segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Chegou ao fim!

Foi um campeonato emocionante, o melhor de todos os tempos!
Veja a posição final de cada time...

O GRANDE CAMPEÃO!

1º - Flamengo – 67 Pontos
Liderou no momento exato! Teve uma arrancada na fase final e foi beneficiado pelos tropeços dos times que lideravam. Incorporou ao lado do Cruzeiro e Fluminense o momento de decisão. Não é um time brilhante, mas muito competente e que não se deve tirar os méritos. O destaque principal vai para o treinador Andrade que em seu primeiro trabalho conquistou um título de enorme expressão. Em 39 edições de Campeonato Brasileiro é o primeiro treinador negro campeão. Adriano e Petkovic já eram grandes ídolos flamenguistas e com a conquista escrevem de vez o nome na história rubro-negra. Além dos dois craques, o elenco merece palmas e a diretoria, que contratou bons nomes durante o desfecho do torneio.

O DESTINO É A AMÉRICA!

2º - Internacional – 65 Pontos
Perdeu um jogo crucial contra o Botafogo, em pleno Beira-Rio na 33ª rodada e ali parecia tudo perdido. Conseguiu recuperar, derrotou o Atlético, até então adversário direto e assumiu a vice-liderança na penúltima rodada. Se não fosse o Grêmio enfrentar o Flamengo na 38ª rodada, talvez estivesse comemorando o título. Tinha plantel para ser campeão, mas vacilou durante todo o campeonato e a vaga na Libertadores acaba como consolo.

3º - São Paulo – 65 Pontos
Esteve próximo do título e desperdiçou duas oportunidades consecutivas nas rodadas 36 e 37. O Flamengo aproveitou e o Brasil passou a ter outro hexacampeão. O técnico Ricardo Gomes fez bom trabalho, depois de assumir o lugar do idolatrado e supercampeão Muricy Ramalho. Mais uma vaga na Libertadores garantida e a diretoria promoverá uma reformulação no elenco.

4º - Cruzeiro – 62 Pontos

Incrivelmente o time de Adilson Batista conquistou a vaga na Pré-Libertadores. Esteve na zona de rebaixamento, mas se encontrou após perder a decisão da competição continental para o Estudiantes. Um segundo turno impecável que deixou para trás o rival Atlético e o Palmeiras, dois times que não mereciam mais que Sul-Americana pela fraqueza nos momentos decisivos.

BÔNUS PARA UNS, DECEPÇÃO PARA OUTROS!

5º - Palmeiras – 62 Pontos
O maior vexame deste campeonato, quem sabe da história dos pontos corridos. Liderou por 19 rodadas, 32 entre os quatro primeiros e ficou de fora da Libertadores. Termina a temporada no mesmo nível que o 13º, com apenas a vaga para a Sul-Americana. De nada adiantou ter Muricy Ramalho. Os problemas internos marcaram a campanha.

6 º - Avaí – 57 Pontos
Grande surpresa do Brasileirão. Arrancou e chegou a estar no G-4. Termina em 6º com a sensação de mais que dever cumprido. Mostrou ao Brasil o trabalho do técnico Silas, que assinou com o Grêmio e revelou bons jogadores. Que repita a temporada o ano que vem!

7º - Atlético Mineiro – 56 Pontos
Surpreendeu quando esteve no G-4 e também na liderança. Foi apontado como candidato ao rebaixamento e queimou a língua de muitos. Quando esteve entre os líderes, muitos acreditaram que poderia ser campeão. Mas acabou queimando a língua dos críticos mais uma vez. Termina o Brasileirão de forma melancólica, perdendo as cinco últimas partidas, e sem técnico. O destaque foi o artilheiro da competição Diego Tardelli.

8º - Grêmio – 55 Pontos
Poderia ter ido muito mais longe, mas a péssima campanha fora de casa, vencendo apenas UMA partida complicou a trajetória. Se não fosse a invencibilidade em casa poderia ter ficado entre os últimos colocados. Tornou-se o primeiro clube a não ser derrotado no próprio estádio na “Era dos pontos corridos”. Longe da liderança e também do G-4, só restou evitar o título do rival na última rodada.

9º - Goiás – 55 Pontos
Mesma situação do Atlético Mineiro. Despencou do G-4 devido a péssima campanha no segundo turno. Abalou o mercado de transferências quando anunciou Fernandão. Mas a passagem do atacante parece ter sido breve e sem muitas vantagens. O atleta não deve ficar no Serra Dourada em 2010.

10º - Corinthians – 52 Pontos
Entrou classificado para a Libertadores, então só interessava o título! Quando o Palmeiras disparou na liderança desistiu da disputa e só cumpriu tabela... Se tivesse acreditado poderia ter conseguido o feito do Flamengo. Tinha time para isto.

11° - Barueri – 49 Pontos
Candidato ao rebaixamento, o Barueri termina a temporada com a sonhada vaga para a Sul-Americana. Ficou de bom tamanho para um time que não queria retornar para a Série B.

12º - Santos – 49 Pontos
O time do poderoso Vanderlei Luxemburgo não assustou ninguém. Sem grandes jogadores, terminou onde era esperado.

13º - Vitória – 48 Pontos
No começo chegou a assustar os grandes, mas depois se contentou em lutar pela Sul-Americana. Poderia ter ido melhor, mas a vaga na Sul-Americana pode ser comemorada.

NEM LÁ, NEM CÁ!

14º - Atlético Paranaense – 48 Pontos
Perdeu a vaga na Sul-Americana na última rodada, mas lutou durante todo o campeonato para fugir do rebaixamento. Será a casa da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo. Quem sabe renova os ares da Arena da Baixada?

15º - Botafogo – 47 Pontos

Péssima campanha do clube carioca. Venceu dois jogos fundamentais na reta final contra São Paulo e Palmeiras e com isso escapou do descenso. Sem bons jogadores e um técnico bem razoável, muita coisa tem que mudar para alçar vôos bem mais altos.

16º - Fluminense – 46 Pontos
A maior reação da história do futebol brasileiro. No dia 04/10 foi derrotado pelo rival Flamengo e declarado por matemáticos, críticos e torcedores como rebaixado. Restava apenas 1% de chance de escapar. Fez o IMPOSSÍVEL e se livrou da Série B na última rodada, no dramático jogo contra o Coritiba, adversário direto que acabou rebaixado. Da derrota no Fla-Flu até a 38ª Rodada foram 11 jogos, sendo 07 vitórias e 04 empates, somando 25 pontos em 33 disputados.

RUMO A SÉRIE B!

17º - Coritiba – 45 Pontos
Dependia apenas de uma vitória em casa contra o Fluminense na última rodada, ou torcer para o Botafogo não vencer. Nenhuma das alternativas aconteceu e o Coxa foi rebaixado em pleno Couto Pereira no ano do seu centenário. Além da queda, outro fato lamentável foram as cenas de violência após a partida. Uma batalha entre torcedores e policias que deve ser investigada e os criminosos punidos. O clube merece também uma punição exemplar.
Por que não tirar do Coritiba todos os mandos de campo na Série B 2010?

18º - Santo André – 41 Pontos
O Santo André bem que tentou, mas o time era muito limitado. Liderados por Marcelinho Carioca e o jogador mais velho da Série A, Fernando, 42 anos, o clube não engrenou e perdeu o fôlego. A idade avançada de jogadores importantes prejudicou a equipe em um campeonato tão longo.

19º - Náutico – 38 Pontos
Ao lado de seu rival foi rebaixado para a Série B. Time limitado, técnico ultrapassado e não aproveitou o fator campo. Sem planejamento tentou empurrar o ano “coma barriga” mas não deu muito certo... O Timbu vai dançar frevo lá embaixo.

20º - Sport – 31 Pontos
Uma campanha ridícula de um time que disputou a Libertadores no mesmo ano. O planejamento da temporada desmoronou após a derrota nos pênaltis para o Palmeiras, pela Copa Libertadores. A eliminação custou caro e o Sport não se encontrou mais. Problemas internos, contratações equivocadas e um time patético. A Ilha do Retiro, conhecida como caldeirão rubro-negro, nem de longe lembrou a campanha da Copa do Brasil 2008. Teve 27% de aproveitamento e venceu apenas sete partidas, sendo que nenhuma delas fora de Recife.

2 comentários:

  1. Vouguinha, seu post foi uma das melhores análises que li pelos blogs... Excelente texto...

    Parabéns ao Flamengo! Campeão da série A.

    Parabéns ao Vasco! Campeão da série B.

    E parabéns ao Rio, por conseguir manter seus 4 grandes clubes na série A em 2010.

    Abraços,

    Nacif.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Flamengo, título merecido. Quanato ao Coxa, uma pena cair no ano do centenário. belo campeonato esse ano, foi emocionante.

    Abraços

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

Veja também:

* SEÇÕES ESPECIAIS
* RANKING DO BLOG ROLA A BOLA!
* TROFÉU FINO DA BOLA!

Está tudo no menu ao lado!

Ajude a divulgar o "Blog Rola a Bola!" e volte sempre!