domingo, 28 de dezembro de 2008

Adeus centenário alvinegro...

“Ah meu filho... Daqui a alguns minutos, começará o ano do centenário do Galo! Estou ansioso. Espero que muitas conquistas venham!” Estas foram palavras de um senhor de oitenta e cinco anos, o vovô Wilson, para o seu neto Matheus na noite do dia 31 de dezembro de 2007.
No réveillon passado, muita festa e esperança em toda família atleticana. Nos primeiros segundos de 2008, todos os atleticanos vibraram com a chegada do ano do centenário. Nos primeiros dias do ano, a espera da grande contratação, mas ela não veio. Gallardo foi sonho. Vô Wilson viu Marques retornar ao Galo e a chegada do técnico Geninho. Outros jogadores vieram para a temporada. O Campeonato Mineiro, título que para muitos era obrigação, terminou de forma trágica e na Copa do Brasil, o Galo esbarrou no Botafogo.
No primeiro semestre, Vô Wilson só vibrou mesmo na sua ida ao Mineirão. No dia 26 de março, seu neto Matheus o levou ao estádio para acompanhar Atlético X Peñarol. Uma festa incrível, show de banda e fogos de artifício deixaram o amistoso 100 anos de paixão, ainda mais bonito. Nas arquibancadas a família atleticana acompanhou um jogo sem graça que terminou 1x1.
Empurrando a cadeira de rodas do avô, Matheus lhe disse: “Vô, não fique triste, estaremos aqui para comemorar o Campeonato Brasileiro! Seremos campeões!” Wilson ficou entusiasmado com a promessa de seu neto. Retornar ao Mineirão para comemorar o título de campeão brasileiro seria realmente impressionante.
Mas o ano que já era ruim foi ficando pior. Geninho se foi e veio Gallo. Que após sofrer outra goleada no ano foi demitido. Então chegou Marcelo Oliveira.
Para arrumar a casa, o novo técnico contava com o craque Petkovic que chegou para ser o camisa dez do elenco. Mas o futebol apresentado não foi dos melhores. Os problemas políticos fizeram do Mineirão um local vazio nos jogos do Galo. A torcida insatisfeita com a diretoria se negou a ir ao estádio. Jogadores indisciplinados foram embora e vários chegavam. Mas nenhum demonstrou um bom futebol.
A situação piorava a cada jogo. Na Sul-Americana, novamente o Botafogo foi o algoz do Galo. O momento era complicado não só para o Galo, mas também para Vô Wilson. Com a saúde debilitada, ele aparentava fraqueza e sérios problemas cardíacos.
Novamente os jogadores da base foram a salvação. Depois de algumas vitórias o rebaixamento foi afastado de vez e quem também foi embora, foi o até então presidente Ziza Valadares.
No último jogo do campeonato, Matheus se uniu ao seu avô, que já conversava com dificuldade, para assistir a partida. O clube tinha enchido novamente o Mineirão na rodada passada e já tinha seu novo presidente eleito. Juntos, eles viram a derrota para o Grêmio e ao final do jogo Matheus disse ao avô: “Ano que vem tudo será melhor vô! Não perca as esperanças...”
Diante dos sérios problemas para falar, Wilson não se pronunciou. Apenas olhou para o neto e pensou... “Se cheguei até aqui atleticano, tenha certeza que esperança nunca faltou. Quem sabe 2009, seja realmente melhor...”
Nos últimos dias de 2008, Wilson foi piorando. Os problemas de saúde lhe renderam a internação. Sua situação era muito delicada.
Em uma das visitas de seus familiares. Matheus disse algumas palavras para o avô. Depois de tanto escutar, Wilson buscou forças para dizer algumas palavras ao seu neto. Então ele disse: “Matheus, não diga que o nosso centenário foi um fiasco. Pense que fomos privilegiados de acompanhar os cem anos deste amor preto e branco.” Com os olhos cheios de lágrimas e a respiração ofegante, Wilson deu o último sorriso para seu neto. Fechou os olhos e antes de partir para a eternidade disse para si mesmo.
"- OBRIGADO DEUS, EU VIVI OS CEM ANOS DO GALO!"

2 comentários:

  1. ATLETICANO NAO TORCE, E SIM FAZ PARTE TODOS UNIDOS PELA PAIXAO.
    NAO EXISTE NADA MAIS AUTENTICO, NO ESTADO MAIOR DO SUDESTE
    MEDITERRANEO INDEPENDENTE SEM FRONTEIRAS DA INCONFIDENCIA, DO QUE O CAM POR EXCELENCIA.


    GALOSEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Galo sempre a maior torcida de minas do sudeste do brasil e do mundo

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!