. Celso Roth errou na escalação e gerou imensa insatisfação entre os torcedores. Éder Luís e o substituto Rentería não conseguiram jogar e até mesmo Corrêa foi infeliz perdendo um gol claro.

O Mineirão recebeu um excelente público que saiu revoltado com o que viram. A péssima partida do Galo e a excelente apresentação do Flamengo diminuem a esperança dos torcedores atleticanos em relação ao título, mesmo que ela ainda exista. No momento crucial do campeonato, o time acabou errando quando não poderia.

A vitória renderia a liderança e enorme empolgação fora do gramado. Mas a derrota deixa o time abatido, a torcida, logicamente, desanima um pouco e perder para o Flamengo, em casa, é sempre algo inaceitável para os atleticanos.

Analisando a tabela dos rivais diretos e após a pífia partida de ontem, o Galo teme até mesmo pela vaga no G-4. O Cruzeiro está chegando, o Flamengo e São Paulo em ascensão e um temido confronto direto contra o Palmeiras, na 37ª rodada, em São Paulo. O sonho continua vivo, muitos torcedores ainda acreditam, mas a derrota de ontem foi no mínimo um grande balde de água fria.

O futuro do Galo, só Deus sabe!

sábado, 7 de novembro de 2009

Um dia caça. No outro caçador!

Menos de uma semana separou os jogos do Mineirão para a Ilha do Retiro. O roteiro é praticamente o mesmo, mas se em Belo Horizonte a derrota foi como um pesadelo para o time azul, a vitória em Recife serviu para lavar a alma.

O time da casa abre 2x0 e tem chance de definir o jogo. Desperdiça as oportunidades, vê o visitante crescer na partida e acaba sofrendo um, dois, três gols... A virada que era improvável se transforma em realidade e as conseqüências acabam sendo drásticas. O Cruzeiro teve o prazer, e ao mesmo tempo desprazer, de vivenciar os dois lados da moeda.

Se a derrota para o Fluminense, em casa, deixou o clima pesado na Toca da Raposa, a vitória sobre o Sport tem tudo para levantar a moral e mostrar que o Cruzeiro ainda está na briga pelo título, porque a Libertadores nunca deixou se der um objetivo próximo. Devido os confrontos diretos entre os que estão a sua frente, o time de Adilson Batista aumenta a cada rodada a sua chance de chegar a competição continental em 2010.

Na UTI do Brasileirão, o Cruzeiro aliviou o moribundo Fluminense, mas desligou os aparelhos do Sport, que respisrava com imensa dificuldade. Com o placar os pernambucanos estão praticamente rebaixados. Que descanse em paz, por mais que seja difícil, até a Série B 2010.

O Cruzeiro permanece vivo... Muito vivo!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gracias Sorín!

Cabeludo, sotaque castelhano e aparência carrancuda. Sim, estou falando de um argentino. Capitão da seleção hermana em diversas oportunidades, ele atuou no Brasil em um único clube e conseguiu algo bastante difícil: ser amado por brasileiros independente de sua nacionalidade. Esta foi sem dúvida a maior conquista de Juan Pablo Sorín.

Do Argentinos Juniors para o mundo, com excelente passagem pelo Cruzeiro, chegou o momento de despedir de Sorín. Aos 33 anos o jogador se despedirá do futebol nesta quarta-feira, em um amistoso entre o seu primeiro clube e o clube de seu coração, a Raposa de Minas Gerais. O Mineirão será o palco deste adeus entre o futebol e o argentino.

Quem acompanhou seu futebol sabe o porquê de ser um jogador diferenciado. Um coringa argentino que com sua vasta cabeleira se fazia presente em todo o campo. Nada de jogadas de pura categoria ou toques desnecessários. Sorín era objetivo e mais nada... Um futebol sem firula, mas de muita competência. Sua principal qualidade sempre foi a sua raça e determinação.

Não existia bola perdida. Na marcação, um leão em campo. No apoio ao ataque, um guerreiro. E foi assim que Sorín conquistou o respeito e idolatria da torcida cruzeirense... E será assim que o argentino será lembrado eternamente.

Foram 126 jogos, 18 gols pelo clube brasileiro. Porém uma partida e um gol podem resumir essa linda passagem pelo Cruzeiro. A Final da Copa Sul-Minas de 2002, no Mineirão, contra o Atlético-PR.

Era a sua partida de despedida antes de ir para o futebol europeu...
Sorín recebeu o cruzamento vindo da direita e com a perna esquerda, tocou para o fundo das redes, fazendo o gol do título da competição. Na cabeça, os cabelos embolados a faixa que estancava o sangue de um corte na testa. O médico pediu sua substituição, mas o argentino não aceitou deixar o gramado e retornou ao jogo. E foi machucado, com sangue na camisa, que Sorín deixou o Mineirão naquela noite após a conquista. Seu último ato foi erguer a taça e comemorar ao lado de seus torcedores...

Aquele foi um até breve que reuniu raça, dor, amor e mais um título cruzeirense...

A partida contra o Argentinos Juniors, esta sim, será um adeus. Uma despedida lamentável de quem só fez bem ao futebol mundial.

Obrigado Sorín!
Pelas memoráveis atuações que uniram Brasil e Argentina dentro das quatro linhas!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

3x2 de alegria e tristeza

Quando o ex-lanterna Fluminense aparecia nos jogos restantes de ambos os mineiros, muitos já somavam três pontos para Atlético e Cruzeiro. Porém foram duas derrotas vexatórias para o Fluzão, que ganhou forças para buscar a saída da zona do rebaixamento, enquanto o Cruzeiro, na minha visão, deixou a luta pelo título. O Atlético mesmo derrotado no Maracanã se recuperou vencendo o Goiás e agora tem apenas dois pontos a menos que os líderes Palmeiras e São Paulo. A briga esquentou de vez pelo título!

Cruzeiro 2x3 Fluminense
Na véspera do dia dos finados (02/11), o Cruzeiro resolveu não enterrar o Fluminense. Ou melhor, o Fluzão impediu que isto acontecesse com garra, determinação e 45 minutos de futebol perfeito no Mineirão. Depois de sair perdendo por 2x0, o time carioca conseguiu a virada histórica e se mantém vivo no Brasileirão, mesmo a situação sendo bastante complicada. O que complicou de vez foi a vida do Cruzeiro em relação ao título. Faltando apenas cinco jogos, a derrota impediu que o time de Adilson Batista chegasse ao G-4 e a diferença que poderia ser de quatro, agora é de sete para os líderes.
Os torcedores que lotaram o Mineirão, talvez o único ponto positivo para o Cruzeiro nesta partida, saíram de lá com o mesmo sentimento do dia 15/07 deste ano, data da fatídica derrota para o Estudiantes pela Libertadores. O sonho do título parece ter sido interrompido pela segunda vez no ano, mas a vaga para a competição continental ainda está aberta.

Goiás 2x3 Atlético
Quando o Atlético abriu 2x0 no Serra Dourada e perdeu várias chances de gols, inclusive com o artilheiro Diego Tardelli, uma goleada não seria fato impossível de acontecer em Goiânia. Porém os esmeraldinos buscaram o empate com dois belos gols de fora da área e a partida ficou emocionante.
Foi um segundo tempo de muitos ataques para os dois times, mas com um homem a mais em campo, o Atlético conseguiu um pênalti, cobrado por Tardelli que ultrapassou Adriano na disputa pela artilharia e garantiu o triunfo alvinegro. Com os olhos no jogo e os ouvidos nas partidas de Internacional e Palmeiras, os atleticanos comemoraram bastante a boa vitória fora de casa e os tropeços dos rivais diretos. O Inter saiu derrotado em Porto Alegre e viu o título ficar distante. O Palmeiras somou um ponto contra o Corinthians e vê o Galo se aproximar da liderança. E os atleticanos ainda viram o Cruzeiro e ficar para trás na disputa pelo caneco. Uma rodada muito feliz para este Galo que está fazendo história!