segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Brasileiro disputado... Argentino disputadíssimo!

O Campeonato Brasileiro desta temporada foi fantástico. Com uma disputa acirrada durante toda a competição, apenas na última rodada conhecemos todos os rebaixados, classificados para as competições continentais e principalmente o campeão. Mas ao olhar para os nossos hermanos, aí sim vimos um campeonato equilibradíssimo!
O Campeonato Argentino terminou neste domingo. Ou melhor, não terminou devido o regulamento no mínimo estranho do torneio.
O Apertura 2008 terminou com três clubes empatados na primeira colocação, e como lá não existe critério de desempate, as três equipes, San Lorenzo, Boca Juniors e Tigre se enfrentarão em um triangular para decidir o título. Curiosamente, no saldo de gols, o Tigre terminaria em terceiro lugar, mas caso haja um empate* no triangular entre os três clubes, o Tigre será campeão por ter vencido o San Lorenzo e o Boca no Apertura. *(Empate em pontos, saldo de gols no triangular, gols marcados no triangular.)
Pela segunda vez o torneio será decidido desta maneira. E por apenas dois pontos o Lanús não entrou na briga também. Ficou com 37, enquanto os finalistas fizeram 39. Outro fato inusitado deste Apertura 2008 foi a colocação do tradicionalíssimo River Plate. A equipe campeã do mundo em 1986 e maior campeã argentina, terminou na última colocação, com apenas 14 pontos. Mas quem pensa que a torcida do Boca poderá tirar sarro do maior rival se engana. Mesmo na lanterna do campeonato, o River não será rebaixado devido mais uma complicada regra do campeonato nacional dos argentinos.
Os rebaixados para a Segunda Divisão são decididos através da média de pontos das equipes nas últimas três edições do torneio. Sendo assim o River se salvou, pois está na sexta colocação na média de pontos. Gimnasia Jujuy e San Martin foram os rebaixados.

Se o Brasileirão fosse disputado no mesmo regulamento do Campeonato Argentino, neste ano o Grêmio teria levado o Apertura Brasileiro, com 41 pontos. Cinco pontos de vantagem para o vice, o Cruzeiro. Já no Clausura daria São Paulo com ampla vantagem. Somando 42 pontos, ele terminaria com nove a mais que o Flamengo, o segundo colocado.

Mesmo com competições em estilos diferentes, os dois principais países da América do Sul mostraram que os campeonatos nacionais ao final de 2008 foram mesmo de deixar os torcedores com o coração na boca. No Brasil deu São Paulo e na Argentina? O triangular tem inicio na quarta-feira. Todos os jogos serão em estádios neutros. Hagan sus palpites!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!