quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Argentina depois de Diego

1982, na Espanha, apresentação modesta.
1986, no México, o bicampeonato mundial da Argentina.
1990, na Itália, o vice-campeonato.
1994, nos EUA, a tragédia para os argentinos... O doping de Diego Armando Maradona e a eliminação contra a Romênia.

Foi nos Estados Unidos que Maradona atuou pela última vez na Copa do Mundo. De lá para cá, foram três Mundiais, e a poderosa Argentina não foi tão longe, sendo eliminada precocemente e nem chegando perto de seu terceiro título mundial. A França, Coréia e Japão, e a Alemanha receberam uma seleção Argentina poderosa, porém não vencedora. Maradona pode retornar a Copa em 2010. Seu reencontro com o Mundial depende apenas da Federação Argentina de Futebol (AFA), só que desta vez como treinador.

1998 – França – QUARTAS-DE-FINAL
Comandados por Daniel Passarella, os argentinos levaram a França jogadores como Batistuta, Cláudio López, Verón, Ortega, Gallardo, Crespo e Simeone.
O favoritismo ficou evidente logo na primeira fase, após três vitórias no Grupo H, sobre Japão, Croácia e Jamaica. Foram sete gols, quatro de Batistuta, e nenhum sofrido.
Após vencer a Inglaterra nos pênaltis, pelas oitavas-de-final, o adversário seguinte foi a Holanda. A eliminação veio no minuto final, com gol de Kluivert. Foi o carimbo de volta da França nas quartas-de-final.

2002 – Coréia/Japão – PRIMEIRA FASE
Desde as Eliminatórias até a estréia dos argentinos, o favoritismo os acompanhou. O mau momento brasileiro, que garantiu a vaga apenas na última rodada para a Copa na Ásia, fez com que as esperanças da América do Sul se concentrassem na seleção de Bielsa. Mesclando experiência e novos valores, a Argentina surpreendeu o mundo, mas de maneira negativa. Com a base de 94/98 os argentinos caíram no Grupo da Morte.
Com gol de Batistuta, venceu a Nigéria na estréia. A derrota para a Inglaterra de Beckham e o empate suado com a Suécia deixou os argentinos com um ponto a menos que ingleses e suecos.
40 anos depois a Argentina voltou para a casa logo na primeira fase.

2006 – Alemanha – QUARTAS-DE-FINAL
Bastante renovada e com a nova jóia argentina, Lionel Messi, a seleção de José Pekerman tentou apagar o vexame da copa anterior. O azar começou logo no sorteio, novamente no Grupo da Morte. As boas vitórias contra Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro os classificaram, deixando o empate final contra a Holanda sem grande importância. No mata-mata, a vítima seguinte foi o México. Com golaço de Maxi Rodriguez, na prorrogação, a Argentina avançou para enfrentar os donos da casa nas quartas-de-final. Contra os alemães, derrota nos pênaltis e mais uma vez sofrimento argentino.

2010 – África do Sul
A solução encontrada pela AFA foi trazer ao comando a figura mais idolatrada do país. Em outubro de 2008, Maradona foi nomeado técnico da seleção para a classificação e posteriormente a disputa da Copa do Mundo na África do Sul em 2010. A classificação suada e a contestação dos argentinos podem fazer com que Maradona não embarque junto com seus comandados no ano que vem A escolha por Diego foi mais pela emoção do que com a razão. Maradona não é técnico e dificilmente será com sua cabeça dura. Mas sua liderança e espírito podem ser o diferencial em um torneio de ‘tiro-curto’ e decisivo como a Copa do Mundo, onde o psicológico e a emoção podem fazer a diferença. Basta saber se D10S sobreviverá até lá...

3 comentários:

  1. Sinceramente não acredito que Maradona vai ser o tecnico da Argentina na copa,penso eu que seria uma tremenda burrice se isso acontecer.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ou seja, se a Argentina não for bem no próximo Mundial, não dá prá dizer que a culpa é do Maradona. Nas últimas edições,a Argentina foi mal, mesmo tendo treinadores consagrados e uma geração de jogadores muito melhor do que a atual.

    ResponderExcluir
  3. Fala Voguinha,

    De fato, ao vermos assim, friamente, dá pra dizer que a Argentina, após Don Diego pendurar as chuteiras, vem capengando nas copas.

    Talvez possamos até ir além e dizer que vem jogando mais com a camisa do que com o time em si.

    O que acho mais esquisito é que desde que Dios se aposentou, os hermanos apresentaram grandes jogadores, capazes de fazer qq time ser campeão mas nenhum deles até hoje deu certo.

    Uma pena ver jogadores (no auge) como Veron, Ortega, Riquelme, Messi e etc nao vencerem uma copa...

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!