terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O que levou a queda do Tigre e da Lusa

Ipatinga e Portuguesa deram as mãos e juntas, voltaram para a Série B. Os motivos que levaram os clubes a esse final trágico nessa temporada são evidentes. Analisando friamente os resultados e as circunstâncias era claro que o rebaixamento não seria evitado. O Blog Rola a Bola!, mostra alguns dos fatores que foram determinantes para a queda do Tigre e da Lusa.

TORCIDA E ESTÁDIO:

O Ipatinga além de último colocado na classificação do campeonato, posição consolidada uma rodada antes do fim, também foi o time que menos levou torcedores ao estádio. Com uma média de apenas 3726 torcedores, o Ipatinga decepcionou. A Portuguesa vem logo em seguida, com a média de 5089 pessoas por jogo no Canindé. Essas são as piores médias de público no campeonato.
Além do estádio vazio, o gramado também foi alvo de críticas. O Ipatingão não foi muito recriminado pelos jogadores, apenas algumas críticas básicas como grama alta que dificultou o jogo de algumas equipes. Já o Canindé foi bastante mal falado entre os atletas, sendo chamado por alguns torcedores de ?pântano da Lusa?. Os próprios jogadores da Portuguesa criticaram o gramado em várias ocasiões.

PLANEJAMENTO:

Ambas as equipes não se planejaram corretamente para uma competição tão acirrada com o Campeonato Brasileiro.
A Portuguesa terminou o Campeonato Paulista na décima colocação, já o Ipatinga foi rebaixado para o módulo dois no Campeonato Mineiro. Sem uma boa situação financeira, as contratações não eram de muita qualidade e por isso não surtiram muito efeito. As apostas nem sempre deram certo e o rodízio de técnicos prejudicou o planejamento das equipes. O Ipatinga teve durante o ano seis treinadores. Já a Portuguesa três. Além dos técnicos, as equipes perderam seus craques durante a competição. Diogo partiu da Lusa para o Olimpiacos da Grécia, e Gérson Magrão não foi para tão longe. Trocou o Ipatinga pelo Cruzeiro.

RESULTADOS:

Até a 37ª rodada, Ipatinga e Portuguesa são os últimos colocados na classificação. Veja a campanha:

IPATINGA: 37 jogos, 09 vitórias, 07 empates, 21 derrotas.
PORTUGUESA: 37 jogos, 09 vitórias, 11 empates, 17 derrotas.

Como mandante, o Ipatinga somou trinta pontos em casa, e apenas quatro fora, e caso não vença o Fluminense na última rodada, se despedirá da Série A sem vencer longe do Ipatingão. Já a Lusa, somou trinta e dois pontos em casa, e seis como visitante. Venceu apenas uma fora do Canindé. Na última partida atuará no Mineirão contra o Cruzeiro. O Ipatinga só chegou a 14ª posição e a Portuguesa foi um pouco mais longe, na 8ª colocação.

Os números são reflexo dos fatores citados acima. As péssimas campanhas fora de seus domínios fizeram do Ipatinga e Portuguesa os primeiros clubes rebaixados da Série A 2008, mostrando que não se prepararam adequadamente para uma competição de pontos corridos.

Que os erros sejam corrigidos e que sirvam de lição para o Tigre de Aço e a Lusa e que em 2009 ambas as equipes tenham mais sorte e tenham possibilidade de lutar pelo acesso novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!