sábado, 5 de dezembro de 2009

Os grupos da Copa!


Começou a Copa do Mundo!
O Rola a Bola! Traz um panorama dos grupos e seleções do Mundial.
Só falta a bola rolar na África...

Acredito que seja o verdadeiro “Grupo da Morte”. As quatro seleções podem não ser favoritas, mas não são adversários fáceis.

África do Sul: Com o técnico Parreira eles sonham avançar para as oitavas-de-final. O sorteio não favoreceu muito, mas quem sabe surpreende ao som das vuvuzelas. Não deve passar da primeira fase, o time é muito limitado e Parreira não é capaz de fazer milagres.

México: Os tempos são outros para os mexicanos. Viram os EUA se transformarem como a principal força da CONCAF e a seleção não empolgou nas Eliminatórias. Com um grupo difícil e jogadores sem grande capacidade, de bonito mesmo devem apresentar só a nova camisa. Ficam na primeira fase!

Uruguai: Tem bons jogadores, mas precisa se encontrar! Nas Eliminatórias tentou surpreender, mas no momento crucial foi parar na repescagem. Entra como 5º time da América do Sul e deve avançar juntamente com a França.

França: O atual momento é crítico. Se não fosse a mão de Henry poderia ver a Copa pela TV. Nas últimas três copas, duas decisões e um título conquistado. Teoricamente é a favorita do grupo mesmo não sendo cabeça de chave, mas não podemos descartar um possível vexame como o de 2002.

Um grupo sem grandes dificuldades para a Argentina.

Argentina: Podem encontrar alguns problemas contra Grécia, Nigéria e Coréia do Sul, mas devem comemorar não estarem em um grupo mais complicado. Maradona tem em mãos a melhor linha de frente do mundo, mas a zaga é de dar medo. Avança e pode figurar entre os melhores.

Nigéria: Com Kanu no banco se renovou em relação à década de 90. Não é mais a mesma, mas sonha com os feitos do passado. Vou ser otimista e apostar que avançam pelo fato de jogarem na África.

Coréia do Sul: São os maiores na Ásia e se firmam nas Copas do Mundo, estando nas últimas sete edições. Contam com Park, do Manchester United, mas é pouco para pararem os argentinos. Vão lutar pela segunda vaga, mas deve fracassar.

Grécia: A seleção é fraca e o país só disputou uma Copa, em 1994. Ganhou a Eurocopa dez anos depois, mas não empolgou o mundo do futebol. O que deixou os torcedores otimistas foi eliminar a Ucrânia na repescagem. Muito pouco para a Copa do Mundo. Morre na primeira fase.

Que moleza para Inglaterra e Estados Unidos!

Inglaterra: Mais uma vez favorita, mas terá que provar dentro de campo. Comandados por Capello, podem fazer história, pois craques eles tem de sobra! O grupo é fácil e deve vencer com tranqüilidade as três partidas.

Estados Unidos: Os americanos conheceram bem a África do Sul! Foram vice-campeões da Copa das Confederações e deixaram de fora a temida Espanha. Vão avançar no grupo e podem fazer bonito em 2010.

Argélia: Um dos maiores jogadores do mundo é filho de argelinos... E os brasileiros o conhecem bem! Zidane inspirou durante anos a Argélia e agora a seleção está de volta a Copa do Mundo. Não deve assustar seus adversários e devem agradecer por voltarem ao Mundial.

Eslovênia: Sem tradição e pouca experiência... Deixou pelo caminho europeu times mais fortes, inclusive a Rússia na repescagem. Isso empolga, mas não será o bastante para bater EUA e Inglaterra.

Alemães não devem ser batidos. A segunda vaga esta aberta!

Alemanha: Tem muita tradição em Copas do Mundo. Estará nas fases finais e em 90 minutos tudo pode acontecer. Foram 3º em 2006, vice-campeões na Eurocopa em 2008 e sonham com o tetra em 2010. A renovação vem acontecendo e seria fantástico vencer na África. Ballack quer se despedir com o título... Vale a pena sonhar!

Austrália: Vai brigar com Gana pela segunda posição. É um time que complica e terá que se impor para classificar.

Sérvia: Depois do vexame em 2006, no “Grupo da Morte” com Argentina, Holanda e Costa do Marfim, a Sérvia também se despediu de Montenegro, com quem era unida politicamente. O objetivo principal deverá ser evitar vexames!

Gana: O craque é Essien e em 2006 foram às oitavas-de-final. Ganharam experiência e o grupo da oportunidade de sonhar mais alto. Aposto nestes africanos como segundo lugar da chave!

Alguns consideram “da Morte”... Eu não compartilho da mesma opinião.

Holanda: Cabeça de chave este ano poderia ter caído em um grupo mais fácil. Deu azar, mas pode vencer com certa tranqüilidade o grupo. Tem demonstrado um futebol maravilhoso, mas não se cansa de “amarelar” nos momentos decisivos.

Dinamarca: Poucos acreditavam que estariam em 2010, pois caíram no “Grupo da Morte” nas Eliminatórias Européias. Deixaram Portugal e Suécia para trás e garantiu a vaga diretamente. É um time básico e que não pode sonhar tão alto, além de uma oitavas-de-final.

Japão: Na Ásia põe medo, mas fora é um fracasso! Em três participações não foi muito longe, nem mesmo quando jogou em seu próprio território, em 2002. Fica de fora mais uma vez...

Camarões: Dos pés de Eto’o pode se concretizar um sonho de voltar a figurar entre as grandes seleções. Jogarão em seu continente e querem reviver a Copa de 1990, aonde chegaram às quartas. Fora isso não passaram da primeira fase em quatro oportunidades, além de não terem ido em 2006. Acredito que avançam desta vez!

Um grupo de dois bons times e dois que só vão pra passear!

Itália: Campeões de 2006 ainda restam algumas figuras conhecidas do futebol mundial. Mas fracassaram na Eurocopa 2008 e na Copa das Confederações 2009. Em 2010 vão avançar da fase de grupos, mas o título não será tarefa fácil.

Paraguai: Fez excelente campanha nas Eliminatórias e o sorteio dos grupos facilitou o sonho de avançar de fase. O time é bom, mas não dá para imaginar que vá muito longe. Cruzará com o Grupo E, que teoricamente terá seleções classificadas mais fortes que o Paraguai.

Nova Zelândia: Calçar a chuteira, entrar em campo e voltar para casa. Esta será a missão da Nova Zelândia em 2010.

Eslováquia: É a primeira participação! Estrearão após deixar de fora a República Tcheca nas Eliminatórias. Pode complicar em relação aos paraguaios, mas não deve amedrontar os italianos.

Nada de vida fácil para o Brasil! Portugal e Costa do Marfim podem surpreender e quem sabe deixar os brasileiros de fora...

Brasil: Favoritos mais uma vez. Sem grandes craques, mas muitos jogadores competentes! O elenco está forte e deve avançar de fase, deixando uma vaga para Portugal ou Costa do Marfim. Caso perca para europeus ou africanos, pode complicar a classificação...

Coréia do Norte: Empataram com o Atlético Sorocaba há um mês... Precisa dizer algo mais?

Costa do Marfim: Principal força da África no Mundial que acontecerá no continente. Segunda participação em Copa do Mundo e mais uma vez em um grupo dificílimo. Acho que avança no lugar de Portugal. Ou quem sabe até do Brasil!

Portugal: Depois de Felipão não encontraram um bom futebol. Brilharam em 2006, mas 2010 deve ser bem diferente. Dependem de Cristiano Ronaldo, que pode desequilibrar, mas caso contrário, voltarão cedo para casa.

Espanha tem vida fácil na primeira fase. Segunda vaga para chilenos ou suíços?

Espanha: Vejo os espanhóis como o melhor time do mundo! Ganharam e Eurocopa 2008, 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e lideram o Ranking da Fifa. Passam com tranqüilidade e podem caminhar até a decisão. O problema é: Se forem 1º do grupo devem pegar Costa do Marfim ou Portugal... Se tropeçarem podem pegar de cara o Brasil. E agora Espanha?

Suíça: Organizada, mas não assusta. Terão que bater os chilenos se quiser avançar... Caso contrário, retornam para casa.

Honduras: Se marcarem um simples gol já podem comemorar bastante! “Obrigado por visitarem a África do Sul!”

Chile: No banco Bielsa e na cabeça o sonho de fazer bonito em Copa do Mundo. Quem sabe o “Mago” Valdivia apronta das suas e coloca a seleção na próxima fase!

Um comentário:

  1. Bela análise...

    Meus palpites de classificação foram 90% iguais aos seus, mudam uns dois palpites ai...

    um abraço,

    Nacif.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!